Editor Visual/Boletim informativo/2015/Outubro

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page VisualEditor/Newsletter/2015/October and the translation is 100% complete.

Ler em outro idiomaLista de inscrição para este boletim informativo multilíngue

Editor Visual

Você sabia?

É possível usar o Editor Visual em smartphones e tablets.

Captura de tela mostrando o menu de alternação do editor de código-fonte para o Editor Visual

Clique no ícone de pincel para abrir o editor. Então, abra o menu de engrenagem no canto superior direito para Switch to visual editing.

O botão de edição se lembrará de qual editor foi usado pela última vez, tornando-o padrão na próxima vez que você editar algo. O site para computador terá um sistema semelhante nos próximos meses.

Você pode ler e ajudar a traduzir o guia do usuário, que contém mais informações sobre o uso do editor visual.

Desde o último boletim informativo, a Equipe do Editor Visual corrigiu vários bugs, adicionou recursos novos e fez algumas pequenas mudanças em sua aparência. A equipe publica relatórios semanais no MediaWiki. A workboard está disponível no Phabricator. Em suas prioridades atuais, estão melhorar a compatibilidade com idiomas como o japonês e o árabe, facilitar a edição em dispositivos móveis e fornecer ferramentas completas para fórmulas, gráficos, galerias e envios.

Melhorias recentes

Recursos educacionais: Na primeira vez que você usar o Editor Visual, este chamará a sua atenção para as ferramentas de Link e ⧼visualeditor-toolbar-cite-label⧽. Ao clicar nelas, ele explicará por que usá-las.(T108620) A par disto, a mensagem de boas-vindas para novos usuários foi simplificada para dar um toque mais amigável à edição. (T112354) Mais recursos educacionais no software estão sendo desenvolvidos.

Ligações: Está mais fácil de perceber se você está adicionado texto em uma ligação ou fora dela. (T74108T91285) O editor agora é totalmente compatível com ISBNs, PMIDs e RFCs. (T109498, T110347, T63558) Estas ligações usam uma ferramenta de edição de ligações personalizada.

Envios: Editores autenticados agora podem enviar imagens e outras mídias ao Commons enquanto editam. Clique na nova aba na ferramenta de "Insert". Você será guiado(a) através do processo sem ter de descartar sua edição. No final, a imagem será inserida. Esta ferramenta tem o limite de um arquivo por vez, pertencente ao usuário e sob a licença padrão do Commons. Para situações mais complexas, a ferramenta liga a outras ferramentas de envio mais avançadas. Você pode também arrastar a imagem ao editor. Esse recurso estará disponível no editor de código-fonte mais tarde.

Versão móvel: Anteriormente, o Editor Visual era disponível em sua versão móvel apenas para tablets. Agora, ele é compatível com qualquer dispositivo móvel. (T85630) Conflitos entre edições não podiam ser resolvidos no site móvel. Eles agora podem ser resolvidos tanto no editor de código-fonte quanto no Editor Visual. (T111894) Algumas vezes, predefinições e itens do gênero não podiam ser eliminados no site móvel. Selecioná-los fazia com que o teclado virtual fosse oculto em alguns navegadores. Agora, há um botão "Delete" para que tais itens sejam removidos caso aquilo ocorra. (T62110) Agora também é possível editar células de tabelas na versão móvel.

Ferramentas de edição: Agora é possível adicionar e editar partituras no Editor Visual.(T112925) Há abas contendo opções avançadas, como arquivos de áudio MIDI e Ogg. (T114227, T113354) Ao editar fórmulas e outros blocos, erros cometidos serão exibidos enquanto você estiver editando. Também é possível adicionar e editar alguns tipos novos (e antigos) de gráficos, e em breve novos serão disponibilizados.

Na Wikipédia inglesa, o Editor Visual agora é disponibilizado para qualquer um que criar uma conta. A opção de desativá-lo foi movida a seu lugar normal, nas Preferências.

Mudanças futuras

Em breve, será possível alternar do editor de código-fonte para o Editor Visual após você começar a editar. (T49779) Anteriormente, era apenas possível alternar do Editor Visual para o editor de código-fonte. Ambas alternações possivelmente farão uma aba de edição única. (T102398) Este projeto combinará as abas "Edit" e "Edit source" em uma aba "Edit" única, semelhante ao sistema já usado no site móvel. A aba "Edit" acessará o ambiente de edição usado por você na última vez.

Vamos trabalhar juntos

Caso não esteja lendo isto no seu idioma preferido, por favor, ajude-nos com as traduções! Inscreva-se na lista de discussão translators-l ou [$elite entre em contato diretamente conosco], para que possamos lhe notificar quando o próximo boletim informativo esteja pronto. Obrigada!