Wikimania 2006 Call for Participation/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Other languages:

Sobre Wikimania[edit]

A Wikimania é um evento global anual dedicado à Wikipedia e a outros projetos da Wikimedia. É ao mesmo tempo uma conferêcia científica e um evento comunitário, aberto ao público. A Wikimania é um local para usuários e editores dos projetos reunirem-se, conhecerem-se, trocar idéias e relatar sobre pesquisa e projetos. A conferência deste ano será realizada entre 4 e 6 de agosto de 2006, no campus da Faculdade de Direito de Harvard, em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos.

Está aberto o prazo para a apresentação de trabalhos, pôsteres, apresentações, workshops e grupos de discussão. Também estão abertas as incrições para palestrantes e painéis de palestrantes, além de sugestões para outras atividades. Todos são bem-vindos para apresentar abstratos (abstracts) e idéias. Seja ousado em suas propostas!

Datas importantes[edit]

  • 15 de abril de 2006 (Prorrogado) : Prazo final para propostas de workshops e tutoriais
    • Notificação de aceite: até 30 de abril
  • 30 de abril de 2006 (Prorrogado) : Abstratos para painéis, trabalhos, pôsteres e apresentações
    • Notificação de aceite: até 15 de abril
  • 4-6 de agosto de 2006 : Wikimania

Temas de conferências[edit]

As propostas devem abordar pelo menos um dos seguintes temas:

  • Infraestrutura técnica – Pontos relacionados ao desenvolvimento e extensão da Wikimedia; Projetos sobre o hardware da Wikimedia; novas idéias para desenvolvimento (incluindo casos de estudo de outras wikis ou projetos similares).
  • Projetos e conteúdo da Wikimedia – Apresentação de projetos e resultados interessantes; objetivos futuros dos projetos e tipos de distribuição; maneiras de aprimorar a qualidade do conteúdo. Novas aplicações para o conteúdo de projetos: em educação, jornalismo, pesquisa, etc.
  • Conhecimento livre e acesso a informação – Presentes e futuras iniciativas sobre conhecimento livre; projetos correlatos de biblioteca e arquivamento pelo mundo e contribuição de bibliotecários e arquivistas; maneiras de coletar e distribuir conhecimento.
  • Ciência social Wiki – Os contribuintes e usuários (quem são eles? De onde vêm?); problemática de reputação e identidade; resolução de conflitos e dinâmica de comunidade; comunidades digitais em escala. Idiomas e culturas e sua interação online; multilinguismo via wikis. Estudos linguísticos em comunidades wiki.
  • Legislação e Política - Copyleft, direitos autorais coletivos, pontos específicos acerca de edição e distribuição comunal; outras áreas legais para as quais a Wiki[mp]edia é um caso de estudo de interesse. Criação de políticas em projetos individuais.

Propostas[edit]

Tipos de propostas[edit]

  • Painéis (Sugira um grupo de 2 a 5 palestrantes sobre um tema específico)
  • Workshops (De 30 a 120 minutos)
  • Apresentações (apresentações/trabalhos com duração de 10 a 30 minutos)
  • Pôsteres (Apresentações impressas ou com auxílio audiovisual com capacidade de autosustentação)
  • BOFs 1 (Birds-of-a-Feather/sessões de discussão - 45 a 60 minutos de discussão em grupo)

Nós também aceitamos propostas artísticas, especialmente representações visuais ou afins de algum aspecto do projeto.

Formato para propostas[edit]

Todas as propostas devem incluir, obrigatóriamente, um título e um abstrato (abstract) de 100 a 300 palavras. Elas também devem incluir o nome completo (e o nome de usuário na Wikipédia, se apropriado) do proponente, com informações para contato e afiliações. Requisições especiais para a apresentação (equipamento para workshops ou painéis) devem ser incluídas. Os abstratos (abstracts) devem ser enviados no formato plain text (no corpo da mensagem), e não como arquivos anexados.

  • Propostas para workshops devem incluir uma descrição geral de 1 a 2 parágrafos sobre as áreas a serem cobertas ou lecionadas.
  • Propostas para painéis de palestrantes devem incluir breves biografias sobre cada um dos participantes em cada painél.
  • Propostas para trabalhos e apresentações podem incluir um link para um rascunho (draft) do trabalho ou slides, se estiverem disponíveis. Indique claramente se a proposta diz respeito a algum projeto wiki específico, e se a apresentação pretende ter duração determinada.
  • Propostas para BOFs1 devem descrever a relevância e o interesse comunitário do tema, e indicar o(s) mediador(es) proposto(s).

Para o processo de apresentação de sua proposta, por favor visitethe Wikimania website. Envie perguntas ou sugestões para cfp <arrouba> wikimedia.org .

Propostas finais[edit]

Propostas finais devem ser enviadas em um formato aberto (OpenOffice, LaTeX sources, HTML…) e licenciadas sob uma licença de conteúdo livre (GFDL ou CC-BY-SA).

Bolsas[edit]

Um número limitado de bolsas estará disponível para aqueles que não tiverem condições financeiras para comparecer à conferência. Sugere-se que palestrantes aprovados que necessitem de ajuda requisitem-na.

1 Birds-of-a-Feather (BOF) é uma modalidade de discussão comumente oferecida em conferências na qual grupos de pessoas com interesses afins reúnem-se para discutir um tema proposto pela própria comunidade de participantes.

Mais páginas úteis:   Wikimania 2005 | 2005 website +/-