Quadro de avisos da Fundação Wikimedia/Abril de 2022 - Assentos do Conselho em 2022 e 2023

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation Board noticeboard/April 2022 - Board seats in 2022 and 2023 and the translation is 100% complete.

O Conselho de Administração da Fundação Wikimedia orienta e supervisiona a Fundação Wikimedia. Após um período de mudança de liderança significativo, tanto na Fundação quanto no Conselho, a necessidade de continuidade e estabilidade foi debatida. Com isto em mente, foram tomadas decisões. As resoluções referentes à ampliação do Conselho seguem abaixo.

Resolução: Realizar eleições em 2022 para preencher os assentos selecionados por afiliados cujos mandatos estejam próximos do término, e reavaliar a necessidade de ampliação do Conselho em 2023

Em 2020 decidiu-se ampliar o número de assentos do Conselho a fim de aumentar a diversidade, a experiência e a capacidade do Conselho de Administração. Ao mesmo tempo, o órgão também reafirmou a necessidade de ser capaz de oferecer orientação de maneira estável e consistente, especialmente ajudando a Fundação a navegar através de processos de mudança.

Com três novas pessoas escolhidas pela comunidade passando a integrar o Conselho no final do ano passado, a incorporação de uma pessoa selecionada diretamente pelo Conselho, e os termos de dois assentos selecionados por afiliados expirando este ano (deixando em aberto um total de cinco dos seis assentos de afiliados/comunidade), o Conselho de Administração decidiu que precisa de tempo para poder integrar outras pessoas novas. Desse modo, será realizado um processo eleitoral em 2022 para preencher os dois assentos que expiram, e a necessidade de futuras ampliações do Conselho será reexaminada em 2023. Isto permitirá consolidar o Conselho como órgão, e também sua relação de trabalho com a nova CEO, para então serem tomadas decisões a respeito da necessidade de ampliação da capacidade do Conselho, e conforme o caso.

Leia o texto da resolução na Wiki de Governança.

Resolução: Nomear Nataliia Tymkiv para um assento de seleção direta por parte do Conselho, onde Tymkiv poderá servir o restante de seu mandato como Presidente do Conselho.

Conforme seus estatutos, o Conselho de Administração da Fundação Wikimedia compõe-se de assentos selecionados por afiliados/comunidade, assentos selecionados diretamente pelo Conselho e o assento do Fundador da Comunidade. Ao longo da história do Conselho, a necessidade de continuidade de liderança por diversas vezes resultou na nomeação de uma pessoa que ocupava um assento selecionado pela comunidade para um assento selecionado diretamente pelo Conselho.[1][2] Nesse sentido, o Conselho decidiu nomear Nataliia Tymkiv para um assento de seleção direta por parte do Conselho, onde Tymkiv poderá servir o restante de seu mandato de 3 anos como Presidente do Conselho, fortalecendo assim a presença de integrantes da comunidade no Conselho. Isto fará com que o anterior assento de Nataliia fique livre, e que a composição do Conselho passe a ser: seis assentos selecionados por afiliados/comunidade, cinco assentos selecionados diretamente pelo Conselho (um dos quais passa a ser ocupado pela Nataliia), e o assento do Fundador da Comunidade. A tabela abaixo mostra a composição de integrantes do Conselho atualmente, e seus mandatos:

Membros Tipo de assento Mandato atual (em ordem de término)
Shani Evenstein Sigalov Assento selecionado por afiliados* August 15, 2019 - September 1, 2022
Nataliia Tymkiv (Presidente do Conselho) Assento selecionado por afiliados* August 15, 2019 - September 1, 2022
Raju Narisetti Assento selecionado pelo Conselho September 1, 2020 - October 1, 2023
Esra'a Al Shafei Assento selecionado pelo Conselho September 1, 2020 - October 1, 2023
Tanya Capuano Assento selecionado pelo Conselho September 1, 2021 - September 1, 2024
Dariusz Jemielniak Assento selecionado por afiliados/comunidade October 13, 2021 - November 1, 2024
Rosie Stephenson-Goodknight Assento selecionado por afiliados/comunidade October 13, 2021 - November 1, 2024
Lorenzo Losa Assento selecionado por afiliados/comunidade October 13, 2021 - November 1, 2024
Victoria Doronina Assento selecionado por afiliados/comunidade October 13, 2021 - November 1, 2024
Jimmy Wales Assento do Fundador da comunidade September 1, 2021 - November 1, 2024
Luis Bitencourt-Emilio Assento selecionado pelo Conselho January 1, 2022 - January 1, 2025

*Os assentos selecionados por afiliados remanescentes passarão a ser assentos selecionados por afiliados e comunidade em geral, conforme a mudança feita nos estatutos em 2020.

Leia o texto da resolução na Wiki de Governança.

Implicações das Resoluções

  • A composição do Conselho em 2022 será de seis assentos selecionados por afiliados e comunidade, cinco assentos selecionados pelo Conselho, e o assento do Fundador da comunidade.
  • Sobre a composição do Conselho:
  • Com a nomeação de Nataliia Tymkiv aumenta-se um assento de seleção direta pelo Conselho de Administração. Isto ocorre após o aumento de um assento selecionado pela comunidade e afiliados em 2021.
  • A nomeação de Nataliia Tymkiv para um quinto assento selecionado pelo Conselho abre espaço para que haja outra pessoa eleita pela comunidade, elevando para sete o número total de membros provenientes da comunidade na composição do Conselho.
  • Não está prevista a adição de assentos de seleção direta pelo Conselho até pelo menos 2023. Sempre que assentos de seleção direta pelo Conselho devam ser adicionados, isso será feito de acordo com a Seção 3F dos estatutos, que estabelece que os assentos selecionados pelo Conselho não devem ultrapassar o número de assentos selecionados pela comunidade e afiliados.
  • Nataliia Tymkiv poderá servir o restante de seu mandato, até 2024, como Presidente do Conselho. Seu mandato máximo de nove anos consecutivos como membro do Conselho, conforme previsto no Artigo IV, Seção 2c do estatuto, terminará em 2025.
  • Sobre Nataliia Tymkiv:
  • Nataliia Tymkiv atua no Conselho de Curadores há 6 anos, ocupando um assento selecionado por afiliados. Faz parte movimento desde 2011, e foi selecionada para o Conselho de Administração após servir como Diretora Executiva da Wikimedia Ucrânia e como parte do Conselho da Wikimedia Ucrânia.
  • Foi vice-presidente do Conselho desde 2019, assumindo a posição de presidente em 2021.
  • Haverá eleições em 2022 para preencher os dois assentos cujos mandatos expiram em breve. Em 2023 será reavaliada a necessidade de uma nova expansão do Conselho.
  • Para poder assegurar uma efetiva capacidade de liderança, o Conselho precisa possuir uma combinação de fatores; conhecimento histórico, experiência diversificada e ideias novas e inovadoras. O objetivo do Conselho é garantir um equilíbrio entre todos estes fatores.
  • Integrar os novos membros selecionados em 2021 e 2022, antes de considerar uma nova ampliação, permitirá ao Conselho tomar uma decisão baseada na necessidade, e de acordo com as demais estruturas de liderança que estão sendo criadas atualmente dentro do processo da Estratégia do Movimento.