Quadro de avisos do Conselho da Fundação Wikimedia/Processo eleitoral do Conselho em 2022 Abril de 2022

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Outdated translations are marked like this.

Eleição para o Conselho de Administração da Fundação Wikimedia 2022 - atualizações

O Conselho de Administração quer ampliar o conjunto de competências e a diversidade do órgão através da seleção e incorporação de novos membros. Nesse sentido, o Conselho aprovou a realização de um novo processo de seleção este ano que deverá eleger duas pessoas para dois assentos selecionados por afiliados/comunidade. O objetivo é contar com dois novos membros no Conselho até 1º de outubro. Os afiliados votarão para pré-selecionar 6 pessoas candidatas. A comunitária decidirá através de uma votação quem desses 6 candidatos são as pessoas recomendadas para esses dois assentos.

Esses dois assentos foram ocupados em 2019 através de um processo de seleção de assentos selecionados por afiliados. O processo que será realizado em 2022 leva em conta a recente Consulta à comunidade sobre o processo eleitoral do Conselho de Administração e as discussões posteriores organizadas pelo Grupo de Trabalho de Seleção do Conselho.

Estes são os principais fatores do novo processo. Para maiores detalhes, favor consultar a recomendação completa.

  • A Chamada de candidaturas contempla os objetivos do Conselho com relação à ampliação do conjunto de competências e da diversidade do órgão. Os afiliados são encorajados a ajudar a encontrar pessoas que sejam potenciais candidatas.
  • As pessoas candidatas apresentam uma declaração pessoal sobre como se encaixam nesses requisitos de competências e diversidade.
  • Os afiliadas constituem um novo Comitê de Análise (AC, em inglês) para analisar as declarações das pessoas candidatas e classificá-las.
  • Através do voto único transferível (STV), e um voto por afiliado, obtém-se uma lista primária de 6 pessoas candidatas selecionadas pelos afiliados. Esse processo de votação dos afiliados baseia-se nas declarações das pessoas candidatas e nas classificações fornecidas pelo Comitê de Análise.
  • O seguinte passo é a votação comunitária, através da qual serão decididas quais são as duas pessoas mais votadas a se tornarem membros do Conselho. Este processo eleitoral será como o do voto único transferível (STV), já realizado em 2021, mas desta vez limitado às 6 pessoas pré-candidatas.
  • Pela primeira vez na história dos processos eleitorais do Conselho, membros de afiliados envolvidos em atividades afiliadas serão elegíveis para votar, mesmo que não atendam aos critérios gerais de elegibilidade.
  • A ferramenta de aconselhamento de voto, testada com sucesso durante o processo de votação para o Comitê de Redação da Carta do Movimento, também será oferecida nestas eleições.

Essas são as principais datas previstas:

  • 18 de abril - 9 de maio: Chamada de candidaturas.
  • 1 a 15 de julho: Votação dos afiliados.
  • 15 a 29 de agosto: Votação da comunidade.
  • 1º de outubro: Confirmação dos novos membros do Conselho

O Comitê Eleitoral supervisionará este processo com o apoio da equipe de Estratégia do Movimento e Governança. O Conselho de Administração convida os afiliados da Wikimedia e comunidade em geral a participar neste processo e contribuir para a seleção das pessoas candidatas.