Wiki Movement Brazil User Group/Friendly Space Policy/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki


Política de Espaço Amigável


Esta Política de Espaço Amigável define expectativas de comportamento em eventos e atividades remotos e presenciais organizados ou apoiados pelo Wiki Movimento Brasil. O objetivo é promover um ambiente seguro para todos e que incentive a participação ampla, respeitosa e diversificada. A política estabelece quais são os comportamentos esperados e quais são inaceitáveis nesses espaços, assim como medidas corretivas e de conciliação em casos de infração. A política foi realizada em alinhamento com o Código Universal de Conduta da Fundação Wikimedia.

Princípios fundamentais[edit]

O que nos une é trabalhar colaborativamente para produzir e difundir o conhecimento livre. E no centro desse trabalho há pessoas de diferentes repertórios, vivências e perfis demográficos. A Política de Espaço Amigável é um protocolo para incentivar a segurança e a saúde comunitária, garantindo a participação e o acolhimento de todos que queiram contribuir com nossos objetivos.

A política se aplica a todos os participantes e organizadores, independente de nível hierárquico, nos ambientes promovidos pelo Wiki Movimento Brasil. Todos são responsáveis pelos seus próprios comportamentos e devem se submeter às orientações da Política de Espaço Amigável em um compromisso com o bem-estar comum.

A política é uma forma assegurar os pilares da agência do Wiki Movimento Brasil em espaços comuns:

  • Colaboração & Compartilhamento;
  • Sustentabilidade;
  • Diversidade & Decolonialidade;
  • Interconexão & Parcerias;
  • Relevância social;
  • Aprendizado; e
  • Acolhimento & Pertencimento.

Comportamentos esperados[edit]

Queremos que os ambientes promovidos pelo Wiki Movimento Brasil sejam acolhedores, por isso, espera-se que todos:

  • Sejam amigáveis e corteses, mantendo uma postura colaborativa e empática, assumindo boa fé dos outros participantes
  • Respeitem as preferências, sensibilidades, tradições e necessidades uns dos outros, incluindo limites estabelecidos por indivíduos, assim como a forma e os pronomes pelos quais querem ser tratados
  • Evitem assumir que sabem sobre as identidades ou experiências de outras pessoas e lembrem-se de que todas as pessoas são indivíduos complexos
  • Honrem o direito de outros terem opiniões e perspectivas diferentes das suas
  • Posicionem-se partindo de uma comunicação não violenta e exercitem a escuta ativa
  • Assumam e aceitem a responsabilidade de suas próprias ações e pelas suas consequências, mesmo que não intencionais; reconheçam e peçam desculpas àqueles que você tenha prejudicado quando necessário
  • Acionem as pessoas responsáveis pela aplicação da Política de Espaço Amigável em caso de suspeita de infração

Comportamentos inaceitáveis[edit]

Dentre os comportamentos inaceitáveis em espaços promovidos pelo Wiki Movimento Brasil, tanto remotos quanto presenciais, inclui-se, entre outros:

  • Comentários ou comportamentos ofensivos e insultos de forma geral
  • Comentários ou comportamentos ofensivos relacionados a gênero, orientação sexual, raça, etnia, deficiência, aparência física, idade, nacionalidade, filiação política, religião ou status na comunidade
  • Ameaças de qualquer tipo
  • Violência física ou incentivo à violência
  • Assédio sexual, atenção sexual ou contato físico indesejado
  • Perseguições variadas
  • Registros em fotos, vídeos ou áudios de pessoas sem a sua permissão ou consentimento
  • Divulgações de informações privadas de terceiros sem sua permissão expressa (doxing)
  • Interrupções deliberada de conversas, apresentações ou outras atividades com o objetivo de agravar situações e provocar reações emocionais (trolling)

Essa política pode ser aplicada a outras formas de comportamento inadequado, baseado no contexto da infração, além dos itens listados acima. Não serão tolerados ataques, discriminações e interrupções de todos os tipos.

Aplicação e execução[edit]

A Política de Espaço Amigável se aplica a todas as plataformas e canais gerenciados pelo Wiki Movimento Brasil, assim como durante todos os seus eventos e atividades remotos e presenciais promovidos ou apoiados pelo WMB. Todas as pessoas nesses espaços, independentemente de suas posições, conhecimentos e habilidades, estão sujeitas à Política de Espaço Amigável.

O não-cumprimento da Política de Espaço Amigável pode resultar em ações e resoluções em diferentes instâncias, levando em consideração o princípio da subsidiariedade.

A Política de Espaço Amigável não se aplica quando membros associados do WMB organizam eventos sem o envolvimento do WMB ou sem usar recursos do WMB. Entretanto, os organizadores são bem-vindos a usar essa política em suas atividades.

Orientações gerais[edit]

  • A aplicação da Política de Espaço Amigável se orienta para manter os espaços seguros e agradáveis, buscando restaurar a confiança para todas as partes envolvidas após uma eventual infração
  • Dependendo do contexto, antes de ações serem tomadas, a parte ofensora pode ser primeiro alertada sobre o seu comportamento indesejado, com o objetivo de restaurar o ambiente comunitário
  • Em caso de possível infração da Política de Espaço Amigável, todos - a parte prejudicada, a parte ofensiva e outros - serão abordados de forma respeitosa
  • O Wiki Movimento Brasil trabalhará para promover a compreensão mútua e prevenir repetições em caso de infrações

Ações[edit]

Quando uma pessoa não cumprir com os comportamentos esperados, o Wiki Movimento Brasil poderá tomar as medidas que considerar apropriadas ao contexto da infração. Isto inclui, mas não está limitado a, uma ou mais das seguintes medidas:

  • Advertências ou repreensões (verbais e por escrito)
  • Exclusão de um indivíduo de participação adicional no evento ou atividade em questão
  • Proibição de abordar outras pessoas durante eventos ou atividades do WMB ou em plataformas e canais do WMB
  • Exclusão de uma pessoa de um, vários ou todos os eventos, atividades, plataformas e canais por um período fixo ou indefinido
  • Reportar o incidente ao setor de Trust & Safety da Fundação Wikimedia para analisar o problema de acordo com a Política de Ações do Escritório
  • Em casos de possíveis infrações penais, o WMB pode denunciar às autoridades policiais ou judiciais, ou apoiar as vítimas na elaboração da sua própria denúncia

Além disso, como forma de prevenção, o WMB poderá abordar individualmente pessoas que se inscreveram antes do evento para informá-las especificamente sobre as expectativas em torno do seu comportamento no evento. Isso pode incluir:

  • Pessoas que se comportem (ou tenham se comportado) de forma claramente contrária à Política de Espaço Amigável, incluindo comportamento em outros projetos, plataformas e canais, ou durante eventos e atividades de terceiros que não o WMB
  • Pessoas que estão ativamente envolvidas em um conflito grave em um projeto da Wikimedia

Com base na discussão, o WMB pode, como prevenção, decidir proibir alguém de participar de um evento ou atividade.

Reportando infrações[edit]

Em casos de violação de Política de Espaço Amigável, pessoas poderão relatar o incidente diretamente às pessoas em função de ponto de contato disponíveis no evento ou atividade. Podem relatar incidentes tanto pessoas envolvidas neles quanto pessoas que os observaram.

A Política de Espaço Amigável deve ser explicitada em todos os eventos do Wiki Movimento Brasil, assim como o processo para eventuais denúncias de infração. O processo deverá ser simples, acessível e flexível aos contextos, oferecendo o máximo de privacidade para as partes envolvidas. Denúncias falsas serão punidas e enquadradas também como infração da Política de Espaço Amigável.

O Wiki Movimento Brasil se compromete a investigar todas as denúncias e lidar com elas em um tempo razoável, a fim de restaurar o ambiente seguro para todos.

Responsabilidades[edit]

A diretoria do Wiki Movimento Brasil é responsável pela manutenção desta Política de Espaço Amigável, em delegação da Assembleia Geral.

Durante os eventos e atividades, pessoas específicas serão apontadas como pontos de contato para a aplicação da Política de Espaço Amigável. O Comitê de Diversidade do Wiki Movimento Brasil poderá ser acionado para a resolução de infrações.

Elaboração[edit]

Esta Política de Espaço Amigável é uma versão atualizada em 2023 do documento organizado pelo Wiki Movimento Brasil originalmente em 2019, levando em consideração o Código Universal de Conduta (UCoC) da Fundação Wikimedia. A política foi inspirada também na Friendly Space Policy publicada pela Wikimedia Nederlands e na Safe, Brave Space Policy publicada pela Art+Feminism. A política foi aprovada em Assembleia Geral em novembro de 2023.