Eleições da Fundação Wikimedia/2021

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2021 and the translation is 100% complete.

A eleição terminou em 31 agosto 2021. Não serão aceitos mais votos.
Os resultados foram anunciados no 7 setembro 2021. Por favor, considere enviar qualquer feedback sobre a eleição de 2021 na página de análise de pós-eleições.

Eleições para o Conselho 2021
Página principal
Candidatos
Informação de votação
Voto Único Transferível
Resultados
Discussões
Perguntas frequentes
Perguntas
Organização
Tradução
Documentação
Esta caixa : ver · discutir · editar

A eleição do Conselho Diretor de 2021 foi remarcada para 18 a 31 de agosto de 2021 devido a problemas técnicos com o SecurePoll. Leia mais.

As eleições de 2021 para o Conselho Diretor foram de 18 de agosto de 2021 a 31 de agosto de 2021. Os membros da comunidade Wikimedia tiveram a oportunidade de eleger quatro candidatos para um mandato de três anos. A chamada para candidatos terminou no dia 29 de junho de 2021.

Leia as perguntas e respostas do candidato.

Tabela de candidatos

Clique no nome de um candidato para saber mais.

Votação

A votação foi de 18 de agosto de 2021 a 31 de agosto de 2021. As informações e instruções sobre a votação estão na página de informações sobre a votação.

Antes de votar, leia as Apresentações do candidato e avaliação de habilidades feita pelo Conselho existente.

Nota: Se o seu voto for rejeitado, não tente fazer o login no votewiki. Em vez disso, se o sistema rejeitar um voto válido, você deve apenas reiniciar o processo de votação. Como o formulário de votação ficará em branco novamente, é uma boa ideia anotar suas escolhas em um documento separado ou fazer uma captura de tela antes de enviar o formulário.

Saiba mais sobre o Conselho Diretor neste breve vídeo:

Linha do tempo

Cronograma de eleição do Conselho Diretor

Os facilitadores eleitorais criaram um gráfico da linha do tempo. Este pode ser usado para compartilhar informações sobre a eleição. O gráfico está disponível em mais idiomas.

Atividades da campanha

Esta é uma lista das atividades da campanha planejadas para o período da campanha. Mais atividades estão sendo desenvolvidas e a lista será constantemente atualizada. Membros da comunidade são bem-vindos a adicionar mais atividades na lista abaixo. Se adicionar uma atividade, também adicione uma ligação para a página na qual membros da comunidade podem ter mais informação sobre a mesma.

Divulgação

O comparecimento dos eleitores nas eleições anteriores foi de cerca de 10% em todo o mundo. Foi melhor nas comunidades com apoio eleitoral voluntário. Algumas dessas comunidades atingiram mais de 20% de comparecimento às urnas.

Voluntários Eleitorais

Você quer ajudar a melhorar o número de eleitores em sua comunidade? Você não precisa ter experiência em eleições. Os voluntários eleitorais podem ajudar a promover a eleição da Diretoria em sua comunidade. Voluntários de todos os Projetos Wiki são bem-vindos! O objetivo é ter pelo menos um Voluntário Eleitoral para Projetos Wiki entre os "top 30" para votantes elegíveis. Ajude a formar um Conselho de Diretores mais diversificado e com melhor desempenho, envolvendo sua comunidade na eleição!

Discussões

Há muitas discussões acontecendo ao redor do mundo sobre a seleção do Conselho Diretor. Venha participar das discussões!

Chat do Conselho de Seleção
O time de facilitadores do Conselho Eleitoral compartilharão anúncios e atualizações aqui.
Voluntários Eleitorais do Sul da Ásia
Adicionar ligações aqui, para que outros possam participar das discussões.

Equipe

Comitê Eleitoral
AbhiSuryawanshi
Carlojoseph14
HakanIST
KTC
Mardetanha
Masssly
Matanya
Ruslik0
Time de facilitadores (Estratégia do Movimento e Governança)
Quim Gil: coordenação
Xeno: comunidades anglófonas e Meta-Wiki
Jackie Koerner: facilitadora para a língua inglesa e Meta-Wiki
Civvi: comunidades de língua italiana
Maciej Nadzikiewicz: comunidades de língua polonesa
Mahuton Possoupe: comunidades francófonas
Oscar Costero: comunidades de língua espanhola e da América Latina
Denis Barthel: comunidades germânicas e da Europa Noroeste
Mehman Ibragimov: comunidades de língua russa e das Europas Central e Oriental
Ravan Al-Taie: comunidades arábicas e do Oriente Médio
Mervat Salman: comunidades arábicas e do Oriente Médio
Zita Zage: África Subsaariana
Sam Oyeyele: comunidades iorubanas e da África Ocidental
Krishna C. Velaga: Sul Asiático
Youngjin Ko: comunidades coreanas e da Ásia Oriental
Ramzy Muliawan: comunidades indonésias e do Sudeste da Ásia e Pacífico

Contexto

As eleições para o Conselho Diretor estavam previstas para 2020 afim de eleger três das cadeiras dos conselheiros da Comunidade. Em abril de 2020, o Conselho anunciou que o processo de votação estava sendo adiado. O Conselho Diretor anunciou em abril de 2021 o plano para as eleições de 2021 para o Conselho. O Conselho Diretor está buscando aumentar a diversidade e a participação nas eleições do Conselho.

O conselho está sendo expandido para 16 cadeiras para melhor cobrir o trabalho crescente e as áreas de especialização necessárias para dirigir a Fundação Wikimedia. Esta expansão foi baseada em parte nas recomendações de uma análise externa de governança.

  • 3 novos assentos selecionados pela Comunidade e Afiliados
  • 3 novos assentos selecionados pelo Conselho

Quatro assentos estarão disponíveis para a eleição de 2021, os três previstos para renovação e um quarto da expansão aprovada pelo Conselho. Os outros dois novos assentos das comunidades e afiliados aprovados serão selecionados durante 2022, juntamente com os dois outros assentos devidos de afiliados (quatro no total).