Wiki Movement Brazil User Group/Diversity Plan/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki


Plano de diversidade


Este documento delineia a definição de diversidade social para o Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil, assim como apresenta sua missão, suas dificuldades e seus objetivos com relação a sua redefinição como um grupo mais heterogêneo e plural.

Pesquisa e definição[edit]

Definição[edit]

O Brasil é um país diverso em termos econômicos, sociais, raciais e étnicos. Portanto, para o Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil, a definição de inclusão é bastante ampla e tenta embarcar todas as possibilidades que este termo requer. Como é o caso da inclusão de pessoas de diferentes níveis econômicos, classes sociais, variadas cores e etnias, além de pessoas em situação de deficiência motora ou intelectual, diferentes idades, níveis educacionais, identidade de gênero ou orientação sexual.

Para o WMB, a definição de inclusão também inclui o oferecimento a igual oportunidade de ingressar no grupo de usuários como membros, para pessoas de todas as realidades apontadas acima, permitindo um desenvolvimento saudável dentro do grupo, em posições de importância e participação ou coordenação de eventos e projetos.

Missão[edit]

Considerando a importância da inclusão social em um país como o Brasil, que é diverso e heterogêneo, a visão do Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil com relação a esta questão é a de inclusão total de todos grupos considerados minorias sociais excluídas da sociedade brasileira.

Consequentemente, a missão do grupo não só é ter um ambiente convidativo para pessoas que se encontrem em situações de exclusão social pela sociedade, como também criar oportunidades para que essas minorias façam parte ativamente da organização, manutenção e coordenação do Wiki Movimento Brasil. Além disso, também identificar, prevenir e eliminar barreiras que evitem a entrada de determinados grupos de pessoas no WMB.

Para que tais ações ocorram de maneira adequada, o Grupo de Usuários WMB produziu um plano estratégico com objetivos a curto e longo prazo. Nele, foram determinadas atividades que serão realizadas a fim de melhorar concretamente e significantemente a diversidade dentro da organização. A descrição dessas atividades encontra-se abaixo, na parte sobre “objetivos”.

Conselho externo[edit]

Para assegurar que o Wiki Movimento Brasil realize um bom trabalho na missão de melhorar a diversidade dentro do grupo, um comitê consultivo será produzido. Este conselho será composto parceiros e partes interessadas externas, advindas de parcerias estabelecidas com organizações locais, que já estão trabalhando com inclusão e diversidade.

Os parceiros convocados para esse conselho externo serão membros ativos de organizações de conhecimento aberto, como a Whose Knowledge?, a Open Knowledge e a Creative Commons Brasil, o grupo Programaria e a organização sem fins lucrativos LARAMARA.

O objetivo da constituição deste conselho externo é garantir que o grupo permaneça e seja acionável, equitativo e sustentável. E também oferecer a oportunidade de incentivar e aumentar a conquista de parcerias de grupo.

Esse comitê externo funcionaria como um comitê consultivo, servindo para o WMB receber pareceres por suas atividades. O objetivo é entrar em contato com esses grupos a cada seis meses e pedir ideias e sugestões para aprimorar as atitudes do WMB.

Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças do WMB[edit]

1. Entre os pontos fortes do Grupo de Usuários está a presença de membros que são bastante abertos à inclusão social e, inclusive, realizam campanhas, eventos e ainda estudam e ativamente contribuem para a real melhora da disparidade social já fora do ambiente do grupo. Graças a isso, não encontram-se barreiras internas contra o desenvolvimento de atividades que busquem mudar e melhorar socialmente a composição do próprio WMB.

Além disso, há o fato de o grupo ser novo, mas também já ter um caminho bastante longo de experiências anteriores. Durante anos, mesmo antes de o grupo ser reconhecido, seus membros já organizavam eventos, faziam parcerias e realizavam projetos. Isso cria uma bagagem e uma vantagem sobre outros grupos recém-criados.

2. Existem alguns pontos fracos no atual estado do WMB. Como os membros já trabalham a favor da diversidade, torna-se, às vezes, difícil enxergar e identificar novos problemas ou que ainda há um longo caminho a ser percorrido. Ou seja, que existe espaço para melhorias. O fato de que o grupo já é pró-diversidade é bom, mas também pode ser um fator de estagnação.

Ademais, o WMB tem uma deficiência com relação à documentação de suas atividades. O grupo tem aprendido e melhorado nesse ponto, mas ainda deve crescer em termos de documentação e avaliação de atividades, principalmente aquelas voltadas para a área da diversidade.

3. O WMB tem muitas oportunidades. Eventos recentes no Brasil têm despertado o interesse de instituições culturais e de pesquisa em aumentar sua participação em iniciativas de conhecimento livre e de difusão desses saberes. Essa demanda constitui oportunidades para parcerias com grupos como o WMB.

O Brasil também é um país que ainda tem muito espaço para o desenvolvimento na área de tecnologia e educação, principalmente em regiões fora do eixo Rio-São Paulo. Isso constitui a oportunidade para o grupo agir, com seus membros dessas regiões, com o intuito de melhorar o acesso ao conhecimento no geral e dos saberes locais, atuando diretamente na diversidade regional.

4. O WMB também enfrenta algumas ameaças. Levando em consideração a forma como as instituições culturais e de pesquisa estão estruturadas e que o conceito de conhecimento livre ainda não é tão difundido na sociedade brasileira, possíveis parcerias do WMB têm a possibilidade de serem afetadas por oscilações políticas.

Outro problema latente da sociedade brasileira é a falta de fundos e de financiamentos para projetos, em especial aqueles ligados a instituições de fomento à cultura.

Objetivos e plano de ação[edit]

Objetivos a curto prazo[edit]

1. Incluir mais pessoas de regiões ou realidades socioeconômicas menos favorecidas no Grupo de Usuários WMB, através do contato com usuários wiki dessas regiões. Este contato deve ser feito por membros do grupo que já estejam nesses locais. Este objetivo deve ser realizado nos próximos seis meses a um ano.

2. Realizar eventos, como maratonas de edição, com o conteúdo focalizado em minorias. Esses eventos devem acontecer, pelo menos, uma vez por semestre. De preferência, devem ocorrer através de parcerias com instituições culturais ou educacionais, que também tenham o intuito de trabalhar com a melhoria de conhecimento sobre temas relacionados a minorias.

3. Estabelecer parcerias com grupos que têm foco em minorias e são compostos por essas minorias. Como, por exemplo, a ONG LARAMARA, que realiza ações com pessoas com deficiência visual. Além disso, o ideal é tentar estabelecer parcerias com grupos que não se localizam somente em São Paulo, ou nos estados do Sudeste, mas também em regiões menos favorecidas do Brasil. Este objetivo também deve ser realizado nos próximos seis meses a um ano.

4. Manter um espaço para que membros do WMB possam acessar para informar questões sensíveis ao seu estado minoritário. Por exemplo, um lugar de confiança estabelecido para que as mulheres do grupo possam recorrer em casos de machismo e assédio ou um local em que pessoas de outras etnias possam invocar se passarem por situações de racismo.

O canal de reclamações será um correio eletrônico oficial, o qual será mantido pelos membros que compõem o Comitê de Diversidade do WMB. Dependendo da gravidade do caso, o Comitê de Conduta poderá conduzir uma análise e julgará o ocorrido.

As denúncias também poderão compor um centro de documentação, que coletará os exemplos de questões delicadas para diferentes minorias, como base para futuras políticas ou ações do grupo.

Objetivos a longo prazo[edit]

1. Aumentar a quantidade de mulheres no grupo para 50% do total de integrantes do WMB.

2. Aumentar a quantidade de pessoas que se identificam como pardas ou negras.

3. Aumentar a quantidade de pessoas vivendo fora das principais capitais e grandes cidades do país.

4. Aumentar a representatividade de pessoas provenientes de etnias indígenas brasileiras no grupo.

5. Aumentar a representatividade de pessoas com deficiência intelectual ou motora envolvidas em atividades do grupo.

6. Ter mais membros abertamente falando da sua orientação sexual — o que requer um ambiente mais confortável para se falar sobre o assunto e a realização de mais eventos, como edit-a-thons sobre o tema.

7. Ter mais pessoas que não se identificam como cis-gênero compondo o grupo.

Ações[edit]

As ações de curto prazo previstas pelo Grupo de Usuários WMB terão como objetivo melhorar as atividades do grupo em áreas como Construção de Parcerias, Educação e Conscientização, Comunicação, Divulgação Comunitária e Papéis e Responsabilidades. Por exemplo, na área de Construção de Parcerias, o grupo entrará em contato com mais organizações de diversidade e, na área de Educação e Conscientização, o WMB promoverá editatonas.

Para que essas ações funcionem, os membros da equipe de diversidade do WMB devem se dividir para trabalhar e avaliar cada uma das áreas descritas acima, à medida que são executadas pelos membros do Grupo de Usuários.

Avaliação e acompanhamento[edit]

Formas de medir e avaliar[edit]

É preciso que o WMB crie o hábito de produzir e realizar, de forma mais efetiva, a avaliação crítica de suas atividades, principalmente aquelas referentes a grupos minoritários. Uma maneira é criar o hábito de produzir formulários de participação e avaliação, após eventos que tratam do assunto, que são realizados pelo grupo.

Também é necessário que aconteça mais reuniões (tanto do time de diversidade, como do grupo WMB por inteiro) especificamente marcadas para falar sobre o assunto. Esses encontros devem ser feitos com periodicidade.

Por fim, é preciso que o grupo interaja mais com a própria comunidade lusófona nos projetos wiki, para receber críticas e sugestões sobre o assunto. A comunicação deve ser mais ampla, aberta e realizada de maneira fácil com os usuários.

Reavaliação[edit]

A reavaliação das atividades de diversidade do grupo pode ser feita através da leitura e avaliação dos formulários realizados e após uma avaliação crítica dos membros.

Também é possível realizar consultas à essa mesma comunidade, para convidar diferentes parceiros e indivíduos a fornecer pareceres sobre como o Grupo de Usuários pode eliminar barreiras ao desenvolvimento deste trabalho.