EditorVisual/Boletim informativo/2015/Fevereiro

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page VisualEditor/Newsletter/2015/February and the translation is 100% complete.


EditorVisual

Desde do último boletim, a equipa de edição corrigiu diversos erros e trabalhou na aparência do Editor Visual, do futuro serviço de referências Citoid e suporte para idiomas com requisitos complexos. Os relatórios de estado são atualizados em mediawiki.org. Planos futuros são anunciados no roteiro do Editor Visual.

A Wikimedia Foundation definiu as suas prioridades principais para este trimestre (janeiro a março). A primeira é tornar o Editor Visual pronto para implementação para todos os novos utilizadores e anónimos nas restantes grandes Wikipédias. Pode ajudar na identificação destes requisitos. Haverá reuniões semanais de triagem abertas a voluntários, com início marcado para quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015, às 12:00 (meio-dia) PST (20:00 UTC). Informe o vice-presidente de Engenharia Damon Sicore, o gestor de Produto James Forrester e outros membros da equipa quais os erros e funcionalidades mais importantes para si. As decisões tomadas nestas reuniões determinarão que tipo de trabalho é necessário para a meta deste trimestre, tornar o Editor Visual pronto para novos utilizadores. A presença de voluntários que gostem de contribuir com código MediaWiki é particularmente apreciada. Informações sobre como participar serão afixadas no portal do Editor Visual pouco antes do início da reunião.

Devido a algumas alterações significativas no MobileFrontend e Editor Visual, o último não esteve a funcionar corretamente no sítio móvel durante alguns dias no início de janeiro. As equipas pedem desculpa pelo problema.

Melhorias recentes

A nova aparência do Editor Visual está em conformidade com os padrões definidos na MediaWiki, liderada pela equipa de design. Foram também lançadas várias novas versões da biblioteca de OOjs UI, afetando estas a aparência do Editor Visual e de outras extensões de software MediaWiki. A maioria das mudanças foram pequenas, como mudar o tamanho do texto e quantidade de espaço em branco em algumas janelas. Os botões são consistentemente codificados por cores para indicar se a ação:

  • inicia uma nova tarefa, como a abertura da janela de diálogo ⧼visualeditor-toolbar-savedialog⧽:  azul ,
  • toma uma ação construtiva, como inserir uma citação: verde ,
  • pode desfazer ou perder o seu trabalho, como a remoção de ligações:   vermelho , ou
  • é neutra, como abrir a ligação numa nova janela do navegador:   cinza.

O editor do TemplateData foi reescrito na íntegra para usar um design totalmente diferente, baseado no sistema OOjs UI tal como o Editor Visual. (T67815, T73746.) Esta alteração corrigiu um conjunto de erros existentes e melhorou a usabilidade. (T73077T73078.)

Localizar e substituir palavras em documentos longos é agora mais rápido. Não destaca cada ocorrência se houver mais do que 100 no ecrã de uma só vez. (T78234.)

A comunidade das Wikipédias em hebreu e russo pediram a ativação do Editor Visual no "Incubador" ou domínio de rascunhos. (T86688, T87027.) Se a sua comunidade também pretende ativar o Editor Visual noutro domínio da sua wiki, pode abrir um pedido no Phabricator. Por favor, inclua a ligação para a discussão da comunidade sobre a alteração pedida.

Perspetivas futuras

A equipa de edição vai, em breve, adicionar recursos de autopreenchimento para referências. O serviço Citoid identifica o URL ou DOI de uma fonte confiável, e retorna uma referência bibliográfica pré-formatada e preenchida. Depois de criá-la, será capaz de alterar ou acrescentar informações à referência da mesma maneira que edita qualquer outra pré-existente no Editor Visual.Está ainda planeado a extensão do suporte para ISBN, PMID e outros identificadores. Posteriormente, os editores serão capazes de contribuir para as definições do serviço Citoid para cada sítio, para melhorar a precisão e reduzir a necessidade de correções manuais.

Vamos precisar de editores para ajudar a testar o novo visual do dispositivo de inserção de caracteres especiais, especialmente se falar bretão ou outro idioma que utilize sinais diacríticos ou caracteres especiais extensivamente. A nova versão deverá estar disponível para testes na próxima semana. Entre em contato com o utilizador Whatamidoing (WMF) se pretende ser notificado quando a nova versão estiver disponível.Depois da ferramenta para caracteres especiais estar finalizada, o Editor Visual será implementado para todos os utilizadores das Wikipédias da fase 5. Isto afetará 50 médias e pequenas Wikipédias, incluindo os idiomas africânder, azerbaijanês, bretão, macedónico e mongol. A data para esta alteração ainda não foi determinada.

Vamos trabalhar em conjunto

  • Partilhe as suas ideias e faça as suas perguntas em mw:VisualEditor/Feedback.
  • Por favor, ajude a concluir as traduções do manual de utilizador para utilizadores que falem o seu idioma.
  • Participe nas reuniões semanais de triagem que começam na quarta-feira, dia 11 de fevereiro de 2015, às 12:00 (meio-dia) PST (20:00 UTC); informação sobre como participar na reunião será divulgada no portal pouco antes do início. Pode contatar ainda o utilizador James F. para saber mais sobre esta iniciativa.
  • Fale com a equipa de Edição durante as conversações via IRC. A próxima sessão é na quinta-feira, dia 19 de fevereiro de 2015, às 19:00 UTC.
  • Subscreva ou cancele a sua subscrição no Meta. Se gostaria de ajudar com as traduções deste boletim informativo, por favor, subscreva a lista de notificação para Tradutores ou contate-nos diretamente, para que seja possível notificá-lo quando a nova edição estiver pronta. Obrigado!

Elitre (WMF)