Wikimedia Quarto/2/administration/Pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Onde posso encontrar informações sobre a Fundação?

Informações atuais sobre a Fundação podem ser encontradas neste informativo trimestral, ou na mailing list ([1]), na Meta-wiki da Wikimedia ([2]) e na página da Fundação ([3]). A página da Fundação esteve em grande desenvolvimento neste outono (primavera no hemisf. sul): as maiores páginas foram colocadas no ar e a maioria destas foram traduzidas em 10 línguas. Há atualmente 38 editores, que são falantes de uma variedade de línguas, registrados na página da Fundação. A página está em fase dormente atualmente.


Como o Conselho se comunica?

As atividades do Conselho são registradas no Meta-wiki da Wikimedia ([4]), e na página da Fundação ([5]). A comunicação acontece via e-mail, assim como através da mailing list "foundation-1", que está aberta ao público e arquivada publicamente. Membros do Conselho também estão freqüentemente no canal IRC #Wikimedia no freenode ([6]).

O endereço geral, board(arroba)wikimedia.org, também pode ser usado para qualquer pedido. Apesar disso, esteja ciente de que este endereço de e-mail não é mais privado. Todas as mensagens são redirecionadas para um sistema de bilhetes, o OTRS ([7]), e pode ser respondido tanto por um membro do conselho quanto por alguns dos editores confiados a esta função. O OTRS também hospeda os endereços para informações sobre a divisão local alemã, assim como o endereço para pedidos por listas de informação em inglês e alemão.

Finalmente, Jimbo, Angela e Anthere, exploradores sem medo como são, todos começaram blogs. O blog da Angela é o mais rico ([8]) em termos de informação sobre a Wikipédia. Por favor leia-o, se quiser informações sobre os últimos recursos da Wikipédia ou qualquer algo relacionado ao Wikisearch. Jimbo ([9]) aproveitou a oportunidade para conversar sobre software livre (ambos em inglês). E Anthere ([10], em francês) decidiu usar seu blog para expressar opiniões livres e também com foco sobre o aumento da visibilidade dos projetos da Wikimedia no mundo de língua francesa, principalmente, com esperanças, na África, onde o francês é muito falado.


O Conselho grava ou publica suas atividades em algum lugar?

Houveram várias reuniões entre os membros do conselho neste outono (primavera no hemisf. sul).

O Conselho também teve a oportunidade de se conhecer na vida real em algumas ocasiões: em Roterdã em novembro, no dia seguinte ao encontro wikipedista; e na cidade de Nova Iorque, antes do encontro da OSI. Vários tópicos foram discutidos, incluindo planos para reuniões futuras, se a Fundação Wikimedia deveria se envolver em advocacia política, como as divisões locais poderiam se envolver mais com as atividades da Fundação, e discussão livre sobre o que o conselho pode se tornar no futuro. Todos estes tópicos foram mais fáceis de se discutir na vida real na recepção de um albergue do que por IRC ou e-mail.


A vida com o conselho

Michael e Tim não estiveram muito ativos neste trimestre, apesar de Michael ter ajudado com as considerações financeiras após a última arrecadação de fundos.
Os meses que passaram vêm sendo muito ocupados para Angela, Jimbo e Anthere, com ótimos encontros wikipédicos (por favor, veja a reportagem sobre os encontros), e entrevistas com jornais, páginas de Internet e estações de rádio para todos os membros do conselho. A Wikipédia está ficando famosa agora e nosso projeto cria muito interesse.

Jimbo e Angela passaram duas semanas na BBC (por favor, veja a reportagem especial sobre isso), enquanto Anthere estava se mudando para uma nova casa, com bastante espaço e um jardim mas sem linha telefônica e acesso à Internet por várias semanas. Anthere pôde manter contato graças à conexão em seu local de trabalho, e com visitas aleatórias ao laboratório de informática da universidade local, mas ela não teve oportunidade de satisfazer seu verdadeiro vício wikipédico ou acessar o IRC.
A Anthere agradece ao apoio durante suas férias forçadas, e sugere que todos os viciados em wiki usem o "adesivo para controle de wiki" [11] quando estiverem com saudades, sabe, que nem aquele para controle de tabaco e tal...

Como posso me tornar um membro da Fundação?

O conselho tomou várias decisões sobre tornar-se um membro ([12]). A visão de ser um membro do conselho mudou entre os atuais membros, após muito pensamento e discussões com os editores da Wikimedia.
Inicialmente, era imaginado que muito do dinheiro que apoiava o projeto iria vir de mensalidades. Os planos iniciais colocavam as taxas um pouco altas (em torno de US$ 100). Ao invés disso, alguns membros do conselho e muitos editores não foram a favor desta altíssima quantia, e, logo, ficou claro que a maioria dos lucros da Fundação viria de outras fontes. Discussões adicionais levaram a mensalidades em 36 dólares (não-editores) e 12 dólares (reduzida).

Adicionalmente, maiores discussões com Jamesday e Kate mudaram o status de filiação voluntária de ser um procedimento obrigatório para os editores, para ser opcional.

O desenvolvimento técnico de um sistema de filiação será analisado por Tim Starling nas próximas semanas.


Os desenvolvedores estão sendo pagos?

Em julho de 2004, os desenvolvedores da Wikimedia foram questionados sobre um sistema de tarefas para desenvolvimento. Isto levou o conselho a testar um sistema de pagamento e outras recompensas para desenvolvedores que escolherem trabalhar em tarefas em particular. O conselho sugeriu um período de avaliação de quatro meses antes de voltar para trás e avaliar o sistema.

Nos três meses que passaram, o conselho propôs uma tarefa, relacionada ao desenvolvimento do sistema de filiação -- uma tarefa, que é de interesse primário da Fundação, e não tende a ser controversa. Mais de dois meses após a proposta, Tim Starling fez uma proposta, que foi aceita no fim de novembro. O recurso será desenvolvido contra uma certa quantia de dinheiro, no fim de 2004 ou início de 2005.

Nenhuma outra proposta tem sido feita para o conselho; uma sugestão foi oferecida por um desenvolvedor, mas foi descartada.

Isto sugere que o conceito de ser pago por tarefa não é uma grande motivação para nosso time de desenvolvedores. Detalhes da tentativa estão disponíveis em [13]. Todos os contribuidores da Wikimedia estão encorajados a avaliá-lo quando acabar.

Para maiores detalhes sobre o tópico, veja a carta do fundador.


O que está acontecendo com os domínios?

Jason no Bomis tem a lista completa dos domínios que estão atualmente registrados à Fundação ([14]). Alguns domínios em outros países estão sob propriedade de outras pessoas; por exemplo, GerardM cuida de alguns domínios .nl. O domínio francês www.wikipedia.fr foi tomado por alguém da Internet no outono de 2004. Os wikipedistas franceses decidiram não tomar nenhuma posição quanto ao assunto, e esta pessoa gentilmente redirecionou o domínio para a própria Wikipédia. Apesar disso, o domínio russo, www.wikipedia.ru, está sendo infelizmente usado para render lucros a um vigarista da Internet.

No próximo trimestre, as decisões serão tomadas sobre quais domínios pegar. Muitos editores iriam preferir que os domínios de todos os projetos fossem comprados em seu respectivo país; apesar disso, o custo da compra de tantos nomes é muito alto para esta solução tornar-se sustentável. O conselho espera que o registro das marcas registradas ajude a aliviar esta questão.

Privacidade nos projetos da Wikimedia

Como pedido por vários editores, uma declaração de privacidade está em desenvolvimento e deverá estar finalizada e traduzida durante o primeiro trimestre de 2005. Por favor não hesite em comentar ([15]).


Divisões locais

Anthere esteve envolvido na criação da divisão francesa, a Wikimédia France (por favor, veja a reportagem especial sobre isso), e faz parte agora de seu conselho. Há agora duas divisões locais, cada uma baseada numa construção legal muito diferente, que dá ênfase à diversidade de opiniões para as divisões. A divisão francesa é uma representação legal da Wikimedia Foundation Inc. na França. As divisões francesas e alemãs são ambas baseadas legalmente em seus países, ao invés de suas línguas. Apesar disso, ambas desejam expandir suas atividades além das fronteiras de seus respectivos países.

Vários outros projetos discutiram a criação de uma divisão local nos meses que passaram, mais notavelmente nas Wikipédias neerlandesas e italianas. Alguns editores estão interessados na criação de divisões locais baseadas em línguas ao invés de nações, ou até mesmo uma divisão européia.

A Wikimedia Foundation Inc, e o envolvimento político

Pelo outono, houveram discussões sobre o envolvimento político da Fundação e de sua divisão local, a Wikimédia France. O conselho gostaria de indicar que não deseja que a Wikimedia Foundation Inc apoiasse o ativismo em geral, e em particular o ativismo não relacionado à atividade da Wikimedia. Qualquer envolvimento, como a assinatura de uma petição, deve ser feito com cuidado e apenas com larga aprovação da comunidade.


O futuro do conselho

Durante o outono (primavera no hemisfério sul), o conselho esteve discutindo o envolvimento dos conselhos das divisões locais e o futuro do conselho da Wikimedia. Especialmente às divisões locais, o conselho está aberto a qualquer discussão com ou propostas dos membros das divisões. Por favor sejam reativos neste assunto.

E quanto ao conselho por si mesmo, Anthere, Angela e Jimbo concordam que a situação atual dificilmente é sustentável. A atividade do conselho é cuidada por três pessoas, e requer envolvimento ativo de outros wikipedistas para ser gerenciado. Foi sugerido que o tamanho do conselho, ou, pelo menos, o número de membros ativos seja aumentado.