Wiki Movement Brazil User Group/Report/2016/Community Capacity Development outcomes

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

O Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil (UG BR) aponta os seguinte fatos como prováveis resultados do treinamento de mídia realizado no âmbito do Community Capacity Program:

  • Lançamento do website (wikimedianobrasil.org)
    • Criação e manutenção de um Blog no site com publicações regulares
    • Press kit
    • Publicação de press releases
    • Realização e publicação de entrevistas [1]
  • Retomada do uso de mídias sociais, como Twitter (@wmnobrasil)
  • Melhora da comunicação interna do grupo:
    • Criação de um grupo na plataforma Slack, que tem servido como principal meio de comunicação interna do grupo, com a participação ativa da grande maioria dos membros

Relatos[edit]

A seguir está a visão geral de alguns membros em relação ao Treinamento ocorrido nos dias 9 e 10 de abril de 2016.

User:Dianakc[edit]

Após o treinamento dos dias 9 e 10 de abril ficou claro que precisávamos nos comunicar e organizar nossas ações melhor, no dia 11 de abril criei um time Slack com os integrantes e apoiadores do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil. A plataforma tem sido usada por empresas e comunidades então foi o que pareceu mais adequado, a maioria dos membros têm participado ativamente do grupo, de modo que discutimos e organizamos ações praticamente todos os dias.

Eu já tinha iniciado o desenvolvimento do website do Grupo no ano de 2014/2015 mas decidi por refazer todo o conceito e organização, registrei novamente o domínio no dia 14 de abril e o site ficou razoavelmente pronto em agosto 2016, ainda estamos construindo partes do website de modo a ter uma base de conhecimento off-wiki; além do website, também reativamos os demais canais de divulgação (Facebook e Twitter). Iniciamos a discussão com a Fundação sobre a apropriação e uso indevido do domínio wikimedia.org.br que havia sido legalmente concedido a dois membros do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil em 2014, o domínio foi apropriado por um ex-membro do grupo sem aviso algum aos dois membros que assinaram a licença de uso e portanto poderiam legalmente usufruir do domínio.

Ações
  • Desenvolvi o website do grupo deu usuários Wikimedia no Brasil (hospedagem gentilmente cedida pela empresa de um amigo]
  • Alguns membros do grupo têm mantido um ritmo de publicação razoável e está familiarizada com a plataforma do website e manutenção de redes sociais,
  • Ainda não temos tido um fluxo de contato ativo por e-mail, mensagens privadas em redes sociais etc, então nós temos monitorado a rede e tentado responder ativamente os possíveis interessados no projeto (imprensa, indivíduos, educadores, pesquisadores) com algum sucesso
  • Alguns membros já concederam entrevistas sendo pro-ativos no contato com jornalistas.
Próximos passos
  • Criar um calendário de publicações para manter um fluxo de publicação
  • Desenvolver uma base de conhecimento off-wiki sobre os projetos

Joalpe[edit]

Há pelo menos três grandes desafios estratégicos no desenvolvimento da comunicação do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil. Apresento-os brevemente, destacando ações que temos tomado para enfrentá-los. Inicialmente apresento recursos que conseguimos constituir para o desenvolvimento de uma prática ativa de comunicação. Os desafios apresentados estão evidentemente inter-relacionados e, por mais que as ações que listo sejam aspectos importantes para a realização do trabalho, não são ainda suficientes.

Recursos[edit]

  • Cultura de comunicação: É consenso em nosso grupo que devemos comunicar nossas ações e planejamentos. Isso está estritamente de acordo com nossa preocupação fundamental com transparência e prestação de contas.
  • Prática continuada de comunicação: Temos desenvolvido no decorrer dos anos várias ferramentas de comunicação, como páginas no meta e um site wiki. Temos de maneira individualizada ações importantes de comunicação, como a participação em grupos e comunidades em redes sociais, a esplanada, canais IRC etc.
  • Comunicadores: Pelo menos três de nossos membros atuam profissionalmente como jornalistas. Contamos com uma premiada desenvolvedora WP e MediaWiki em nosso grupo.

Desafios[edit]

Desenvolvimento de meios de comunicação de referência, que tenham continuidade[edit]

Devemos estabelecer canais de comunicação que as pessoas devem saber onde encontrar e que tragam informações que sejam do interesse dessas pessoas. Abaixo listo ações que tomamos nesse sentido:

  • Criação de uma página do grupo de usuários, com apresentação de projetos e programas, um blog e uma área de imprensa. A regularidade de postagens é semanal ou mais, com vinculação direta com o Facebook e o Twitter.
  • Manutenção de uma página relatorial no meta, atualizada sempre que há uma atividade desenvolvida.
  • Realização de parcerias para que nosso material seja reproduzido: ARede Educa, Open Knowledge Brasil, blog Traço de Ciência.
  • Produção de uma lista de atividades, divulgada em páginas de discussão nos projetos Wikimedia.
  • Produção de conteúdo distribuído nos canais globais de comunicação da comunidade: blog da WMF, boletins de educação e GLAM, canais no Facebook.
  • Desenvolvimento de uma página oficial no Commons, com material de fácil acesso.
  • Elaboração de conteúdo de real interesse jornalístico, como a série de entrevistas sobre Wikipédia e educação, comentários sobre situações em que a Wikipédia foi objeto de matéria jornalística, traduções.
Ações reativas e pró-ativas com jornalistas e estudantes de jornalismo[edit]

Devemos estabelecer canais diretos de comunicação com jornalistas e estudantes de jornalismo, sabendo reconhecer suas demandas e interesses, estimulando a veiculação positiva sobre os projetos Wikimedia. Abaixo listo ações que tomamos nesse sentido:

  • Criação de uma seção de imprensa no site do grupo.
  • Criação de um correio eletrônico de contato direto.
  • Pré-elaboração de um mailing para jornalistas.
  • Elaboração de material visual, carregado no Commons.
Elaboração de uma prática no grupo para a comunicação de nossas atividades e programas[edit]

Devemos considerar que qualquer atividade realizada pelo grupo tem potencial comunicativo. (Este talvez seja o ponto mais falho de nossa atividade, na medida em que a gestão e produção da comunicação do grupo, que deveria ser partilhada por todos, deveria ser realizada continuamente por todos. Isso envolve reports no meta, elaboração de posts no blog etc.)

Algumas possibilidades que me parecem interessantes[edit]

  1. Estabelecermos metas de comunicação para cada integrante no grupo (1 post por mês no site, 1 atividade de comunicação on-wiki por mês)
  2. Estabelecermos metas de comunicação para o grupo (8 posts mensais no site, 1 release por mês, 1 contato com jornalista por mês, 1 matéria com a participação do grupo por bimestre)
  3. Desenvolvermos a capacidade para a produção de comunicação em inglês nas páginas oficiais da comunidade global (1 publicação por mês no boletim de educação, 1 publicação por mês no boletim GLAM, 1 publicação por trimestre no blog WMF)
  4. Estabelecermos um rodízio mensal para a construção da lista de mensagens enviadas on-wiki.
  5. Termos uma reunião mensal dos comunicadores do grupo e demais interessados para avaliar o desempenho e a realização da estratégia.