Conselho de Administração da Fundação Wikimedia / Perfil ideal do candidato (2019)

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation Board of Trustees/Ideal candidate profile (2019) and the translation is 100% complete.

Isto foi preparado pelo Conselho da WMF em apoio às eleições das posições do Conselho dos Afiliados selecionados em 2019.

Contexto

Para atingir os objetivos estratégicos da Wikimedia 2030 num espaço social e tecnológico exponencialmente complexo e em rápida evolução, a Fundação Wikimedia continua a amadurecer as suas operações e eficácia. Nós operamos o quinto site da Web mais popular do mundo num ambiente contestado, competitivo e altamente controlado, contendo algumas das empresas mais sofisticadas e bem capitalizadas do mundo. Nós também apoiamos uma das maiores redes de voluntários globais distribuídas do mundo, com parcerias nos setores de educação, cultural e científico/pesquisa. Nós temos mais de 350 funcionários, e esperamos crescer significativamente no próximo ano, e mais de 150 milhões de dólares em ativos sob gestão. A Wikimedia é um ecossistema de múltiplas partes interessadas constantemente em movimento. O Conselho de Administração da Fundação Wikimedia desempenham um papel vital na definição e aprovação da estratégia da Fundação, garantindo que os recursos sejam bem utilizados na busca da missão e defender a nossa visão, missão e valores nas nossas comunidades e em público.

O papel do 'Conselho' é garantir a administração efetiva da Fundação na busca da missão e aconselhar sobre a estratégia organizacional. Isto inclui as obrigações e responsabilidades fiduciárias e legais, supervisão dos fundos da organização, alinhamento e resultados da missão e desempenho do CEO. A nossa cultura no 'Conselho' está evoluindo para incluir uma ênfase no desempenho e nos resultados, a fim de manter a Wikimedia mais responsável perante a missão e aqueles a quem todos servimos. Nós estamos encarregados com a orientação e supervisão da Fundação Wikimedia, desenvolver estruturas robustas de planeamento de gestão e sucessão, capacidade de lidar com operações complexas, mais autonomia nas funções de liderança executiva e execução colaborativa em toda a organização.

Conhecimentos desejáveis

Como um 'Conselho', nós estamos a reforçar a nossa própria capacidade para assumir desafios a longo prazo e responder a um meio que muda rapidamente.

À medida que a Fundação Wikimedia continua a desenvolver-se e a crescer em âmbito, tamanho e complexidade, esta também precisa e apoia-se num Conselho composto por líderes com talentos e capacidades igualmente similares, a fim de assegurar que o organismo mantém-se um parceiro significativo e uma parte interessada na organização que supervisiona. Como um 'Membro' voluntário eleito, é provável que precise de possuir alguma ou toda a experiência ou conhecimentos explicados a seguir para ser um membro efetivo do 'Conselho de Administração':

  • Você é um líder orientado por missão e valores, com um profundo compromisso em partilhar poder e conhecimento, além de afetar as alterações sociais globais para um mundo mais justo e aberto.
  • Você também tem experiência pessoal em liderar uma organização com sucesso durante um período de crescimento, escala, ou mudança estratégica, no qual foi desafiado a crescer.
  • Você encontrou maneiras para contratar mais rápido, treinar mais rápido e alterar processos mais rapidamente, criando uma cultura focada em desempenho e colaboração.
  • Você tem padrões elevados e coloca as perguntas certas para levar uma organização a novos níveis de profissionalismo e conquista, além de proteger contra perturbações financeiras e organizacionais indesejáveis.
  • Você entende como avaliar o desempenho de uma tecnologia complexa, produto, plataforma de multimédia de dados, idealmente uma que seja de código aberto, de dados abertos ou liderada pela comunidade.
  • Você sente-se à vontade para lidar com a ambiguidade e lidar com alterações; você pode fornecer comentários cheiros de ideias, responder e assumir e cumprir os compromissos.
  • Você comunicou com equipas, redes e culturas para apoiar parcerias e empreendimentos inovadores. Você está familiarizado com os ambientes internacionais e aberto a diferentes perspetivas e abordagens, ao mesmo tempo em que respeita muito os outros.
  • Você tem um profundo respeito pela privacidade individual e pela liberdade de investigação.
  • Você tem tempo para se comprometer a aprender, frequentar e participar nos eventos, discussões e documentos sobre o crescimento tecnológico e organizacional da Fundação Wikimedia e do movimento da Wikimedia.
  • Se tiver os conhecimentos relacionados com as prioridades futuras da Fundação Wikimedia.

Compromisso de tempo / esforço

Os administradores servem durante três anos, termos renováveis. A cada ano, o 'Conselho' reúne-se duas a três vezes pessoalmente em diferentes locais do mundo e três a seis vezes on-line, conforme necessário. As reuniões exigem coordenação com membros em todo o mundo e em fusos horários. No geral, o compromisso de tempo para o serviço padrão é facilmente 75 horas por ano (sem incluir as viagens). Os diretores atuam em um ou mais comitês do Conselho, apoiando e prestando consultoria ao DE e a sua equipa, ou promovendo o movimento da Wikimedia por meio de palestras e ligação com as comunidades da Wikimedia, em coordenação com a equipa da Fundação.

Todas as posições do 'Conselho' não são remunerados e são prestados a serviço do movimento, embora as viagens relacionadas com o 'Conselho' sejam financiadas pela Fundação.

Quando estiver no 'Conselho', precisa de ter a capacidade e agilidade para assumir plenamente um papel em que a sua principal responsabilidade é garantir a saúde e a sustentabilidade - e a boa administração - da Fundação Wikimedia. Ser um membro do Conselho da Fundação Wikimedia não é tarefa para os fracos de coração. É para um líder disposto a investir tempo e energia significativos para ser um administrador eficaz dos conhecimentos essenciais e vitais do mundo na Internet.

Nós damos as boas-vindas quaisquer novos candidatos em potencial que nos procurem, individualmente, para entender melhor as expetativas, as responsabilidades, a carga de trabalho e o que é necessário para ser um membro efetivo do 'Conselho'.

Leitura adicional