Plano Anual da Fundação Wikimedia/2023-2024/Detalhes da Fundação

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation Annual Plan/2023-2024/Foundation Details and the translation is 93% complete.
Outdated translations are marked like this.

Visão geral: Fundação Wikimedia pelos números

Como a Fundação Wikimedia apoia os projetos Wikimedia? Nesta seção, apresentamos um detalhamento do trabalho da Fundação e como nós alocamos recursos, incluindo orçamento e equipe, para nossas funções centrais. O trabalho da Fundação pode ser dividido em cinco categorias distintas:

  1. Evoluir as ferramentas e a funcionalidade dos projetos Wikimedia
  2. Construir serviços de análise e aprendizado de máquina para avaliar o impacto e o sucesso de melhorias técnicas, entender metadados e ajustar o tamanho de capacidades técnicas
  3. Apoiar os afiliados e a comunidade voluntária que torna os projetos Wikimedia possíveis
  4. Proteger o acesso aos projetos Wikimedia e melhorar a compreensão e consciência sobre o movimento Wikimedia
  5. Trabalho não programático para apoiar o desempenho e a efetividade da Fundação.

Cada uma destas cinco categorias representa uma função central do trabalho da Fundação Wikimedia, abrangendo departamentos ao longo da organização. Segue-se um detalhamento mais completo de cada categoria:

  1. Evoluir as ferramentas e a funcionalidade dos projetos Wikimedia. Desenvolver novos softwares, adaptar os sites para novas funções de formulário (ex: dispositivos móveis, voz), manter nossos servidores e o conjunto de tecnologia, investir em segurança dos sites.
    • 23% do nosso orçamento = $39,7 milhões
    • 26% da equipe (toda a equipe que apoia a categoria do Wiki Experiences e a categoria dos Públicos Futuros)
  2. Construir serviços de análise e aprendizado de máquina para avaliar o impacto e o sucesso de melhorias técnicas, entender metadados e ajustar o tamanho de capacidades técnicas. Desenvolver ferramentas e serviços de aprendizado de máquina para apoiar contribuidores, criar e entregar análises, APIs e metadados que permitam que a equipe técnica da Fundação e as pessoas que contribuem voluntariamente tomem decisões com base em dados. Explorar usos de conteúdo Wikimedia que beneficiarão a missão. Apoiar análise e aprimoramento contínuos dos sistemas.
    • 26% do nosso orçamento = $46,4 million
    • 30% da equipe (Toda a equipe que apoia a categoria de Serviços de Sinais e Dados, Suporte a Produto e Engenharia e Fundações de Infraestrutura. Wikimedia Enterprise e outras equipes explorando estratégias de reutilização de conteúdo.)
  3. Apoiar os afiliados e a comunidade voluntária que torna os projetos Wikimedia possíveis. Financiar nossos afiliados, comunicar-se com o movimento, apoiar a criação de corpos e estruturas do movimento, prover infraestrutura do movimento, financiar e organizar reuniões e eventos, proteger e defender voluntários.
    • 20% do nosso orçamento = $35,1 milhões
    • 12% da equipe (Programas da Comunidade, Recursos da Comunidade, Parcerias, Desenvolvimento da Comunidade, Comunicações do Movimento, Estratégia do Movimento e Governança, Confiança e Segurança e Direitos Humanos, apoio ao Conselho)

Proteger o acesso aos projetos Wikimedia e melhorar a compreensão e consciência sobre o movimento Wikimedia. Defender leis e regulações que protejam as pessoas, o modelo e os valores da Wikimedia, combater a censura e ameaças ao conhecimento livre, defender nossas marcas registradas, educar e construir confiança pública, preservar a reputação do movimento, cumprir leis e regulações

    • 9% do nosso orçamento = $16,6 milhões
    • 10% da equipe (Marca, Marketing, Comunicações Externas, Defesa Global de Nossas Causas, Assuntos Legais)
  1. Trabalho não programático para apoiar o desempenho e a efetividade da Fundação. Esta categoria é dividida em duas áreas.
    • Sustentar o futuro da Wikipédia e do movimento por meio de arrecadação de fundos. Garantir apoio financeiro por meio de arrecadação de fundos online, grandes doações e construir e administrar o Wikimedia Endowment.
    • 9% da equipe (Arrecadação de Fundos Online, Operações de Arrecadação de Fundos, Tecnologia de Arrecadação de Fundos, Grandes Doações e and Endowment)
    • Apoiar as necessidades administrativas e de governança da Fundação. Apoio financeiro e legal e garantir que a Fundação é uma empregadora de alto nível
      • 12% do nosso orçamento = $21,3 milhão
      • 13% da equipe (Finanças e Administrativo, Comunicações Internas, Talento e Cultura, Apoio jurídico geral e administrativo)

Visão Geral do Orçamento de 2023−2024


Como o detalhamento do orçamento reflete nossos recursos ao longo das quatro metas?

O detalhamento acima descreve como nosso orçamento está alocado ao longo do trabalho que a Fundação faz em apoio aos projetos Wikimedia. Isto é similar, porém levemente diferente de como o nosso orçamento é alocado às quatro metas deste plano anual, o que é descrito na seção acima.

Quando olhamos as quatro metas do Plano Anual deste ano, vemos algumas áreas claras de alinhamento e sobreposição. Por exemplo, a meta da infraestrutura: Promover Conhecimento Como um Serviço se liga diretamente às categorias sobre “#1: Evoluir Ferramentas e Funcionalidade” e “#2: Aprendizado de Máquina e Análises.” A meta de efetividade se liga diretamente à categoria sobre “#5: Despesas não programáticas: Arrecadação de Fundos e Geral & Administrativo.”

Onde vemos algumas discrepâncias é quando olhamos para a meta de segurança e inclusão e Equidade de Conhecimento. Elas não se ligam diretamente às categorias restantes sobre “#3: Apoiar afiliados e pessoas voluntárias,” e “#4: Proteger o acesso e melhorar a compreensão.” Isto ocorre porque Segurança e Inclusão tem uma lente mais ampla do que a categoria de “Proteger o acesso e melhorar a compreensão.” Muitas equipes na Fundação que são representadas no orçamento de Segurança e Inclusão - como Confiança e Segurança, Resiliência e Sustentabilidade da Comunidade e Direitos Humanos - estão também contidas corretamente na categoria “#3 Apoiar afiliados e pessoas voluntárias”, já que o trabalho deles está ligado diretamente ao movimento. Este é o motivo da diferença de dois pontos percentuais entre estes dois detalhamentos do orçamento da Fundação.

Visão geral de departamentos

Nesta seção nós compartilhamos uma visão geral de cada departamento, incluindo objetivos de departamentos e um detalhamento das equipes de cada departamento.

Objetivos de Produto e Tecnologia

Os departamentos de Produto e Tecnologia incluem as seguintes equipes: Engenharia de Confiabilidade de Site, Gerência de Produto, Engenharia de Plataforma, Engenharia de Ferramenta, Análise de Dados, Engenharia de Dados, Design e Gerenciamento de Programa.

Os objetivos de Produto e Tecnologia foram compartilhados no Meta para receber comentários da comunidade.

  • Part 1 contained the work portfolios (called "buckets") and some potential objectives for them.
  • Part 2 of this documentation covers the departments' finalised Objectives and Key Results (OKRs)

The final "buckets" are Wiki Experiences, Signals and Data Services, and Future Audiences representing approximately 50%, 30%, and 5% of the department's budget and focus respectively. There are two further "sub-buckets" of areas of critical function, Infrastructure Foundations and Product and Engineering Services representing the final 15% of the budget.

Objetivos de desenvolvimento institucional

O departamento de Desenvolvimento Institucional inclui as seguintes equipes: Arrecadação de Fundos; Enterprise; e Recursos da Comunidade, Programas da Comunidade, Desenvolvimento da Comunidade e Parcerias.

  • Desenvolver uma cultura de filantropia para melhorar nossas métricas, nossa responsabilidade e nossa narrativa sobre o impacto do nosso trabalho.
  • Arrecadação de fundos: Otimização contínua de iniciativas de arrecadação de fundos apoiadas por quem nos lê, incluindo trazer novos doadores para apoiar a Wikimedia em atuais e novos países e testar novos canais de arrecadação de fundos para diversificar os meios com que que adquirimos e retemos apoiadores.
  • Apoio maior de grandes doações: Com a visualização de páginas mantendo-se inalterada ou caindo em alguns de nossos maiores mercados de arrecadação de fundos e portanto com projeções reduzidas para pequenas doações em dólar, nós focaremos em aumentar nosso apoio de grandes doadores.
  • Endowment: Em seu primeiro ano de operação total como uma entidade 501(c)(3) independente, nós exploraremos e planejaremos a próxima campanha de arrecadação de fundos plurianual do Endowment. Nós desenvolveremos o Endowment ainda mais como uma entidade de caridade, o que incluirá construir todos os processos necessários de finanças e relatórios. Nós vamos continuar a evoluir o programa de doação planejado para aumentar a receita e preparar para aceitar doações mais complexas.
  • Enterprise: Fechar vendas adicionais com empresas no mercado de mecanismos de busca/assistentes de voz. Expandir nossos serviços de gerenciamento de contas e clientes atuais para garantir que eles renovem e expandam contratos atuais. Identificar e pilotar oportunidades de parcerias de vendas e/ou comerciais em pelo menos um novo mercado.

Objetivos de comunicações

O departamento de comunicações inclui as seguintes equipes: Estúdio de Marca, Comunicações Externas, Comunicações do Movimento, Comunicações Internas e Gerenciamento de Programa.

  • Crescer e proteger a reputação da Wikimedia, para que o valor do trabalho da Wikimedia em difundir o conhecimento livre seja compreendido. Nós convidaremos novos públicos, garantiremos que estamos liberando esforços de produtos e tecnologia para distribuir conhecimento livre e monitoraremos melhor e compartilharemos mais transparentemente nosso progresso como uma organização.
  • Alimentar conexões equitativas dentro do movimento, para reconstruir compreensão por todo o movimento de como nós trabalhamos com pessoas voluntárias em metas conjuntas. Continuaremos a reunir, celebrar e conectar o movimento. Criaremos diálogo de duas mãos em tudo, de trabalho em produto e tecnologia à carta do movimento com base em percepções e prioridades regionais.
  • Aumentar um senso de pertencimento por entre a equipe, para criar espaços para a equipe se conectar e construir ideias, estratégia e prática conjuntamente, e para moldar e criar as melhores práticas que promovam uma comunidade de colaboradores mais bem fundamentada

Objetivos legais

O departamento legal inclui as seguintes equipes: Assuntos Legais; Resiliência e Sustentabilidade da Comunidade; e Defesa Global das Nossas Causas.

  • Apoiar esforços de organização de comunidade e de construção de capacidade. Comunidades serão fundamentadas e empoderadas para participar da governança por meio de eleições e evolução de políticas. Fortaleceremos estruturas e processos do movimento, empoderando comitês-chave para atingirem suas metas e apoiando o CRCM em sua tarefa de completar a carta do movimento.
  • Defender e proteger nosso modelo, pessoas, projetos e valores. A Wikimedia precisa cocriar (com o movimento e parceiros-chave) uma visão positiva e clara para leis e políticas necessárias para o conhecimento livre, atendendo a padrões internacionais de direitos humanos. Reguladores devem ser instruídos sobre como o modelo da Wikimedia funciona e o valor social que ele cria. Pessoas que são visadas por conta de seu trabalho na Wikimedia precisam de orientação e defesa.
  • Defesa legal e resposta regulatória. Defenderemos a Fundação e o conteúdo do projeto e rejeitaremos exigências por dados pessoais nos tribunais. Prepararemos nossas operações para responder a obrigações legais e ao ambiente regulatório em transformação, e garantiremos respeito a leis aplicáveis e nosso comprometimento com os direitos humanos.
  • Infraestrutura eficiente, efetiva e inclusiva. Apoiaremos a criação, operação e melhoria contínua de processos que nos permitem assinar contratos, identificar e gerir riscos, prover subsídios e contratar e apoiar nossa equipe.
  • Projetos de advocacia e aconselhamento para atingir a missão. Avaliaremos equipes de risco e aconselhamento em vários assuntos, de construir novos produtos e ferramentas a otimizar nossos programas de concessão de subsídios, a aumentar a consciência sobre os projetos Wikimedia. Ajudaremos as comunidades e o público a aprender sobre casos em que a lei deveria proteger o conhecimento e a cultura livres.

Objetivos de Talento e Cultura

O departamento de Talento e Cultura inclui as seguintes equipes: Diversidade, Equidade e Inclusão Global; Experiência das Pessoas; Operações das Pessoas; e Recrutamento.

  • Melhorar a experiência global da equipe da Fundação ao redor do mundo: Definir e harmonizar nossos meios de trabalhar para criar experiências mais equitativas e unificadas em mais de 50 países.
  • Investir em ciclo de vida completo das pessoas: Entregar melhorias tangíveis para cada estágio do ciclo de vida da pessoa contratada (passando pelo recrutamento, o onboarding, o aprendizado, o crescimento, as recompensas, a gestão do desempenho e o enxugamento) para guiar o propósito, o desempenho e o impacto.
  • Construir infraestrutura essencial: implementar sistemas, processos e capacidades de RH para apoiar melhor nossa organização, que é complexa, distribuída globalmente e calcada em trabalho remoto.

Objetivos de Finanças e Administração

O departamento de Finanças e Administração inclui as seguintes equipes: Contabilidade, Aquisições, Pagamentos, Administração de Subsídios, Viagens e Encontros, Melhoria Contínua de Processos, Planejamento e Análise Financeira, Serviços de TI, Instalações e Ambientes de Trabalho.

  • Melhoria de Operações de Negócios: Melhorar a eficiência e eficácia de nossos fluxos de trabalho de negócios e operacionais para que eles ocorram de maneira uniforme, automatizada, centrada em usuários e tenham controles apropriados.
  • Planejamento, Gestão e Compliance: construir planos e gerir nossos recursos e operações financeiras para permitir que a Fundação atinja seus objetivos programáticos em cumprimento com todos os requerimentos regulatórios para satisfazer nosso status de entidade de caridade isenta de impostos.
  • Gestão de Risco Empresarial: entregar supervisão de risco organizacional e um programa de gestão para reconhecer e responder a ameaças e oportunidades.
  • Sistemas Empresariais: Prover infraestrutura e ferramentas técnicas internas para as operações de negócios de uma força de trabalho distribuída globalmente.
  • Ambientes de Trabalho: Desenvolver ambientes de trabalho que sejam produtivos, inclusivos e sustentáveis. A equipe de apoio em F&A entregará serviços de apoio virtuais e em escritórios que integrem as necessidades de nossos usuários com expectativas de desempenho claras.
  • Gestão de Investimento e Tesouro: Gerir eficientemente dinheiro, investimentos e processos de negócios relacionados. A equipe desenvolve e executa uma estratégia de fluxo monetário juntamente a políticas organizacionais de banco e investimento. Salvaguardar recursos doados e otimizar os excedentes para auxiliar necessidades operacionais.

Diretrizes Globais e Princípios de Compensação

Diretrizes Globais

Como uma empregadora global apoiando centenas de pessoas contratadas ao redor do mundo, a Fundação Wikimedia gerencia complexidade operacional significativa para uma organização sem fins lucrativos do seu porte. Nós recentemente apresentamos diretrizes globais para harmonizar práticas de trabalho e apoio a nossa equipe por todo o mundo em todos os processos relacionados a pessoas, da contratação à saída. Estas diretrizes continuarão a mudar e evoluir conforme necessário para apoiar melhor nossa equipe.

As Diretrizes Globais provêm um padrão básico de benefícios e políticas de pessoas contratadas que pode ser ajustado dependendo de exigências específicas de cada país. Estas diretrizes passaram a valer em janeiro de 2023.

Toda a equipe da Fundação recebe um conjunto de benefícios principais, independentemente de sua localização geográfica. Estes benefícios incluem plano de saúde, férias, licença médica, além de acesso a um plano de aposentadoria. Além disso, a equipe recebe benefícios providos em seu contexto local como feriados específicos de seus locais. As diretrizes globais apresentaram maior padronização em volta de muitas experiências e necessidades comuns de nossa equipe. Isto inclui experiências como novas licenças maternidade ou paternidade, grandes momentos da participação em eleições locais.

As diretrizes também criaram uma oportunidade para alinhar melhor nossos processos globalmente quando pessoas deixam a Fundação. Isto inclui uma nova política de desligamento (padronizada para pessoas em todos os níveis) que envolve o pagamento de um mês de indenização para cada ano de vínculo empregatício, até nove meses (a não ser que leis locais exijam algo diferente) – quaisquer exceções precisam de uma recomendação conjunta do(a) Chefe de Talento e Cultura e do Conselho Geral, com uma aprovação final do(a) CEO. As diretrizes nos permitiram tornar estas e outras políticas mais transparentes para a equipe independentemente de onde a pessoa mora ou trabalha.

Para a equipe da Fundação: por favor, notem que isto é um retrato das nossas políticas e pode mudar de tempos em tempos. A versão mais recente de nossas diretrizes está sempre disponível no OfficeWiki ou por meio de contato com o departamento de Talento e Cultura.

Princípios de remuneração

Ao longo dos últimos dois anos, a fundação Wikimedia padronizou seus princípios de remunerações para todas as pessoas contratadas. A tabela abaixo ilustra como a abordagem de remuneração da Fundação evoluiu ao longo da última década, incluindo as medidas mais recentes que tomamos este ano.

A abordagem da Fundação Wikimedia a remuneração é elaborada para permitir uma estratégia de contratação e construção da equipe que espelhe o movimento global de conhecimento livre que nós apoiamos; crie condições de pagamento equivalentes internacionalmente para que talentos sejam atraídos e permaneçam com a Wikimedia ao longo de países com diferentes faixas salariais e cenários econômicos variados; e proporcione à equipe um salário que reflita nosso status de organização sem fins lucrativos ao mesmo tempo em que a mantém significativamente engajada com o trabalho. Os princípios de remuneração da Fundação levam em conta vários fatores para determinar remunerações apropriadas para cada papel:

  1. Benchmarkings de salários externos. A Fundação usa uma pesquisa tradicional de remuneração feita por outra instituição para fazer benchmarking de salários com a base salarial média de papéis similares ao longo de diferentes indústrias no local em que estamos contratando. A pesquisa inclui dados agregados de empresas internacionais que operam naquele local;país específico.
  2. Dados do custo de vida. Cálculos do custo de vida, que podem incluir comparações para moradia, comida, transporte e outras necessidades também são consideradas em faixas de remuneração para papéis na Fundação, com base em múltiplas fontes tradicionais de dados.
  • Famílias de cargos. A Fundação contrata ao longo de uma vasta gama de papéis e conjuntos de habilidades (veja mais sobre isto abaixo) que são agrupados em famílias de cargos. Princípios de remuneração também levam em conta arquitetura de cargos e níveis em cada família de cargos.
  1. Orçamento disponível. Por fim, a remuneração é também baseada no orçamento disponível da Fundação no momento.

Famílias de Cargos e Progressões. Uma das complexidades que distingue a Fundação de outras organizações sem fins lucrativos de porte similar é a vasta gama de papéis para os quais nós realizamos contratações – indo de papéis altamente técnicos a papéis não-técnicos, ao longo de tantas regiões diferentes. Os cargos variam entre desenvolvimento de software, engenharia, design, gerenciamento de produto, ciência de dados, comunicações, concessão de subsídios, tecnologia da informação, recursos humanos, gestão financeira, assuntos jurídicos e arrecadação de fundos. A Fundação atualmente tem 17 famílias de cargos ao longo de todas as suas equipes. Estas famílias incluem categorias como “Talento e Cultura (RH)”, “Gestão de Produto”, “Qualidade” e “Serviços e Instalações Administrativas”. Em cada família de cargos há nove níveis - cinco níveis de contribuição individual que vão de “associado/associada” a “diretor/diretora”, e quatro níveis de gerência indo de “gerente” a “vice-presidente”. Os nove níveis de trabalho nas 17 famílias de cargos proporcionam progressão para a equipe em cada nível. Esses detalhes serão periodicamente revisados e atualizados conforme necessário.

Visão geral da equipe. A equipe da Fundação é um grupo de mais de 700 pessoas que coletivamente falam 75 línguas (número que está aumentando!) e se distribuem em todos os fusos horários, ao longo de todas as oito regiões Wikimedia. A Fundação também compartilhará este retrato de contagem de pessoas, distribuição geográfica e análises de crescimento anualmente no Plano Anual.

Um retrato de 31 de dezembro de 2022
Nossa contagem total de pessoas 711 Tínhamos 711 pessoas na equipe da Fundação em 31 de dezembro de 2022.
Países 57 Nossas pessoas estão localizadas em 57 países e em todos os continentes exceto a Antártida.
Crescimento na contagem de pessoas 10% A contagem de pessoas cresceu cerca de 10% nos últimos 12 meses (Dez 2021 – Dez 2022). Isto é menos que os 15% do último trimestre, e menos que os 30% que o ano fiscal anterior.
Trabalhadores de fora dos EUA 49% 49% das pessoas que trabalham com a gente moram fora dos EUA.
Tenure in years 3.8 As pessoas da equipe ficam em média 3,8 anos.

Visibilidade crescente de pagamento e remuneração executiva. Em resposta a mudanças nas regulações nos Estados Unidos, bem como nosso compromisso maior com visibilidade de pagamento, a Fundação recentemente anunciou uma prática de incluir faixas salariais para salários dos EUA em vagas de trabalho. Isto se soma aos detalhes de remuneração publicados para pessoas executivas do alto escalão em nossas divulgações financeiras do Form 990 anualmente.

Ao longo do último ano, duas novas pessoas executivas entraram na Fundação Wikimedia. A remuneração executiva delas não será relatada no Form 990 deste ano (que será publicado no mês que vem) porque estes salários tecnicamente precisarão de divulgação num ciclo futuro de relatórios. Para proporcionar mais visibilidade aos níveis de pagamento executivos da Fundação, a base salarial deles está sendo proativamente exibida abaixo. Como mencionado acima, estes salários foram definidos usando uma pesquisa de remuneração tradicional de outra instituição que faz um benchmarking para auferir a média de salários-base (ex: 50º percentil)de papéis similares em diferentes indústrias em uma geografia específica, neste caso, os Estados Unidos. Isto significa que estes salários estão no meio da faixa salarial executiva para papéis similares.

  • Base compensatória de Maryana Iskander, Diretora Executiva (entrou em janeiro de 2022): $453.000 dólares
  • Base compensatória de Selena Deckelmann, Diretora Executiva de Produto e Tecnologia (entrou em janeiro de): $420.000 dólares