Eleições da Fundação Wikimedia/2022/Votação da Comunidade/Bússola Eleitoral

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2022/Community Voting/Election Compass and the translation is 94% complete.
Outdated translations are marked like this.


Obrigado por seu interesse nas eleições do Conselho de Administração. Haverá 6 pessoas candidatas ao Conselho de Administração e somente 2 assentos disponíveis.


Uma Bússola Eleitoral foi disponibilizada para apoiar os membros da comunidade no processo de seleção. Em muitos países do mundo durante campanhas de eleição, "Aplicações de Aconselhamento de Votos" (ou "Bússolas Eleitorais) são bem comuns para ajudar as pessoas a escolherem uma pessoa candidata (ou partido) para votar durante campanhas eleitorais. Esta Bússola Eleitoral é possível graças a um projeto de código aberto e voluntário chamado "Open Election Compass".

Perguntas comuns sobre a Bússola Eleitoral

Como a Bússola Eleitoral foi criada?

Toda pessoa da comunidade foi convidada a propor afirmações dentro do escopo mais amplo do Conselho de Administradores. Após o período de propostas de afirmações, membros da comunidade votaram nas afirmações que eles viram como as mais diferenciadoras e portanto úteis para aprender sobre as pessoas candidatas sobre suas visões. O Comitê Eleitoral escolhei as 15 afirmações finais. Mais detalhes sobre o processo nesta página.

Pediu-se a todas as 6 pessoas candidatas que se posicionassem sobre essas afirmações. Suas respostas foram então incluídas na Bússola Eleitoral. Todo mundo usando a ferramenta poderá facilmente ver como as pessoas candidatas se alinham em tópicos percebidos como importantes pela comunidade para esta eleição.

Eu posso confiar na ferramenta?

A Bússola Eleitoral é baseada em um projeto de código aberto chamado "Open Election Compass", cujo código aberto fica disponível publicamente. Nenhuma mudança no código-fonte foi feita. A ferramenta tem sido amplamente usada também em outros contextos, por exemplo por páginas de mídia para as eleições parlamentares da Alemanha em 2022.

Há outra forma de ver as respostas das pessoas candidatas?

Claro, todas as respostas de todas as 6 pessoas candidatas também estão disponíveis no Meta: Na forma de uma tabela para prover uma rápida visualização geral, bem como na forma completa, dividida por afirmação.

Eu quero traduzir a ferramenta para o meu idioma!

Obrigado, é ótimo ouvir isso! Para este primeiro uso, a ferramenta está disponível em pelo menos 18 idiomas além do inglês. Por favor, contate-nos pelo email msg(_AT_)wikimedia.org antes de 30 de agosto de 2022 se o seu idioma não é um deles e você gostaria de disponibilizar a ferramenta no seu idioma.

Idiomas cobertos no início da ferramenta (além de inglês): árabe (ar), bengalês (bn), alemão (de), espanhol (es), francês (fr), hindu (hi), , croata (hr), indonésio (id), japonês (ja), coreano (ko), polonês (pl), português (pt-br), russo (ru), sérvio (sr), suaíli (sw), turco (tr), ucraniano (uk) e mandarim (zh-han).

Languages added since the start of the tool (that do not include translations of the answers of the candidates, but just interface + statements): Hungarian (hu), Malayalam (ml), Thai (th)

Onde eu posso dar feedback?

Ficamos felizes em receber seu feedback sobre esta ferramenta. Por favor, deixe seu feedback (em qualquer idioma) aqui na página de discussão ou envie um email para msg(_AT_)wikimedia.org.

Processo e Cronograma

8 a 20 de julho: A comunidade é convidada a propor declarações para a Bússola Eleitoral
21-22 de julho: O Comitê Eleitoral revisa as declarações para assegurar clareza e elimina tópicos fora do assunto
23 de julho a 3 de agosto A comunidade é convidada a votar nas declarações
4 de agosto: O Comitê Eleitoral seleciona as 15 declarações mais votadas
5 a 12 de agosto: As pessoas candidatas respondem às declarações (usando concordo/neutralidade/discordo)
15 23 de agosto: A Bússola Eleitoral é lançada para que possa ser usada pela comunidade como ferramenta auxiliar de decisão de voto