Training modules/dashboard/slides/50205-melhore-o-item-do-seu-glam-no-wikidata-o-que-e-wikidata

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Edite no Wikidata[edit]

O Wikidata é um repositório de dados abertos e estruturados. Em linhas gerais, por estruturados, entendemos dados apresentados de maneira organizada. No Wikidata, existe uma estrutura fixa formada por um rótulo, uma descrição e diversas declarações, que podem ser traduzidas para outras línguas.

Por exemplo, o endereço do Museu Paulista (Museu do Ipiranga), na Wikipédia, é o próprio nome da instituição (https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_do_Ipiranga), enquanto que, no Wikidata, é um código que pode ser lido por máquina (https://www.wikidata.org/wiki/Q371803).

Já por abertos, entendemos dados disponibilizados para serem reutilizados para quaisquer fins dentro e fora do ecossistema Wikimedia.

O Wikidata é, à primeira vista, um projeto mais técnico, mas é fundamental para a organização das informações na internet, incluindo informações relacionadas à sua própria instituição.

O Wikidata também é um projeto recomendado para catalogar arquivos. Há instituições com toda a relação dos itens dos seus acervos transferida para o Wikidata.