Training modules/dashboard/slides/50307-outras-opcoes-receba-um-wikimedista-em-residencia

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Wikimedistas em Residência (WiR)[edit]

Logotipo dos Wikimedistas em Residência (WiR).

Se o seu GLAM não dispõe de pessoas para ajudar a compartilhar o acervo nos projetos Wikimedia, uma alternativa é contratar um Wikimedista em Residência (WiR), que será um interlocutor entre a comunidade wiki e a instituição.

Em linha com as etapas descritas anteriormente, entre as funções do WiR estão carregar os arquivos de mídia e os metadados do GLAM no Wikimedia Commons e no Wikidata, organizar eventos para engajar grupos dentro e fora do ecossistema Wikimedia na produção de conhecimento livre relacionado aos temas trabalhados pela instituição, além de mensurar o impacto de todas estas atividades.

Lembrando que o GLAM também deve garantir uma fonte de financiamento ao WiR, explicitando posição, tarefas, entre outras informações do interesse da comunidade Wikimedia em sua página de usuário.

Para criar uma página de usuário, é recomendável o uso do Meta-Wiki, uma vez que as informações inseridas no Meta-Wiki estarão automaticamente disponíveis em todos os outros projetos Wikimedia:

  1. Acesse a página principal do Meta-Wiki;
  2. Faça log in com sua conta de usuário;
  3. Clique no seu nome de usuário, no canto superior direito da tela;
  4. Quando aparecer a mensagem a seguir, clique em criar esta página: Não há conteúdo nesta página no momento. Você pode pesquisar pelo título desta página em outras páginas, buscar por registros relacionados, ou criar esta página;
  5. Edite a sua página de usuário;
  6. Clique em publicar página, no canto inferior esquerdo da tela.

Para mais informações sobre os WiR, recomendamos a leitura do texto redigido por nós, do Wiki Movimento Brasil: Wikimedistas em Residência - integrando instituições GLAM à rede de conhecimento dos projetos Wikimedia.

Confira também o mapa de WiRs pelo mundo.