Wikimedia Chapters Association

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Chapters Association and the translation is 100% complete.

O Wikimedia Chapters Association' destina-se a servir como uma organização central para todos os capítulos que se unem. O objetivo da organização é promover a coordenação e a responsabilidade entre os capítulos, representam os capítulos sobre interesses comuns, facilitar o intercâmbio de conhecimento e experiência e prestar assistência e apoio no desenvolvimento organizacional.

Em 31 de março de 2012, o Berlim Agreement foi assinado por 30 capítulos Wikimedia. Por isso, eles manifestaram a intenção de se juntar a WCA com base na carta da decidida em Berlim pelos representantes dos capítulos. Este é o ponto de partida da Wikimedia Chapters Association. Na sequência de Berlim, um número de capítulos foram oficialmente convidados a juntar-se, e nomeou uma pessoa para ser membro do Conselho (CM).

Diagrama da Wikimedia Chapters Association. A partir de julho de 2012, existem os membros do Conselho e um presidente e um vice-presidente. A Secretaria não é eleita ainda.
Diagrama de Wikimedia movement

A WCA, finalmente, veio a existir durante a primeira reunião do Conselho em Washington, em 11 de julho de 2012. A reunião eleito um presidente do Conselho, van Ashley Haeften e um Vice-Presidente, Ziko van Dijk. Em uma resolução da reunião pediu a cadeira para instalar comissões para algumas tarefas especiais. Os outros capítulos, que ainda não aderir, são bem-vindos para se tornar uma parte da WCA. Na semana anterior a 18 de março de 2013, Markus Glaser foi eleito o novo Presidente do Conselho.

Em julho de 2013, o Conselho de WCA decidiu aceitar também organizações temáticas como membros da associação. Grupos de usuários de Wikimedia juntos podem nomear um membro do Conselho.

Na Wikimania 2013, em Hong Kong, o Presidente e o vice-presidente do Conselho demitiu-se. A WCA é agora de fato a dormir.

Perguntas mais frequentes

Uma breve história do movimento Wikimedia

O movimento Wikimedia é o nome de uma rede internacional. Combina várias organizações, wikis e muitas pessoas ligadas uns aos outros de maneiras diferentes.

  • Janeiro/2001: é fundada a wiki Wikipédia (em inglês), por Jimmy Wales e outros
  • Junho/2003: Jimmy Wales cria a Fundação Wikimedia. A WMF é executado o wikis da Wikimedia ("projectos Wikimedia") tais como a Wikipédia, legalmente e tecnicamente. A Fundação tem um Conselho e funcionários levam por um diretor executivo.
  • Junho/2004: Wikimedia Deutschland é o primeiro capítulo, uma organização independente nacional para apoiar o movimento Wikimedia na Alemanha.
  • 2005 Em Frankfurt (Alemanha) realiza o primeiro Wikimania. Tornou-se o Congresso Anual Internacional do movimento Wikimedia.
  • Abril/2012: O Comitê de capítulos WMF torna-se o Comitê de afiliações WMF e convida Wikimedianos estabelecer organizações temáticas e grupos de usuários.
  • Julho/2012: A Associação de capítulos Wikimedia é estabelecida durante a Wikimania em Washington.

O que é a WCA?

Discutir a carta da WCA, Frieda Brioschi a falar. Berlim, 31 de março de 2012.
Tomer Ashur de Israel (à direita) foi eleita presidente de um comitê, para preparar o estabelecimento da WCA. Berlim, 31 de março de 2012.
Os representantes da Wikimedia Deutschland assinam o Berlin Agreement, declarando que o capítulo pretende juntar-se a WCA: Martin Rulsch e Delphine Menard, com moderador Ziko van Dijk. Berlim, 31 de março de 2012.

A WCA é uma organização não-governamental internacional. Serve o movimento Wikimedia, apoiando o trabalho dos Wikimedia chapters. Os objetivos da WCA são descritos em seus capítulos.

A WCA não é incorporada ainda legalmente, mas existe por causa das ações e crenças dos capítulos e indivíduos. Uma incorporação (ou registro) de acordo com a lei de um determinado país se seguirão em breve.

Quem são membros da WCA?

A WCA é baseado em organizações da Wikimedia, ambos os capítulos e organizações temáticas. Eles são organizações juridicamente independentes, geralmente com pessoas individuais como membros. Um capítulo une os interessados em questões de Wikimedia em um determinado país (ou nos Estados Unidos, uma parte de um país). Dos 39 que existem atualmente, 26 Wikimedia chapters que existem atualmente, 26 tem juntado-se ao WCA.

Estas organizações estão autorizadas a utilizar a expressão 'Wikimedia' por causa de um acordo, assinado entre a Fundação Wikimedia (WMF) e uma determinada organização. Uma organização nacional que quer se tornar um capítulo aproxima-se da Affiliations Committee; se a organização atende aos requisitos, a Comissão faz uma recomendação para o Board of Trustees da WMF. A decisão final cabe a esse Conselho. É o WMF que reconhece os capítulos porque a WMF tem os direitos de marca sobre as expressões 'Wikimedia', 'Wikipédia' etc.

A WMF decidiu não ter membros individuais ou subsidiárias jurídicas própria. Capítulos Wikimedia e organizações temáticas são juridicamente independentes. Se algo acontecer, como uma lei devastadora, ação contra o WMF, então apenas os dez membros do Conselho serão responsáveis. Há muitos sinais que o WMF pensa positivo sobre uma organização internacional para os capítulos.

Como posso participar de uma organização Wikimedia?

O mandato da equipe do Tomer terminado com a primeira reunião do Conselho de WCA, em Washington no Wikimania, em 11 de julho de 2012. Naquele dia, Tomer participou da reunião via Skype.

Cada capítulo da Wikimedia e organização temática podem se juntar a WCA. Ele deve expressar esse desejo em si; sendo uma organização Wikimedia não faz automaticamente uma organização membro do WCA. Após a adesão, a organização da Wikimedia (também) é uma organização membro do WCA.

Uma organização de Wikimedia que se juntou a WCA tem de respeitar a carta de WCA. Até agora, não há nenhuma obrigação como uma taxa. Um capítulo de membro tem o direito de nomear um membro do Conselho da WCA. A página sobre Associação explica o procedimento.

Um capítulo de membro não 'tem que ' nomear um membro do Conselho (imediatamente), mas não a nomeação pode ser vista como um sinal de que o capítulo pode não ser pronto para juntar-se. Nomeação não é apenas uma maneira para o capítulo a ter uma influência sobre a WCA - significa também que o capítulo fornece a WCA com um valioso colaborador.

Um membro da organização pode deixar a WCA; Isto deve ser anunciado pela diretoria do referido capítulo à Presidência do Conselho. De acordo com a carta, o Conselho pode (por uma maioria de dois terços) excluir uma organização da WCA.

O que é o estatuto dos membros do Conselho?

Reunião do Conselho em Washington. Wikimania, 11 de julho de 2012.

O Conselho é o órgão mais importante da WCA. Trata-se de membros do Conselho (CM); cada CM tem um voto no Conselho. O CMs é nomeado pelos capítulos membro; um membro de Conselho por capítulo de membro. Membro do Conselho serve como um indivíduo. Ele pode ter uma posição em uma organização de Wikimedia, ou não; como um membro do Conselho, ele opera sob o nome de vida real. Ninguém pode encomendar um CM como votar, mesmo, não a organização que o nomeou.

A nomeação ocorre para um mandato de dois anos. O CM perde sua adesão do Conselho:

  • Se ele renuncia;
  • se uma maioria de dois terços do Conselho remove-lo por falta grave cometida;
  • se, após os dois anos, ele não re-nomeado;
  • se a organização que o nomeou substitui-lo por outra pessoa;
  • se a organização que o nomeou deixa a WCA.

Isto significa que uma organização não pode simplesmente destituir o CM-nomeado. Ele deve apresentar imediatamente um novo CM para substituí-lo. Em geral, é do interesse do CMs, as organizações e a WCA no total que um CM serve para o período inteiro. Um CM deve acumular experiência e fazer amizade com o outro CMs.

Membro do Conselho e o capítulo que nomeia ele devem deixar claro o que eles esperam do outro. Membro do Conselho geralmente é deveria para informar o capítulo sobre o que acontece na WCA e ouça o capítulo. Uma organização deve dar apoio para a CM-nomeado e ajudá-lo a informar os membros da organização e dar feedback.

De onde vem o dinheiro e onde está destinado?

Reunião do Conselho em Washington. 11 De julho de 2012
No final da Wikimania: apresentação de Ashley Van Haeften sobre a WCA.

No momento atual, a WCA não tem nenhum orçamento. budget Comité irá apresentar um orçamento, talvez um simples para revisão antecipada, enquanto trabalhava em uma detalhada. O Conselho vai votar o orçamento. Em consonância com a carta, o montante a ser dado por cada organização, confiará no seu plano, para que os custos WCA sejam razoáveis para cada organização.

Algumas organizações membros anunciaram que eles gostariam de apoiar a WCA com somas (menores). Somas mais elevadas precisaria ser parte dos orçamentos de capítulo. Possivelmente o novo FDC apoiará a WCA, direta ou indiretamente.

A WCA vai precisar de dinheiro, principalmente para pagar funcionários para desempenhar suas tarefas e/ou apoiar os voluntários. Até agora, as despesas de viagem do CMs são pagos normalmente pelas organizações. As reuniões acontecem em convenções como a Wikimania já existentes por mais tempo. No futuro, a WCA pode pagar alguns destes custos.

Links e Background

Ver também