Editor Visual/Boletim informativo/2015/Dezembro

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page VisualEditor/Newsletter/2015/December and the translation is 97% complete.
Outdated translations are marked like this.


O editor visual

Você sabia?

Um sistema de edição novo e mais simples oferecerá um único botão Editar. Uma vez aberta a página, será possível alternar entre o Editor Visual e o editor de código-fonte, e vice-versa.

Captura de tela exibindo uma caixa de diálogo para alterar do editor de código-fonte para o visual

Caso prefira ter botões de edição separados, você poderá definir esta opção nas suas preferências, tanto pela caixa de diálogo na próxima vez que abrir o editor visual quanto pelas preferências escolhendo a configuração desejada:

Captura de tela mostrando um menu em cascata em Special:Preferences

O plano atual é que a definição padrão tenha o botão Editar abrindo no ambiente de edição mais usado recentemente por você.

Você pode ler e ajudar a traduzir o guia do usuário, que contém mais informações sobre o uso do editor visual.

Ler em outro idiomaLista de assinatura para este boletim multilíngue

Desde o último boletim, a equipe do editor visual corrigiu várias falhas e expandiu a ferramenta de fórmulas matemáticas. Sua workboard está disponível no Phabricator (em inglês). Suas prioridades atuais estão em melhorar a compatibilidade a idiomas como japonês e árabe e fornecer ferramentas de mídia aprimoradas para fórmulas, gráficos, galerias e envios.

Melhorias recentes

Você pode alternar do editor de wikitexto ao editor visual após começar a editar. O editor de fórmulas matemáticas em LaTeX foi significantemente expandido. (T118616) Você pode ver a fórmula à medida que altera o código em LaTeX. É possível clicar em botões para inserir o código correto para vários símbolos.

Mudanças futuras

O projeto separador de edição único juntará os separadores "Edit" e "Edit source" em um só separador "Edit", como no sistema já usado no site móvel. (T102398, T58337) Inicialmente, o separador "Edit" abrirá o ambiente de edição usado na última vez. Sua escolha final de edição será armazenada como um cookie caso não estiver autenticado(a) e como uma preferência de conta, caso estiver. Editores autenticados poderão definir um editor padrão na guia Editing em Special:Preferences, no menu em cascata abaixo de "Editing mode:".

O editor visual será oferecido a todos os editores das seguintes Wikipédias no começo de 2016: amárica, buginesa, mindongue, cree, manesa, hacá, armênia, georgiana, pôntica, servo-croata, tigrínia, mingreliana, zhuang e min nan. (T116523) Por favor, poste seus comentários e o(s) idioma(s) testado(s) no tópico de comentários no mediawiki.org. Os desenvolvedores gostariam de saber quão boa está a funcionalidade. Por favor, informe-os que tipo de computador, navegador da web e teclado estão sendo usados.

Em 2016, as páginas de comentários do editor visual de muitas Wikipédias redirecionarão ao mediawiki.org. (T92661)

Oportunidades de testes

  • Por favor, experimente o novo sistema do separador de edição único em test2.wikipedia.org. Você pode editar sem se autenticar para ver como funciona para editores não autenticados, ou crie uma conta para poder definir as preferências da conta. Por favor, compartilhe suas ideias sobre o sistema do separador de edição único no tópico de comentários no mediawiki.org ou inscreva-se para uma pesquisa formal de usuário (em inglês) (insira "single edit tab" na questão sobre quais outras áreas são do seu interesse). O novo sistema não está finalizado, e seus comentários podem afetar o resultado. A equipe quer conhecer em particular suas opiniões sobre as opções em Special:Preferences. As alternativas atuais nas preferências são:
    • Remember my last editor,
    • Always give me the visual editor if possible, 
    • Always give me the source editor, e
    • Show me both editor tabs. (Este é o padrão para pessoas já usando o editor visual. Nenhuma destas opções ficarão visíveis caso tiver desativado o editor visual nas suas preferências de certa wiki.)
  • Sabe ler e escrever em coreano ou japonês? O engenheiro linguístico David Chan precisa de pessoas que saibam quais ferramentas usam na inserção de alguns idiomas. Se você fala japonês ou coreano, pode ajudá-lo a testar a compatibilidade com estes idiomas. Por favor, veja as instruções em What to test (em inglês) caso possa ajudar, e apresente seus informes no Phabricator (coreanojaponês) ou na Wikipédia (coreanajaponêsa).

Se não estiver lendo isto no seu idioma favorito, por favor, ajude-nos com as traduções! Assine à lista de discussão Translators-l ou contate-nos diretamente para que possamos notificar você quando a próxima edição for lançada. Thank you!