Wikimedia Foundation Chief Executive Officer/Updates/Year One Update/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation Chief Executive Officer/Updates/Year One Update and the translation is 96% complete.

Olá a todas e todos - Este mês marcou meu aniversário oficial de um ano como Diretora Executiva (CEO) da Fundação Wikimedia. Com base em alguns feedbacks desta lista, procurei enviar uma atualização regular a cada poucos meses (veja janeiro, abril, junho, setembro). E esta de hoje busca refletir sobre meu primeiro ano e falar sobre o trabalho vindouro que planejamos na Fundação.

Vocês talvez se lembrem que minha preparação para começar a atuar na Wikimedia incluiu uma turnê de escuta de dois meses que me permitiu conversar com algumas centenas de pessoas voluntárias e colaboradas da Fundação, em 55 países. Dessa experiência nasceram os cinco quebra-cabeças e as três prioridades que eu compartilhei com vocês quando eu comecei. Estes quebra-cabeças continuam a guiar o que eu acredito que sejam as maiores questões que precisamos responder coletivamente, especialmente a pergunta: "o que o mundo precisa de nós agora?"

Também pude cumprir com as três prioridades que eu havia estabelecido no mês de janeiro anterior: (1) reimaginar o plano anual da Fundação para ancorá-lo de modo mais firme na direção estratégica do nosso movimento; (2) recrutar uma pessoa Diretora executiva de Produto e Tecnologia capacitada (CPTO) para a Fundação Wikimedia; e (3) começar a atualizar os valores organizacionais da Fundação para guiar a maneira como trabalhamos entre nós, e com todas e todos vocês.

Campanha de Captação de Recursos em Inglês

Conforme 2022 chegava ao fim, um Pedido de Comentários (RfC, na sigla em inglês) foi lançado na Wikipédia em inglês para propor mudanças na redação dos banners de captação de recursos de final de ano. A Fundação Wikimedia aceitou as orientações dadas pelo RfC e abriu uma página de cocriação para receber contribuições voluntárias da comunidade sobre a redação dos banners. Ao longo da campanha de captação de recursos, a equipe da Fundação publicou atualizações regulares nessa página de cocriação. Mais de 450 banners foram testados durante a campanha desse ano, e :en:Wikipedia:Fundraising/2022 banners4,7 milhões em receita foram arrecadados ante a meta original de :en:Wikipedia:Fundraising/2022 banners#January Community Campaign Recap0 milhões (um déficit de $5,3 milhões). Durante os primeiros poucos dias, os novos banners resultaram em cerca de 70% menos receita do que os dias correspondentes do ano anterior. Informações adicionais sobre os resultados da campanha estão publicados aqui. A equipe de captação de recursos continuará a trabalhar com comunidades de diferentes línguas para redigir os próximos banners, e espera poder incorporar os aprendizados dessa campanha nesse trabalho.

O RfC levantou uma gama muito maior de questões que vai além dos banners de captação de recursos. E embora os déficits de arrecadação antecipados tenham tornado esse um período difícil para a Fundação, acredito que tratamos de ouvir essas preocupações mais abrangentes, muitas das quais presentes também em outras comunidades, além da Wikipédia em inglês.

Uma das preocupações era o crescimento de orçamento muito rápido da Fundação, que se estabilizou no ano passado. Dada a lacuna de arrecadação da campanha em inglês deste ano, estamos revisando e diminuindo nossos gastos para o ano atual. E eu já adianto que teremos um orçamento reduzido e um crescimento certamente mais lento no próximo ano. Nós teremos mais informações em abril sobre futuras projeções financeiras.

Anteriormente eu comuniquei que tinha começado a ter conversas francas com o Conselho de Administração e a equipe da Fundação sobre quais papeis a Fundação deveria expandir (como apoio tecnológico) e quais atividades deveríamos entregar para outras pessoas ou simplesmente interromper. Olhando no futuro, o tamanho do nosso orçamento deveria ser guiado pelo que a Fundação deveria estar fazendo e pelo que realmente pode fazer bem. A estratégia do movimento de 2030 deu orientações (e motivou muito do nosso crescimento histórico), mas falou pouco sobre especificidades. Acredito que a Carta do Movimento irá prover mais clareza nesse sentido, mas que a Fundação possa ter que tomar algumas decisões mais cedo.

Uma segunda preocupação era a capacidade da Fundação de dar resposta a pessoas editoras e contribuidoras técnicas. Coletivamente temos que responder a uma dívida técnica crescente de décadas, processos precários de manutenção de software e nos manter relevantes em um mundo onde a tecnologia avança cada vez mais rápido. Não há solução rápida para a maior parte dos nossos desafios técnicos.

Disto isto, nossa Diretora de Produto e Tecnologia Selena Deckelmann, que possui experiência no apoio a comunidades online e de colaboração com pessoas contribuidoras técnicas, realizou significativos avanços em seus primeiros seis meses. Selena compartilhou a seguinte atualização:

"Fizemos avanços em questões ligadas a PageTriage, levantadas por pessoas Patrulhadoras de Novas Páginas, em uma carta aberta. Nos últimos 120 dias, 141 patches foram revisados por meio de colaboração entre a Fundação e a comunidade. Houve também muitas reuniões entre a comunidade e equipe da Fundação para falar sobre o futuro do PageTriage e da experiência das pessoas novatas, e há trabalho previsto para o último trimestre do ano para atualizar a extensão. Continuamos a interagir com o Commons, onde estamos fazendo melhorias de software fundamentais, necessárias para ferramentas priorizadas pela comunidade. O Wishathon da Fundação (que precedeu a lista de desejos da comunidade para 2023) contou com cerca de 40 pessoas da nossa equipe trabalhando ao longo de uma semana em dezembro para entregar 71 patches e 4 desejos. Após três anos de trabalho de desenvolvimento, comentários e iteração contínua com comunidades wiki, estamos trabalhando com as comunidades para tornar a Vector 2022 a skin padrão."

Em março, a Selena estará pronta para promover fóruns e compartilhar quais melhorias ela considera necessárias para os processos da Fundação, incluindo apoio técnico e desenvolvimento colaborativo de produtos. A partir da semana que vem, as equipes de produto e tecnologia da Fundação começarão a divulgar seus objetivos previstos para que possam receber comentários e orientações de pessoas contribuidoras envolvidas.

E, finalmente, o RfC incluiu comentários sobre o papel pouco claro do Tides no gerenciamento do Fundo de Equidade de Conhecimento. Ao longo dos próximos meses, iremos transferir o que restou do Fundo de Equidade do Tides de volta para a Fundação. Ainda sobre este ponto, a Dotação da Fundação Wikimedia recebeu o status 501(c)(3) do Serviço Interno de Receita dos EUA. Agora estamos estabelecendo seus sistemas financeiros e retirando os fundos da Dotação do Tides também.

Olhando para o futuro

Em minha atualização de 9 meses, compartilhei que minhas três maiores prioridades continuariam sendo estratégia, liderança e cultura.

Com relação à estratégia, o Conselho de Administração vai se reunir em março em Nova Iorque para revisar alguns tópicos que requerem uma visão plurianual:

(1) o modelo financeiro da Wikimedia e projeções futuras para fontes de receita em captação de recursos online (que prevemos não continuarão a crescer ao mesmo ritmo), a próxima fase da Dotação da Wikimedia, e as lições aprendidas durante o primeiro ano de operação da Wikimedia Enterprise.

(2) Recentrar a responsabilidade da Fundação em apoiar as necessidades tecnológicas do movimento Wikimedia entendendo as necessidades das nossas comunidades contribuidoras, bem como tópicos emergentes como aprendizado de máquina/inteligência artificial e inovação para novos públicos.

(3) Iniciar conversas mais focadas para estabelecer estruturas e princípios para a compreensão dos papeis e responsabilidades centrais da Fundação. O objetivo é fornecer contribuições para as deliberações da carta do movimento e para conversas mais amplas sobre a estratégia do movimento.

Membros do Comitê de Redação da Carta do Movimento e da Dotação da Wikimedia participarão das discussões de março, e nós compartilharemos um relatório com vocês após a reunião.

Este planejamento estratégico acontecerá simultaneamente ao ciclo anual de planejamento. O planejamento anual será guiado este ano pelas necessidades dos nossos departamentos de Produto & Tecnologia. Esta será a primeira vez desde cerca de 2015 que esses dois departamentos realizarão o planejamento em conjunto. Nossa intenção é repetir os processos de planejamento de mão-dupla que experimentamos no último ano, tanto dentro quanto fora da wiki. Por fim, pretendemos prover informação mais granular sobre as equipes da Fundação, suas estruturas e orçamentos específicos como um resultado desses esforços de planejamento.

No âmbito da liderança, após as últimas eleições de assentos de afiliados/comunidades, novas pessoas passaram a integrar o conselho de administração da Fundação Wikimedia. Também fiz algumas nomeações de nível sênior na equipe da Fundação Wikimedia: além de suas responsabilidades como Diretora Executiva de Desenvolvimento (CAO ou Chief Advancement Officer, em inglês), Lisa Gruwell foi nomeada vice-CEO; Anusha Alikhan se tornou responsável geral de comunicação; Nadee Gunasena foi designada Chefe de Gabinete; e a partir desta semana, Stephen LaPorte passa a exercer formalmente como Conselheiro Geral.

Acredito que os valores e a cultura serão as coisas mais importantes em qualquer recomeço real que ocorra em como a Fundação Wikimedia se relaciona com as comunidades e vice-versa. Isto é especialmente verdade quando a confiança precisa ser construída e mantida; e quando qualquer tipo de mudança precisa ser catalisada e sustentada. O Conselho e a Fundação trataram de exercitar isto quando ouviram e responderam o pedido de alterações nos banners de captação de recursos. E continuaremos a dedicar mais tempo para refletir sobre o que o mundo, e nossas comunidades globais, precisam de nós agora.

Acredito que estamos avançando mais na direção certa e volto a convidar você a deixar seus comentários na minha página de discussão ou por e-mail em miskander(_AT_)wikimedia.org.

Maryana

Maryana Iskander

Diretora Executiva (CEO) da Fundação Wikimedia