Wikimedia Blogue/Rascunhos/Introdução ao Conselho de Administradores da Fundação Wikimedia

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Wikimedia Blog/Drafts/Introduction to the Wikimedia Foundation Board of Trustees and the translation is 100% complete.

Correct.svg Esta página é atualmente um esboço. Podem existir informações mais pertinentes na página de discussão.

À administração de traduções: Geralmente, esboços não devem ser marcados para tradução.

Other languages:
English • ‎Türkçe • ‎dansk • ‎español • ‎français • ‎português • ‎português do Brasil • ‎مصرى • ‎中文 • ‎日本語

Title

Introdução ao Conselho de Administradores da Fundação Wikimedia

Painel do Conselho de Administradores na Wikimania 2013 (da esquerda para a direita, a presidente cessante Kat Walsh, Patricio Lorente, Bishakha Datta, Jan-Bart de Vreede, Jimmy Wales, Phoebe Ayers, María Sefidari, Samuel Klein, Alice Wiegand. Não estão presentes na foto Stu West e Ana Toni.)

Body

Este é o primeiro post de uma série, onde os membros do Conselho de Adminstradores da Fundação Wikimedia abordarão ideias e opiniões e escreverão o que pensam sobre os assuntos do movimento Wikimedia. Dado que este é o post inicial desta série, gostaria de informar o funcionamento e as atividades do Conselho e como está relacionado com a liderança do movimento Wikimedia.

O que é o Conselho?

Antes de ser eleita para o Conselho, eu era uma Wikipedista de longa data e membro da comunidade Wikimedia. Enquanto membro desta comunidade, sempre achei que o Conselho de Administração da WMF (Fundação Wikimedia) fosse algo um pouco misterioso: o que faziam e porquê? Como funcionava o Conselho de Administradores? As suas decisões afetariam o meu trabalho como editora? O Conselho de Administradores é a autoridade suprema de administração da Fundação Wikimedia, mas que significado tem isso na prática? Este post tentará responder a algumas dessas perguntas.

Valerá a pena começar pelo início, sobre o que é o Conselho e a sua composição. O Conselho de Administradores da Fundação Wikimedia é composto por dez membros; cinco lugares são eleitos pelos membros da comunidade ou selecionados pelos capítulos da Wikimedia, quatro lugares são designados pelos membros do Conselho existente e um lugar está reservado ao fundador da Wikimedia, Jimmy Wales. Esta é uma disposição complexa, mas que traz benefícios. Ter a maioria dos lugares eleita ou selecionada pela comunidade aumenta a responsabilidade da comunidade editorial e assegura que vários administradores tenha conhecimento direto e em primeira mão dos projetos. Ao reservar lugares para membros nomeados também significa que o Conselho pode recrutar especialistas necessários à área da governação, financeira e outras. Este processo complexo de seleção também assegura a diversificação do Conselho. O atual Conselho é proveniente de oito países (não há mais do que dois elementos do mesmo fuso horário). Metade de nós possui o Inglês como língua nativa. Homens e mulheres estão uniformemente representados, pertencentes a diferentes faixas etárias, experiência de governação e do movimento Wikimedia. Todos os administradores são voluntários; na nossa atividade diária, trabalhamos e lideramos projetos de ensino aberto, bibliotecas, universidades, empresas start-ups tecnológicas, organizações sem fins lucrativos e em gestão municipal. É de salientar que esta diversidade é pouco habitual para uma organização sem fins lucrativos de grande envergadura; geralmente, o conselho das grandes instituições de caridade são maioritariamente compostos pelos grandes dadores, que pretendem ver o seu dinheiro bem gasto. Em contraste, o nosso conselho é diretamente representativo das pessoas que utilizam e desenvolvem os projetos Wikimedia.

Isto significa que apesar do Conselho não ter um papel de decisão diário para os projetos ou para a Fundação -- não estamos envolvidos com os tipos de políticas e decisões de procedimentos que são feitas todos os dias na Wikipedia e na Fundação -- nós tendemos a nos interessarmos nestas decisões. Membros individuais do Conselho participam e seguem regularmente em decisões da comunidade, mas não é requerido para administradores, nem sempre significa que o todo o Conselho está a considerar um assunto. Uma coisa que é regularmente surpreendente para os membros da comunidade assim como para novos administradores, é o quão limitado o envolvimento do Conselho é nos assuntos da Wikimedia. Enquanto tendências importantes nos projetos - como a negação de editoria ou esforços exteriores com sucesso - influenciam que direção é dada ao Diretor Executivo e que peso têm as prioridades no plano anual, o Conselho não está envolvido no desenvolvimento das soluções. O Conselho também não haje como juíz nas diputas, decisor de editorial para os projetos ou manager activo para a Fundação. Isto significa que o Conselho não toma uma posição formal no demais projeto, Fundação ou assuntos de movimento -- ou mesmo na maior parte dos assuntos que os administradores pensam ser importantes, porque o Conselho apenas se pode pronunciar como um corpo de 10 pessoas.

O que faz o Conselho?

Então o que faz o Conselho? O papel principal do Conselho é contratar e avaliar o Diretor Executivo da Fundação Wikimedia, que por sua vez lidera as atividades da Fundação, o que inclui proporcionar uma infraestrutura para os projetos da Wikimedia. Isto significa orientar e dar feedback ao diretor ao longo de todo o ano, e encontrar um novo diretor se necessário -- por exemplo, em 2013 Sue anunciou a sua renúncia ao cargo, portanto estamos ativamente à procura do próximo diretor. O conselho também dá entrada de alto nível no desenvolvimento do plano anual da Fundação, o que inclui o orçamento para as atividades da Fundação e o crescimento ou corte de diferentes partes da organização, e assina o resultado final, e tem também uma responsabilidade formal em grandes decisões financeiras. Assinamos nas formações de novos capítulos e organizações da Wikimedia, e orientamos e opinamos em várias questões como é requerido pelos executivos da WMF ou consoante necessidade. Também temos a responsabilidade de nos assegurarmos que o Conselho está funcional --que novos administradores estão no quadro, que cada administrador é avaliado e continua a aprender e a desenvolver o seu papel, e que trabalhemos bem como um corpo de governo.

Assim, limitam-se as responsabilidades do Conselho e o trabalho da Fundação é feito pelos nossos funcionários excelentes e capazes e voluntários. Mas há também um bom acordo de trabalho informal para curadores, que vão desde a participação nas discussões da comunidade Wikimedia, mantendo-se com listas de discussão e relatórios, continuando como um editor do projeto, viajando para reuniões da Comunidade, participando de workshops e eventos e dando entrevistas e falando em eventos fora do Wikimedia. Enquanto curadores variam no que exatamente eles fazem, todos fazem parte deste trabalho exterior. E nós gastamos muito tempo a falar um com o outro. Embora o nosso papel é de governança, diretoria WMF, como o resto da Wikimedia, é fortemente discussão e orientada para o consenso. Discutimos as questões do dia ao e-mail e reuniões de IRC, e nos encontramos uma vez um quarto em pessoa..--em San Francisco, nos escritórios da WMF, no Wikimania cada ano e muitas vezes em um terceiro local também.

Sobre Liderança

Isto traz-me à questão da liderança. O Conselho está envolvido na mais ampla comunidade Wikimedia porque, como administradores da Fundação Wikimedia, também sentimos a responsabilidade final para a saúde dos projetos da Wikimedia, que são o que a Fundação existe para apoiar. Embora o Conselho é a mais alta autoridade jurídica no âmbito da Fundação Wikimedia, nosso escopo formal é deliberadamente estreito, como deve ser para a praticidade e a boa governação. Nós não lideramos o desenvolvimento de processos nos melhores projetos, ou fazemos o trabalho diário de rever páginas e acolher novos editores. Não levamos o trabalho de engenharia, e não fazemos a pesquisa que analisa as tendências em grande escala através dos projetos. O que podemos tentar fazer é superfície e refletem os temas maiores e mais importantes tópicos saindo de todo este trabalho, reconhecem as verdadeiras ameaças e agir adequadamente e tentar tomar ações para garantir a saúde a longo prazo e a vibração dos nossos projetos amados. O trabalho do Conselho não pode influenciar diretamente o trabalho dos editores do dia a dia, mas podemos entrar e contato direto com a Foundation e a comunidade, para atenção a estas questões e tendências, por falar ou simplesmente ajudar a apoiar os outros fazendo bom trabalho. Mas para fazer isso bem e com êxito, precisamos de ajuda. Isso inclui, acredito, desenvolvimento de liderança em toda a Wikimedia.

Tornando-se um líder dentro da Wikimedia e nos projetos da Wikimedia, é algo que muitas pessoas, inclusive eu, vim um pouco acidentalmente. Comecei como um líder no movimento Wikimedia, ajudando a executar alguns aspectos da Wikimania, nossa conferência internacional anual..--uma coisa que eu acabei fazendo porque eu me ofereci para ajudar com uma conferência específica, e então eu fiquei! Isto, por sua vez, levou a meu interesse em projetos Wikimedia e o trabalho da Wikimedia Foundation. Muitos líderes na Wikimedia que começou na Comunidade tinha um interesse em governança, ou, como eu, talvez em ajudar alguma parte das atividades da Wikimedia levantar e correr mais suavemente e isto por sua vez levou a outros trabalhos. Mas, nem toda área de nossos projetos é criada para incentivar os colaboradores, tornando-se líderes.

Eu acredito que uma das nossas principais tarefas como um movimento, e algo que precisamos focar, é intencionalmente desenvolver liderança. Isso não significa dar às pessoas títulos formais, ou indo contra nosso princípio geral da não-elitismo. Isso significa reconhecimento quando as pessoas assumem papéis de liderar processos ou projetos e reconhecendo o bom trabalho e boas ideias. Na Fundação, pensamos também significa apoio individual e grupo projetos financeiramente através do processo de concessão. Significa incentivar o desenvolvimento profissional em todos os lugares..--ensinar e aprender novas habilidades, de elementos da governança sem fins lucrativos, de como fazer o trabalho especializado em projetos. Significa também que devemos sempre fazer nossas tarefas inclusivas e fazer as vias de participação clara. Na Wikipédia e outros projetos da Wikimedia, há um botão "Editar" em cada página que serve como um convite para participar. Muitas vezes não é tão clara em nossos projetos off-line e nossas meta-discussões de como começar. A razão pela qual que eu era capaz de participar na Wikimania foi porque foi feito um espaço aberto e um convite emitido, para mim e para outros como eu. Da mesma forma, precisamos colocar cuidado em tudo que fazemos para garantir que os recém-chegados são bem-vindos. A razão é simples: Wikimedia tem um incrivelmente convincente e importante visão e missão..--e precisamos de mais pessoas para trabalhar para torná-lo realidade.

"Phoebe Ayers (usuário: phoebe) serviu um mandato como um curadora selecionada no período de 2010-2012, e foi eleita como um curadora de comunidade-eleita de 2013-2015. Ela serviu como secretária do Conselho durante seu primeiro mandato e atualmente é vice-presidente do Conselho. Ela tem sido editora da Wikipédia há dez anos. '

Notes

Hi all: this is meant as the first post in a series of editorials from members of the board. Bishakha is coordinating the series. PLEASE feel free to edit this and make suggestions, even though it's an editorial -- my feelings will not be hurt :) cheers, -- phoebe | talk 19:25, 7 January 2014 (UTC)