Diretora Executiva da Fundação Wikimedia/Atualizações/Atualização de Nove Meses

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation Chief Executive Officer/Updates/Nine month update and the translation is 100% complete.

Olá a todos, estou iniciando oficialmente meu nono mês como Diretora Executiva (CEO) da Fundação Wikimedia. De acordo com o feedback desta lista e de outros fóruns, estou tentando comunicar a todos de forma proativa a cada poucos meses sobre minhas prioridades e as coisas que continuo aprendendo.

Com frequência volto a falar dos cinco 'quebra-cabeças' que identifiquei em minha primeira carta a vocês. Para mim, estes continuam a levantar grandes questões a respeito do nosso papel no mundo e nossas formas de trabalhar uns com os outros. Já mencionei antes que um destaque deste ano até o momento tem sido reunir colegas – voluntários e voluntárias, editores, afiliadas, funcionários da Fundação, membros do conselho – para se reconectarem a nível pessoal. Vários de vocês tem compartilhado comigo a necessidade de termos mais espaços que possam nos ajudar a construir (e reconstruir) relacionamentos e confiança.

À medida que mais comunidades voltam a ter eventos presenciais, eu tenho aproveitado para estar junto e passar algum tempo com voluntários na WikiCon Brasil e no encontro Wikimania realizado na Cidade do Cabo. Espero poder participar pessoalmente e virtualmente em muitos outros encontros regionais nos próximos meses.

Estou escrevendo hoje para atualizar a todos vocês sobre as três prioridades que identifiquei em janeiro.

Prioridade 1: Estratégia e Planejamento.

Minha primeira prioridade segue sendo focar na estratégia e planejamento. Em junho, informamos sobre a adoção bem-sucedida do Plano Anual da Fundação Wikimedia. O Plano Anual agora está firmemente plantado na direção estratégica do nosso movimento – a equidade de conhecimento e conhecimento como serviço – e define o enfoque revigorizado da Fundação nas regiões e nos projetos. Este plano se beneficiou das contribuições e feedback de centenas de voluntários e voluntárias que forneceram suas contribuições através de wiki e também por meio de outros canais multilíngues de comunicação. Iremos compartilhar atualizações sobre avanços antes do final do ano civil na página em Meta do Plano Anual e em outros fóruns. Nossa intenção é continuar solicitando orientações e contribuições de voluntários e voluntárias, afiliadas e comunidades.

Na minha mensagem de abril, mencionei que a Fundação Wikimedia tem crescido muito rapidamente nos últimos 3 anos como parte de seu plano a médio prazo - aumentando seu orçamento em mais de 30% no ano passado com a adição a mais de 200 pessoas novas desde o 2020. Esse crescimento não continuará à medida que nos estabilizarmos e procurarmos garantir que estes novos recursos estão proporcionando o máximo impacto possível para nossa missão. O orçamento aprovado da Fundação representa um aumento de 17%, sendo a maior parte para cobrir a inflação e outros custos de ano a ano. O financiamento para outras entidades do movimento (individuais e afiliadas) cresceu 24%.

Embora o plano anual seja um ponto de partida importante, o mesmo não aborda todas as questões estratégicas significativas enfrentadas pela Wikimedia – nenhuma das quais pode ser resolvida em um único ano. Dentro do marco de nossa estratégia do movimento e a Carta emergente, pretendo continuar trabalhando em parceria com as partes interessadas e comunidades da Fundação em nossos esforços de co-planejamento para lidar com questões estratégicas que um plano anual não pode cobrir por completo. O Conselho Curador ajudará a dar o pontapé inicial neste sentido com reuniões de planejamento estratégico no próximo encontro do conselho em Berlim. Após isto, conversas importantes a respeito da implementação da estratégia acontecerão na Cúpula Wikimedia 2022 (Wikimedia Summit 2022) (que será realizada pela primeira vez desde 2019).

Prioridade 2: Liderança

Em janeiro, destaquei que transições na Direção Executiva são disruptivas para a maioria das organizações e as mudanças geralmente continuam acontecendo após a chegada de uma nova líder. A medida que estou focada em dar as boas-vindas as novas pessoas contratadas, tenho tentado formar uma equipe mais abrangente de liderança na Fundação Wikimedia, investindo mais na gestão de talentos internos, no planejamento para a sucessão em posições-chaves, e proporcionando um apoio mais forte de comunicação para a equipe sênior da Fundação.

Produto e Tecnologia

Minha principal prioridade quando cheguei na Fundação Wikimedia foi me envolver ativamente para apoiar as equipes de produtos e tecnologia da Fundação enquanto recrutávamos a liderança executiva para essas funções vitais para nossa missão com uma nova Diretora de Produtos e Tecnologia. Conseguimos atingir esta meta agora que Selena Deckelmann está oficialmente conosco na Fundação Wikimedia após uma bem-sucedida carreira profissional de nove anos em Mozilla, mais recentemente como Presidente de Firefox. Ela está aberta a aprender com nossos colaboradores técnicos e voluntários e voluntárias, e pode ser contatada diretamente em sdeckelmann(a)wikimedia.org.

Promoção Profissional

Após avaliar a estrutura de lideranças da Fundação Wikimedia, decidi não criar ou ressuscitar nenhuma posição adicional de nível-C no presente momento. Em vez disso, vamos acrescentar maiores responsabilidades em relação a organização como um todo aos postos de lideranças existentes objetivando aumentar a responsabilização, melhorar a coordenação e reduzir os silos. Tenho a satisfação de informar que Lisa Gruwell (lgruwell(a)wikimedia.org) assumirá responsabilidades adicionais como Adjunta da Diretora Executiva, também permanecendo como Diretora de Promoção Profissional (Chief Advancement Officer). Acredito que isso proporcionará à Fundação uma maior estabilidade de liderança, além de disponibilizar uma importante memória institucional, considerando os mais de 12 anos de experiência de Lisa na Wikimedia.

Durante este período, Lisa tem apresentado um histórico de resultados incomparável em todos os capítulos da história da Fundação desde sua criação. Ela tem apoiado comunidades ao redor do mundo e tem engajado aliados na aceitação da visão da Wikimedia. Lisa está sempre olhando para o futuro e perguntando como podemos aprofundar o impacto do nosso trabalho. Ela com frequência canaliza as vozes de nossos colaboradores, leitores e doadores – eu tenho visto em primeira mão o quanto Lisa se preocupa com esta missão e com as pessoas que a tornam possível na Fundação, no movimento e ao redor do mundo.

Jurídico

Trabalhando em estreita colaboração com nossa Assessora Jurídica Amanda Keton, recentemente nomeamos Stephen LaPorte (slaporte(a)wikimedia.org) como Assessor Jurídico Adjunto. Esta é uma posição chave da equipe jurídica da Fundação há vários anos. Além de liderar as equipes de Assuntos Jurídicos e Políticas Públicas na última década, Stephen tem acumulado um histórico de parcerias eficazes com as comunidades para apoiar nossas aspirações técnicas, ao mesmo tempo ficando de olho e vendo a frente do cenário político para proteger e expandir o conhecimento livre. Todos nós iremos nos beneficiar da experiência e sabedoria de Stephen nesta função.

Comunicações

À frente do departamento de comunicações da Fundação está a Vice-presidenta Anusha Alikhan (aalikhan(a)wikimedia.org) para apoiar os esforços estratégicos para públicos externos, do movimento e da Fundação. Anusha ingressou na Wikimedia em 2019 vinda da Fundação Knight e ela tem experiência prévia como jornalista freelance, editora e advogada. Sua liderança da equipe de comunicação é um reconhecimento das capacidades de Anusha como uma profissional de comunicação exemplar, da sua incorporação dos valores da Wikimedia e do seu compromisso inabalável com a equidade e a inclusão.

Finanças e Administração

Jaime Villagomez (jvillagomez(a)wikimedia.org) permanece como nosso Diretor Financeiro, supervisionando com extrema competência as equipes de finanças e administração da Fundação no comando das nossas finanças, no fortalecimento da infraestrutura operacional de nosso movimento, permitindo assim que a Fundação alcance seus objetivos estratégicos.

Talento e Cultura

Junto com uma equipe experiente de líderes, estou liderando temporariamente nosso departamento de Talento e Cultura para poder aprender mais sobre o que é necessário neste momento – pretendo tomar outras decisões sobre lideranças até do final do ano.

Chefe de Pessoal

Por último, redefini o papel do Chefe de Pessoal visando apoiar a organização e o movimento como um todo, e não somente a Diretora Executiva. Uma comunicação regular e eficaz, não apenas para transmitir informações, mas também para criar um entendimento compartilhado entre as diversas partes interessadas, é uma das capacidades mais importantes que necessitamos na Fundação, e essa função visa ajudar a todos nós. Nadee Gunasena (ngunasena(a)wikimedia.org) foi recentemente nomeada Chefe de Pessoal após quatro anos de apoio nas comunicações executivas na Fundação Wikimedia. Muitos de vocês provavelmente já conhecem Nadee como alguém que está sempre disposta a ajudar as afiliadas e membros da comunidade com comunicações e outras necessidades.

Prioridade 3: Valores e Cultura

Estratégia, planejamento e liderança são ingredientes necessários para o sucesso. Minha experiência me ensinou que os valores e a cultura muitas vezes são mais importantes. Me considero em uma jornada buscando entender como se vivem na prática os valores organizacionais da Fundação Wikimedia. E como estes valores podem esclarecer o que os outros deveriam esperar de nós. Esta parece ser uma questão importante agora, especialmente levando em consideração o quanto tem mudado na Fundação desde que estes valores foram escritos pela primeira vez em 2016. Estamos iniciando essas conversas a partir de agora até dezembro, de acordo com contribuições de grupos de funcionários, do nosso Conselho Curador, bem como dados provenientes de uma pesquisa recente com toda nossa equipe. Estou sempre interessado em ouvir outras pessoas que também pensam sobre valores e como estes valores podem moldar a cultura e o desempenho organizacional.

Eu não deixei de pedir tempo para continuar aprendendo com todos vocês – agradeço a àqueles que entraram em contato para conversar e compartilhar perspectivas. Sempre posso ser contatada diretamente em miskander(a)wikimedia.org.

Maryana

Maryana Iskander
Diretora Executiva da Fundação Wikimedia