Wikimedia Quarto/2/pr/Pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
< Wikimedia Quarto‎ | 2‎ | pr
(Redirected from WQ/2/pr/Pt)
Jimmy Wales sendo entrevistado em Roterdã
Jimmy Wales sendo entrevistado em Roterdã

Houveram alguns grandes eventos de notícias este outono (primavera no hemisfério sul): o relatório para a imprensa de "um milhão de artigos", que foi visto no mundo todo em dez línguas; o relatório para a imprensa sobre o CD da Wikipédia em alemão lançado pela Directmedia, que foi bastante visto na Alemanha; e o lançamento do Wikinews, que foi altamente acompanhado por repórteres e blogueiros em muitas línguas (por favor, veja "Na Mídia", pág. 7).

Durante este trimestre, muitas das outras Wikipédias, além da em inglês, começaram a ter cobertura importante da mídia. Por exemplo, a Wikipédia em francês foi assunto de artigos muito bons. Entre eles, está um do jornal Liberation ([1]), como também um muito crítico em Charlie Hebdo ([2]). Em 27 de novembro de 2004, Anthere participou de uma entrevista para a rádio BFM (por favor, veja [3]). Outra entrevista de rádio aconteceu, com Yann: [4] em janeiro de 2005.

Para cotações de artigos sobre nós, por favor veja "Na Mídia", pág. 6.

Angela Beesley
Angela Beesley

Angela também participou numa entrevista de rádio na BBC Radio 4. Deixe que ela conte para nós como foi:

Em 17 de novembro, eu fiz minha primeira entrevista de rádio para a Wikipédia. Foi no programa You and Yours da BBC Radio 4. Eu não percebi que seria ao vivo quando concordei em fazê-la, mas acabou sendo menos aterrorizante que eu imaginei. Foi gravada no estúdio da BBC em Suffolk já que os estúdios em Essex, que ficam mais perto de mim, estavam todos ocupados naquela hora. Eu fui convidada a esperar na "Green Room" quando cheguei, o que não foi tão impressionante como parece; é uma sala com alguns sofás, água, e uma coleção do que a imprensa fala sobre a BBC Radio Suffolk. Pouco antes da gravação começar, eu fui levada a um pequeno estúdio e recebi fones de ouvido onde ouvia o programa e o editor em Manchester falando comigo. Fiquei sozinha no estúdio durante a gravação.

Bamber Gascoigne começou dando uma pequena história da enciclopédia, e então tocou uma gravação de uma família procurando por fatos em uma enciclopédia tradicional comparada ao uso da Internet para isto. Michael Schmidt, um professor inglês do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade de Manchester, então falou sobre como seus estudantes estavam hoje em dia, procurando mais nos computadores do que em livros para suas pesquisas. A apresentadora, Liz Barcklay, me pediu para destilar como a Wikipédia trabalha e eu expliquei como a página é editável por qualquer visitante e como o vandalismo é rapidamente descoberto e revertido. Bamber estava em um estúdio em Londres e falou sobre sua página HistoryWorld. Bamber e Michael ambos falaram que os artigos da Wikipédia deveriam ser "presos" em algum ponto para evitar edições, mas eu sugeri que ao invés de trancá-los permanentemente, uma versão marcada como estável poderia ser dada para usuários que queriam, enquanto ainda permitindo edição no artigo original. Esta seção do programa durou pouco menos de 20 minutos e terminou com Bamber dizendo que "a idéia de que enciclopédias impressas são confiáveis é sem sentido".

Escute o programa (em inglês).