Wikimedia Blog/Drafts/Inspire New Readers campaign: Raise awareness of Wikipedia where you live/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Campanha Inspire Novos Leitores: conscientize sobre a Wikipédia aonde você vive

Sumário

Pesquisas recentes mostram que apenas 33% dos usuários da internet na Índia, 19% no Iraque e 39% no Brasil já ouviram falar da Wikipédia. Esses números se diferem dramaticamente dos Estados Unidos e da França, onde, respectivamente, 87 e 84% dos usuários da internet já ouviram falar da Wikipédia. Como você conscientizaria sobre a Wikipédia aonde você vive? Uma nova campanha quer ouvir as suas ideias.

Image caption

Photo by Victor Grigas, CC BY-SA 3.0.

Corpo

Você sabia que apenas 33% dos usuários da internet na Índia já ouviram falar da Wikipédia? Do mesmo modo, há várias outras regiões no mundo que estão na mesma situação. Apenas 19% dos usuários da internet no Iraque e 39% no Brasil sabem sobre a Wikipédia. Se você vivesse (ou será que já vive?) em um desses lugares, o que você faria para atrair novos leitores à Wikipédia?

Queremos ouvir as suas ideias! De 8 de janeiro a 4 de fevereiro, estaremos executando uma nova campanha colaborativa: Inspire Novos Leitores. A meta dessa campanha é apresentar ideias sobre como conscientizar sobre a Wikipédia aonde você vive. Ao longo do próximo mês, compartilhe suas ideias, discuta com outros e planeje um novo projeto na página da campanha Inspire no Meta. Após a campanha, subsídios estarão disponíveis para transformar essas ideias em ações coletivas. Para projetos que não necessitem de financiamento, planejamento e apoio logístico estão disponíveis.

Por que novos leitores?

A meta dessa campanha é apresentar ideias sobre como conscientizar sobre a Wikipédia. Queremos trazer novos leitores ao movimento que nunca antes usaram a Wikipédia, e ajudá-los a entender o trabalho incrível que milhares de voluntários fazem para construir a maior fonte do mundo de conhecimento livre.

Essa campanha é uma da série de projetos da Fundação Wikimedia que visam aumentar a conscientização dos projetos da Wikimedia. Esse trabalho é vitalmente importante: sabemos, através de pesquisa, que a consciência sobre a Wikipédia difere ao redor do mundo. Nos Estados Unidos e na Europa Ocidental, em média, 85% dos usuários da internet já ouviram falar da Wikipédia, esse número cai rigorosamente ao redor do mundo. Pesquisas também mostram que apenas 33% dos usuários da internet na Índia, 19% no Iraque e 39% no Brasil já ouviram falar da Wikipédia.

Por que conscientizar é importante? Conscientizar é o primeiro passo no progresso de novos usuários, apoio e, por fim, participação nos projetos da Wikimedia. Nós sabemos que a baixa conscientização da Wikipédia é associada com o baixo uso, e sem uso, pessoas nunca se tornarão colaboradoras ou ativistas do conhecimento livre. O acesso ao conhecimento é um direito humano universal. Focando na maior participação estamos tanto trabalhando no livre acesso de informação quanto por uma fonte mais diversa de conhecimento aberto, onde todos têm o mesmo peso na documentação da história.

Participe da campanha!

As campanhas Inspire são eventos de duração mensal para focar em esforços colaborativos em alguns dos desafios com maior urgência do movimento Wikimedia. É hora de compartilhar e criar novas ideias, e há várias maneiras de participar: você pode contribuir com as suas próprias ideias, fornecer comentários nas ideias de outros, e se voluntariar para ajudar nos projetos de outros participantes.

Recursos estão disponíveis para ajudar você a pensar em novas ideias. É possível encontrar dois vídeos explicando os esforços recentes sobre a conscientização da Wikipédia na Nigéria e na Índia na página da campanha. Também estaremos organizando duas oficinas: uma sobre como pensar sobre conscientização, e outra sobre como planejar um piloto. Encontre os detalhes e cadastre-se para participar das oficinas aqui.

Junte-se à campanha Inspire Novos Leitores e ajude-nos a trazer a alegria da Wikipédia aos novos leitores ao redor do mundo.

María Cruz, Comunicações e Gerente de Projeto de Divulgação, Aprendizagem e Avaliação, Fundação Wikimedia

Essa campanha Inspire está sendo conduzida pela equipe de Recursos da Comunidade da WMF com apoio da equipe de Novos Leitores, que inclui colegas das equipes de Audiência, Comunicações e Parcerias.

Apresente suas propostas após 9 de janeiro!