Código Universal de Conduta/Diretrizes de aplicação/Votação

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Universal Code of Conduct/Enforcement guidelines/Voting and the translation is 87% complete.
Outdated translations are marked like this.
Código Universal de Conduta


As Diretrizes de Aplicação do UCoC passaram por uma votação comunitária de 7 a 21 de março de 2022, via SecurePoll. Este passo ocorreu após a conclusão da elaboração das Diretrizes de Aplicação Código Universal de Conduta (UCoC), e também do comunicado do Conselho de Administração apoiando o processo de ratificação das Diretrizes através do voto da comunidade. Este passo de ratificação das Diretrizes é necessário para a conclusão dos trabalhos ao redor da aplicação do UCoC. Veja mais detalhes nas seguintes páginas informativas: Resultados da votação e Anúncio dos Resultados.

Wikimedistas elegíveis para votar poderão mostrar seu apoio ou oposição às Diretrizes de Aplicação e também fazer comentários sobre as Diretrizes. Convidamos as pessoas a compartilhar as Diretrizes de Aplicação do UCoC com suas comunidades para que seus pontos de vista e necessidades estejam representados nesse processo. Mais detalhes sobre o processo de votação podem ser encontrados na página informativa para votantes. Leia mais sobre o UCoC e as Diretrizes de Aplicação aqui.

O que está sendo votado? - As Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta (UCoC)

As Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta (UCoC) foram criadas para garantir o cumprimento do Código Universal de Conduta, que foi previamente ratificado diretamente pelo Conselho de Administração. As Diretrizes de Aplicação incluem ações de prevenção, detecção, investigação, entre outras, para gerir violações do Código Universal de Conduta. A aplicação continuará a ser gerida pela comunidade, seguindo a base de comportamento aceitável estabelecida pelo UCoC.

As Diretrizes de Aplicação do UCoC possuem duas partes:

  • Trabalho preventivo
    • Conscientização e treinamento sobre o UCoC, entre outros
  • Trabalho de resposta
    • Abertura de um processo
    • Processamento das violações relatadas
    • Fornecimento de recursos para gestão das violações relatadas
    • Determinação das ações a serem tomadas sobre as violações

Deverá ser constituído um novo comitê global chamado Comitê de Coordenação do Código Universal de Conduta (U4C). O U4C deverá atuar como órgão decisório final quando os órgãos locais não puderem garantir o cumprimento o Código Universal de Conduta. O U4C trabalhará em linha com outros órgãos decisórios como os Comitês de Arbitragem e os Comitês de Afiliação. O U4C será implementado por um comitê de implementação formado por pessoas da comunidade voluntária, da equipe da Fundação Wikimedia e de afiliados. Este comitê de implementação projetará os passos necessários para que o U4C seja um órgão funcional.

Veja aqui mais informações sobre as Diretrizes de Aplicação.

Qual é a importância da ratificação das diretrizes de aplicação do UCoC? / Por que você deve votar?

A ratificação das Diretrizes de Aplicação do UCoC é um passo necessário para concluir os processos ao redor do UCoC. A votação sobre a ratificação das Diretrizes de Aplicação foi um processo criado para avaliar o apoio da comunidade ao UCoC e ouvir a comunidade de wikimedistas vontantes caso haja ressalvas à presente proposta. Vote para garantir que sua voz seja ouvida. Caso decida se opor à ratificação, e vote "não", é importante mencionar com qual(is) parte(s) das diretrizes não está de acordo, e por quê.

Objetivos da votação:

  • A representatividade, nesta votação global, das visões presentes nos projetos Wikimedia para os quais você contribui
  • Que você possa especificar a(s) parte(s) das diretrizes com as quais eventualmente não está de acordo, e por quê.