Wikimedia Foundation elections/Board elections/2015/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/Board elections/2015 and the translation is 100% complete.
Info The election ended 31 maio 2015. No more votes will be accepted.
The results were announced on 5 junho 2015. Please consider submitting any feedback regarding the 2015 election on the election's post mortem page.

As eleições ao Conselho Diretivo de 2015 realizar-se-ão entre 17 e 31 de maio de 2015. Membros da comunidade da Wikimedia têm a oportunidade de eleger três candidatos para um mandato de 2 anos que finalizar-se-á em 2017. O Conselho Diretivo é a autoridade governante definitiva da Fundação Wikimedia, uma organização sem fins lucrativos, registrada como 501(c)(3) nos Estados Unidos. A Fundação Wikimedia gerencia vários projetos distintos, como a Wikipédia e o Commons.

O Comitê de Eleições anunciará os resultados até 5 de junho de 2015. Resultados detalhados estarão disponíveis.

Informações para eleitores

Requisitos

Editores

Você pode votar a partir de qualquer conta registrada que você tem na wiki da Wikimedia. Você só poderá votar uma vez, independente de quantas contas você tem. Para poder votar esta conta deve:

  • não estar bloqueada em mais de um projeto;
  • e não ser um bot
  • and have made at least 300 edits before 15 April 2015 across Wikimedia wikis (edits on several wikis can be combined if your accounts are unified into a global account);
  • and have made at least 20 edits between 15 October 2014 and 15 April 2015.

A ferramenta de elegibilidade de contas pode ser usada para verificar rapidamente os requisitos para votar.

Desenvolvedores

Desenvolvedores podem votar se:

  • São administradores de servidores da Wikimedia com acesso shell;
  • Or have commit access and have made at least one merged commits in git to Wikimedia Foundation utilized repos between 15 October 2014 and 15 April 2015.
Funcionários e colaboradores externos da Fundação Wikimedia

Current Wikimedia Foundation staff and contractors qualify to vote if they have been employed by the Foundation as of 15 April 2015.

Membros do conselho da Fundação Wikimedia, Membros do conselho consultivo, membros do comitê de disseminação de fundos.

Os membros atuais e antigos membros do Conselho da Fundação Wikimedia, o Conselho Consultivo da Fundação Wikimedia e o Conselho de Disseminação de fundos podem votar.

Informações para nomeadores

O conselho está em busca de um grupo de candidatos especialmente diversos e sabe que a própria comunidade conhece melhor quem seria um bom candidato. Você conhece alguém que você acha que seria um bom candidato para o Conselho Diretivo? Se assim for, você pode nomeá-los para a posição!

Como nomear outra pessoa

Se você acredita que o candidato é elegível, você pode pedir ao comitê eleitoral que entre em contato com essa pessoa, informe-a sobre a posição e convide-a a nomear-se ou fazer perguntas. Se você quer fazer isso, mande um e-mail para board-nominations@lists.wikimedia.org com os seguintes dados:

  1. O nome de usuário da pessoa que você gostaria de nomear.
  2. A qual(is) cargo(s) essa pessoa seria adequada.
  3. Você se importaria em nos dar seu nome ou nome de usuário e apresentá-lo como referência?
  4. Uma breve descrição do porquê você acha que essa pessoa desempenharia bem esse cargo e o que poderia oferecer ao movimento.

O que acontecerá depois

Logo depois de receber a nomeação, o comitê eleitoral e os conselheiros da MWF entrarão em contato com os nomeados para que proporcionem mais informações sobre o cargo a que são nomeados e seus requisitos, e ver se a pessoa está interessada em desempenhar o referido cargo. Se estiverem interessados, lhes daremos instruções sobre como apresentarem sua candidatura e, como sempre, terão a liberdade de esclarecerem dúvidas sobre o processo e o cargo.

Informação para candidatos

A seleção de novos membros do conselho deve estar em conformidade com o dever de cuidado do Conselho da WMF. O Conselho deve agir de forma sensata, diligente, e da maneira esclarecida, e com o cuidado que uma pessoa normalmente prudente usaria em circunstâncias semelhantes. Este dever de cuidado, por exemplo, aplica-se a cuidadosa seleção de pessoas qualificadas para fazer parte do Conselho, que não traga má-reputação ao corpo.

Aqueles que consideram a própria candidatura estão convidados a ler o Manual do Conselho da Fundação Wikimedia antes da apresentação da mesma.

Papéis e responsabilidades como membro do Conselho

O Conselho Diretivo é responsável pela supervisão das operações da Fundação Wikimedia. Bons conselheiros permitem uma boa gestão do Diretor Executivo e dos funcionários. Eles não gerenciam a organização para si ou interferem em suas operações do dia-a-dia. Papel de supervisão do Conselho inclui a tomada de decisões, acompanhamento e liderança.

Essas responsabilidades incluem:

  • Tomar decisões sobre a visão, estratégia, metas e políticas de alto nível para a organização;
  • Monitoramento do desempenho da Fundação Wikimedia com relação aos riscos, às finanças e ao cumprimento de conformidades;
  • Assessorar o Diretor Executivo e funcionários seniores, com base em conhecimentos e experiências relevantes dos membros do Conselho; e
  • Articular e comunicar os objetivos da Fundação Wikimedia para a comunidade Wikimedia e o público em geral.

Os conselheiros devem manter a integridade legal e ética da organização, recrutar e orientar novos membros do Conselho, e cultivar a diversidade no Conselho.

Saiba mais sobre o papel do Conselho Diretivo no Manual do Conselho da Fundação Wikimedia.

Pré-requisitos para a candidatura

Para serem elegíveis, os candidatos devem estar dispostos e capazes de cumprir os deveres do serviço do conselho e do comitê, incluindo gastar o tempo e a energia necessários para realizar a devida investigação em questões relevantes, para tomar decisões informadas de boa fé, e participar de reuniões de diretoria regularmente. Os requisitos de elegibilidade para os candidatos são os mesmos que para eleitores (ver requisitos do eleitor), com as seguintes exigências adicionais:

  • Você não deve ter sido condenado por um crime grave ou qualquer crime envolvendo desonestidade ou fraude; e
  • Você não deve ter sido removido de uma posição em uma organização sem fins lucrativos ou de outra empresa por causa de má gestão ou má conduta; e
  • No momento da nomeação ou eleição, você não pode ser proibido ou impedido em qualquer projeto Wikimedia, por um período de 30 dias ou mais; e
  • Você deve divulgar publicamente o seu verdadeiro nome em sua apresentação candidato (porque as identidades dos membros do Conselho são uma questão de registro público, não é possível realizar uma posição no Conselho Diretivo anonimamente ou sob um pseudônimo); e
  • Ter no mínimo 18 anos e ser maior de idade em seu país de origem; e
  • Apresentar prova da sua identidade para a Wikimedia Foundation (veja abaixo).

Como enviar sua candidatura

Se você é elegível, você pode enviar a sua candidatura, fazendo o seguinte:

  1. Escreva um breve sumário de no máximo 1 200 caracteres (excluindo espaços) afirmando como você espera para enriquecer todo o Conselho, e descrever as suas opiniões e experiências relacionadas, e qualquer outra coisa que você acha que é relevante. Um sumário adicional de até 400 caracteres (excluindo espaços) será exibido na página de votação. Você não pode usar o seu resumo de candidato para conectar-se a listas de endossos ou outras páginas de plataforma, e não pode executar uma censura com outros candidatos.
  2. Envie seu resumo entre as 00:00 de 20 de abril de 2015 (UTC) e as 23:59 de 5 de maio de 2015 (UTC). Sua declaração só pode ser alterada nos 3 dias após a apresentação, ou até 5 de maio, com exceção de pequenas correções (por exemplo, correção de ortografia) ou tradução. Todas as adições ou alterações no conteúdo apresentado após esse prazo serão apresentadas separadamente do sumário original com carimbo de tempo, e só serão apresentadas aos eleitores se forem traduzidas em todas as mesmas línguas que o sumário inicial. Você deve ter notado que as propostas apresentadas mais cedo conseguem mais tempo para serem traduzidas em mais línguas, e que os argumentos fornecidos na data de vencimento ou um pouco antes podem não ser tão amplamente traduzidos.
    Por favor, note que: para permitir que os eleitores se envolvam com os candidatos rapidamente, declarações serão enviados para tradução profissional dentro de 48 horas após o envio. Enquanto a primeira tradução ficará pronta em torno de 24 horas, futuras atualizações serão agrupadas e podem levar mais tempo.
  3. Apresente prova de sua identidade para a Fundação Wikimedia antes das 23:59 de 5 de maio (UTC). Você será contatado privadamente por um membro do Comitê de Eleições com mais informações sobre o cumprimento deste requisito ao se candidatar.

Os candidatos que não cumprirem os requisitos e prazos acima serão desclassificados.

Enviando uma prova de identidade à Fundação Wikimedia

Os candidatos para esta posição devem apresentar prova de identidade e evidência da sua idade como condição da sua candidatura. Esta prova poderá ser fornecida em qualquer das seguintes formas:

  • Cópia ou digitalização da carta de habilitação.
  • Cópia ou digitalização do passaporte.
  • Cópia ou digitalização de qualquer documento oficial que indique o seu nome e idade.

Isso pode ser proporcionado pela WMF em qualquer uma das seguintes maneiras:

  • via e-mail para secure-info(_AT_)wikimedia.org
  • via fax para +1 (415) 882-0495 (caso fizer isto, envie um e-mail para secure-info(_AT_)wikimedia.org para avisá-los que há um fax vindo).
  • via correio para:
Wikimedia Foundation Inc.
ATTN: JAMES ALEXANDER
149 New Montgomery Street, 6th Floor
San Francisco, CA 94106
USA
  • Note que não recomendamos correio. Não serão feitas exceções se a documentação de um candidato não for depositada dentro do prazo (23:59 UTC de 5 de maio 2015) nos escritórios da WMF.

Organização

Cronograma

  • 5 de maio: data limite para envios de candidaturas e comprovação de identidade
  • 5 a 16 de maio: Perguntas e discussões entre os candidatos e a comunidade
  • 17 a 31 de maio: Votação
  • 1 a 5 de junho: Comprovação dos votos
  • 5 de junho: Meta para a divulgação dos resultados