Wikimedia Quarto/2/Berlin/Pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
(Redirected from WQ/2/Berlin/Pt)
Portão de Brandenburg, Berlim
Portão de Brandenburg, Berlim

O 21ª Chaos Communication Congress (21C3) foi realizado em Berlim no fim de dezembro de 2004 e forneceu uma grande chance para wikipedistas e desenvolvedores do MediaWiki se conhecerem. Para muitos dos desenvolvedores, foi sua primeira chance para ter discussões cara a cara sobre o futuro do software.

A conferência incluiu os temas de hacking, ciência, comunidade, sociedade e cultura, e incluiu dois debates relacionados à Wikimedia e dois workshops. Tim Starling e Brion Vibber fizeram uma apresentação entitulada "Edite Esta Página escalando o wiki além do 1 milhão" e também moderaram o workshop dos desenvolvedores do MediaWiki que discutiu o software atual e idéias para os futuros recursos do MediaWiki. A apresentação deles discutiu questões de software e hardware, com informações sobre a implementação de algorítmos de compressão. Jimmy Wales conversou sobre a "Sociografia da Wikipédia: o que a comunidade da Wikipédia não sabe sobre si mesma", onde ele explicou os diferentes papéis dentro da comunidade, e explicou como a Wikipédia não é criada por um milhão de pessoas adicionando uma linha, mas por uma comunidade de usuários que confiaram uns nos outros trabalhando juntos. Elisabeth Bauer, Angela Beesley e Jimmy Wales moderaram um workshop sobre colaboração na Wikimedia. Entre os tópicos discutidos estavam o papel da Fundação, cooperação internacional e a conferência Wikimania.

A área da Wikipédia no piso térreo, com sofás e um colchão, foi um ponto de encontro para wikipedistas e deu a oportunidade de vender wikileitores e CDs com o conteúdo da Wikipédia para promover a Wikipédia a outros presentes na conferência.

A estadia em Berlim foi também usada para se discutir sobre o evento Wikimania, e planos para palestrantes e outros aspectos do evento foram discutidos offline.