Training modules/dashboard/slides/50209-o-que-fazer-na-wikipedia

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Como levar seu GLAM para a Wikipédia[edit]

A Wikipédia é o maior e mais conhecido projeto Wikimedia e, por isso, costuma ser o de maior interesse dos GLAMs. Entretanto, é conveniente que as instituições estejam familiarizadas com as particularidades deste ambiente e da comunidade que o habita.

A Wikipédia é constituída por uma comunidade de editores voluntários, cujas edições são feitas de maneira livre e colaborativa. A atividade na Wikipédia se baseia em cinco pilares: enciclopedismo, neutralidade de ponto de vista, licença livre, convivência comunitária e liberalidade nas regras.

Na Wikipédia, as edições com fins culturais, educacionais e, mais especificamente, enciclopédicos são bem-vindas, ao contrário das edições com fins financeiros, que são classificadas como conflito de interesse (COI).

Recomendações para editar seu GLAM na Wikipédia[edit]

  • O GLAM não deve ter uma conta institucional com o nome da organização na Wikipédia e nos outros projetos wiki;
  • Para editar a página institucional do seu GLAM nos projetos wiki, explicite o COI em sua própria página de usuário e no resumo da edição em outras páginas. O resumo da edição aparece no canto inferior da tela enquanto a página está aberta a alterações;
  • Em caso de dúvidas, confira os critérios de notoriedade. Para a Wikipédia, um tópico é considerado notável se recebeu cobertura significativa de fontes reputadas e independentes. Um tópico também é considerado notável se cumpriu algum critério de notoriedade temático. No caso das bibliotecas, por exemplo, a comunidade considera notórias as que desfrutem de prestígio pelo menos na subdivisão de primeiro nível de seu país.

Se tiver dúvidas, não hesite em entrar em contato com a comunidade wiki. Sua contribuição é bem-vinda!

Página de testes[edit]

O recomendável é que você comece a editar na Wikipédia na página de testes, um espaço dedicado à experimentação. Lá escreva, por exemplo, frases que imagina antes de transferi-las para o artigo sobre sua instituição. Jamais faça testes no domínio principal da Wikipédia!

Assista ao vídeo sobre como usar a página de testes:

Para acessar a página principal, clique em concluído.

Para acessar diretamente o módulo três, clique aqui.