User:JXavier (WMF)/Portal de dados

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

O Portal de dados funciona como catalizador das noções daquilo que acontece na Wikipédia. A comunidade que mantém esta enciclopédia toma decisões de várias ordens dentro do projeto, locais e globais. Acreditamos que melhores decisões são tomadas tendo em vista cenários da realidade, os mais próximos possível.

Essa ideia de clareza a partir de visões globais do projeto pode ser expressa de seguinte forma:

"Imagine uma Wikipédia onde todos os usuários saibam como a Wikipédia está!
Esse é o objetivo do Portal de dados"

A função do portal é informar, seja através de estudos complexos, de gráficos informativos atualizados periodicamente, e ainda, por permitir membros da comunidade acessarem mais facilmente as informações e dados disponíveis, para realização de novas pesquisas e estudos liderados pelos próprios voluntários. Tornar isso um portal integrado é um desafio coletivo, realizável apenas com a participação de editores da Wikipédia.

Os principais tipos de conteúdo são:

Visualizações[edit]

Amostra de gráficos com informações significativas. Isso deve aparecer na página inicial do portal, que também deve possuir um espaço para várias visualizações, gráficos, infográficos.

Exemplo de visualização: histograma das edições segmentadas por namespace.[1]

Material de referência[edit]

A comunidade Wikimedia possui muito conteúdo de referência sobre:

  • MediaWiki, API
  • Copias dos bancos de dados da Wikipédia
  • Números de acessos
  • Bibliotecas para manipulações do conteúdo Wiki

Uma possibilidade é criar uma lista de email, em português, para interessados nesses tópicos e outros relacionados. Essa é inclusive uma forma de catalizar o canal entre desenvolvedores do MediaWiki, grupos de pesquisa de universidades, e pesquisadores da própria Wikimedia Foundation, com a comunidade de usuários falantes do português.

Pesquisa[edit]

Muitos pesquisadores, membros da comunidade e fora dela, vão se beneficiar da divulgação de resultados de pesquisa de outros pesquisadores envolvendo Wiki. Os ramos de estudo para os quais a Wikipédia pode construir são vastos, entre eles está sociologia, antropologia, processamento de linguagem natural, ontologias, análises de tendências de mercado.

Portal guloso[edit]

O início de novos grupos dentro da comunidade Wikipédia é simples de ser feito, não necessariamente fácil de gerenciar ou manter. Existem vários trabalhos repetidos ao longo da Wikipédia, sobre os mais variados temas, desses, poucos conquistam notoriedade, ou mesmo uso prático por leitores e editores. Uma das causas, talvez esteja na especificidade dos temas desses grupos, uma má divulgação, ou falta de demanda.

Projetos semelhantes e de referência[edit]

Referências[edit]