Código Universal de Conduta/Notícias/1

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Universal Code of Conduct/Newsletter/1 and the translation is 100% complete.
Código Universal de Conduta - Notícias
 next issue

Bem-vindo a primeira edição do Notícias do Código Universal de Conduta! Estas Notícias ajudarão os Wikimedistas a permanecerem envolvidos no desenvolvimento do novo código, trazendo notícias relevantes, pesquisas e próximos eventos relacionados com a UCoC. Feedbacks ou ideias para a próxima edição podem ser deixadas na página Página de discussão da UCoC Notícias. Obrigado por ler e contribuir.

Se você quiser que as edições futuras sejam entregues em sua página de discussões, esplanadas ou qualquer página específica que achar apropriada, você pode inscrevê-la aqui.

Sua participação é muito importante. Você pode nos ajudar traduzindo as edições da Notícias em seu idioma para divulgá-las e criar consciência do novo código, contribuindo assim para manter nossa amada comunidade segura para todos nós. Por favor adicione seu nome aqui se você quiser ser informado sobre o rascunho das edições futuras para serem traduzidas com antecedência.

Consulta aos afiliados

Em março e abril de 2021, os afiliados da Wikimedia, de todos os tamanhos, tipos e experiências, foram convidados a participar de discussões e compartilhar suas experiências, pensamentos e preocupações de diferentes maneiras, para criar definições claras de caminhos de fiscalização e processos de relatórios. Mais de 25 reuniões foram realizadas e cerca de 147 respostas foram recebidas ao longo da pesquisa, a qual foi distribuída em 8 idiomas, representando 27 afiliados diferentes. Além disso, alguns afiliados conduziram discussões internas e incluíram o texto da UCoC nas agendas de suas reuniões oficiais regulares e forneceram retorno (feedback) coletivo.

O relatório resumido do envolvimento dos afiliados está disponível aqui.

2021 consultas sobre perguntas-chave

Em abril e maio, a Fundação Wikimedia procurou reunir ideias do maior número possível de participantes sobre a aplicação do Código Universal de Conduta, afim de mantê-lo inclusivo e adaptável às necessidades de nossas comunidades globais e diversas. O 2021 relatório resumido das consultas de perguntas-chave já está disponível.

Mais de 247 participantes, incluindo administradores, administradores-funcionais, membros do Comitê de Arbitragem, afiliados e colaboradores novos e estabelecidos de 16 projetos diferentes participaram dessas consultas, mesas-redondas e outras discussões ainda em andamento. O resumo também inclui material de outras discussões e iniciativas lideradas por voluntários, relativas à aplicação do Código Universal de Conduta.

Embora as idéias, pensamentos e preocupações levantadas pelos participantes variassem muito, foi possível observar temas comuns entre as comunidades. Os participantes expressaram suas opiniões sobre a necessidade e os riscos dos sistemas de relatórios privados, as falhas presentes nos atuais sistemas de fiscalização e revisão, a necessidade de sensibilidade ao contexto, e expressaram o desejo de apoio adicional para os voluntários. Muitos participantes sentiram que as comunidades deveriam continuar a ter um papel significativo no processo de revisão e aprovação.

Discussões em Mesas redondas

A equipe de facilitação do Código Universal de Conduta foi anfitriã de mesas redondas para que os Wikimedistas discutissem a aplicação do Código Universal de Conduta entre os dias 15 e 29 de maio de 2021. As chamadas duraram cerca de 90 minutos e cada uma delas envolveu cerca de 20-25 Wikimedistas discutindo questões chaves e outros tópicos de interesse para gerar contribuições e novas ideias a serem compartilhadas com o comitê de elaboração da fase 2 da UCoC.

Principais momentos das mesas redondas incluem discussões sobre as possibilidades e desafios do modelo de aplicação do multi-projeto Arbcom, a transparência do processo de aplicação, discussões sobre viés sistemático (systemic bias), como deve ser o processo de aprovação da comunidade do UCoC, conversas aprofundadas sobre o modelo ideal de aplicação e os seus caminhos.

A próxima mesa redonda está programada para 12 de junho às 5:00h UTC.

Fase 2: Comitê de esboço

O Comitê de Esboço do Código Universal de Conduta para a fase 2 reuniu-se e iniciou seus trabalhos em 13 de maio de 2021. Um comitê é um grupo de 15 membros que inclui Wikimedistas de 9 países diferentes, que editam nossos projetos em mais de 11 idiomas. Coletivamente, eles ocupam funções de sysop em 13 vários projetos e 11 funções de administradores-funcionais, incluindo dois sysops globais, dois árbitros em projetos diferentes e um steward.

Atualmente, o comitê está em transição dos exercícios de equipe e capacitação, para os módulos e exercícios que iniciam a elaboração das diretrizes de execução. Breves resumos da reunião de redação estão disponíveis para visualizar e traduzir aqui.

O Comitê de Esboço terá algumas minutas de recomendações para a fiscalização da UCoC para revisão comunitária no início de agosto. Mais detalhes estarão disponíveis em breve.

Diff blogs

Os facilitadores da UCoC escreveram várias postagens no blog com base em descobertas e percepções interessantes de cada comunidade durante as Consultas de Língua Local que ocorreram no primeiro trimestre de 2021.