Wikimedia Quarto/2/wikinews/Pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
(Redirected from WQ/2/wikinews/Pt)
Wikinews
Wikinews

O Wikinews em inglês e alemão foi lançado oficialmente em dezembro de 2004, seguida por versões em outras línguas em janeiro de 2005. A versão em português foi lançada em fevereiro do mesmo ano. Pela primeira vez num novo projeto da Wikimedia, o projeto foi aprovado com votos de toda a comunidade, e depois aprovado pelo Conselho Diretivo. Erik Moeller (vulgo Eloquence) liderou o rascunho de uma proposta para organizar o voto, além de planejar a estrutura básica da página e como o trabalho iria funcionar. Apesar de ter começado como uma versão demo (de testes), blogueiros, a página slashdot.org e outros veículos da mídia noticiaram o acontecimento.

A maior questão no entanto era se o sucesso da Wikipédia poderia ser replicado quando o assunto é produção jornalística. Muitos dos wikipedistas experientes preocuparam-se que notícias incorretas, imcompatíveis com nossa política de ponto de vista neutro, poderiam ser lançadas em um ciclo de trabalho muito menor que é a produção jornalística. Respostas conclusivas a estas questões ainda não foram descobertas, apesar de que vimos progresso significativo no projeto.

O Wikinews entrou na fase "beta". Ainda está em sua fase de formação mas sua existência como projeto da Wikimedia já é aceita. Erik escreveu um texto refletindo sobre o passado e futuro do projeto, e disse que o processo de revisão formal está sendo reconsiderado e redesenhado levando a um mecanismo mais simples. Há tensão em tornar a página mais amigável para récem-chegados simplificando as regras e procedimentos, seguindo à risca o conceito wiki de "qualquer um pode editar", e impondo medidas de medição de qualidade - um processo de revisão formal com algumas regras básicas para se seguir. A publicação de notícias não revisadas e incompletas na página principal vem sendo discutida. Alguns usuários ativos, como IlyaHaykinson, TalkHard e Lyellin escreveram bastante sobre o tópico.

Considerando que em torno da metade das novas contribuições são escritas sobre política e conflitos, é normal preocupar-se com fatos incorretos e precisão. Alguns pensam que nós deveríamos dar ênfase na publicação de notícias em detalhe, como em publicações jornalísticas semanais, ao invés de notícias recentes, e gastar mais tempo no controle de qualidade. Carlosar, um dos muitos participantes ativos do Wikinews e participante das várias discussões de neutralidade dos artigos, observa que o Wikinews está melhorando e produzindo resultados positivos. Mas o projeto enfrenta grandes desafios. Muitos têm dito que a criação de uma fonte de notícias livre, aberta e neutra é mais difícil do que criar uma enciclopédia livre. Nós convidamos todos editores de outros projetos da Wikimedia para aparecerem, participarem em discussões, escreverem artigos e ajudar a construir as comunidades que nós já começamos.

Páginas externas: Pontos de vista de outros usuários do Wikinews

  • Texto do Erik: [1]
  • IlyaHaykinson: [2]
  • TalkHard: [3]
  • Lyellin: [4]
  • Carlosar: [5] e outras seções na página.

Mídia e Slashdot

  • Wired News Wikipedia Creators Move Into News por Joanna Glasner, 29 de novembro de 2004. [6]
  • TechNewsWorld Open-Source News? Wiki Builds a New Kind of Journalism por John P. Mello Jr., 30 de novembro de 2004. [7]
  • Slashdot: [8]

Estatísticas:
Aproximadamente 2.000 páginas e 150-200 artigos. 150 categorias. Mais de 800 usuários registrados, quase 8000 edições.