Destaques da Wikimedia, Fevereiro 2016

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, February 2016 and the translation is 100% complete.


"Wasei_Dúo_en_MR_02.jpg" by Rubén Ojeda, freely licensed under CC BY-SA 4.0; "THE_BATTLE_OF_COPYRIGHT.jpg" by Christopher Dombres, freely licensed under CC BY-SA 2.0; "BlackLifeMatters_Wikipedia_Edit-a-thon_in_Harlem,_New_York_City,_February_6,_2016.webm" by Victor Grigas, freely licensed under CC BY-SA 3.0; Collage by Andrew Sherman.

Aqui estão os destaques do [Wikimedia] em Fevereiro 2016.

Gravando o romanticismo e preenchendo o Wikimedia Commons com música do século XIX.


Foto por Rubén Ojeda, licenciada livremente sobre CC BY-SA 4.0.

Wikimedia Espanha colaborou com o Museu de Romantismo do país para tocar uma série de concertos de música clássica para o Wikimedia Commons. Os resultados são disponíveis agora, livre para qualquer um usar. O capítulo convida todos os músicos a colaborarem nos projectos do Wikimedia e ajudar a disseminar a arte e cultura livre.

O que é TPP? A parceria problemática


Foto por Christopher Dombres, licenciada livremente sobre CC BY-SA 2.0.

Wikipedia e a sua capacidade para a criação e partilha do conhecimento livre são directamente conduzidos por um forte e saudável domínio público. Infelizmente, TPP estenderia os termos do direitos de cópia (direitos do autor - copyright) para um mínimo de o tempo de vida do autor mais 70 anos, consumível ao domínio público. Isto cimenta um termo extensível de direito do autor em países onde isto já existe tal como na Austrália, nos Estados Unidos, e no Chile.

TPP é um tratado problemático porque fere o domínio público e a sua habilidade de criar e partilhar conhecimento livre. É tempo de os países emparceirarem-se para as políticas e projectos que beneficiam todos, tal como o domínio público, excepções claras dos direitos de autor e os intermediários com poderes atribuídos para estarem fora da criação de conteúdos com bens seguros e áreas protegidas.

#BlackLifeMatters edit-a-thon encabeçam a cobertura de história dos negros da Wikipédia.

Dezenas de artigos de história de negros foram criadas ou melhoradas no #AfroCROWD Wikipedia editathon em Harlem. Você pode assistir os vídeos, em Youtube, or Vimeo. Vídeo por Victor Grigas, licenciado livremente sobre CC BY-SA 3.0.

Dezenas de artigos de história de negros foram criados no #AfroCROWD Wikipedia editathon em Harlem, Cidade de Nova Iorque (New York City). Construções nos eventos tomados este ano e no ano transacto, o evento ajudou a cobrir fendas na cobertura do Wikipédia em Inglês, incluindo em Edward Augustine Savoy.

Em resumo

  • Apelo arquivado em Wikimedia v. NSA:O caso foi dispensado das bases da estabilização, um importante conceito legal que refere se ou se não alguém tem o direito de trazer suas reivindicações ao tribunal. No nosso apelo, nós detalhamos como e porquê a Fundação Wikimedia e os seus oito co-querelantes amplamente demonstrado que nós temos base neste caso.
  • Wiki Loves Africa traz a moda do continente ao mundo: Realizado de Outubro a Novembro do ano transacto, a competição de Wiki Loves Africa (Wiki Ama África) focou-se nas variadas tradições da moda do norte, sul, este e oeste. Os vencedores vieram de todo o continente—Kenya, Senegal, Gana, e Argélia. No total, 7.453 imagens entraram de 734 único contribuintes de 51 países a volta do mundo.
  • Mais fotos impressionantes da Competição Europeia de Fotos da Ciência : A Competição Europeia de Fotos de Ciência de 2015 (The 2015 European Science Photo Competition), viu 9793 ficheiros carregados para os servidores do Wikimedia, vindo de 2201 autores de 40 países. Naturalmente, vários delss não foram à final, mas lá houve grandes fotos ao lado de 328 submissões (384 imagens separadas) que foram a competir para o primeiro lugar.


Andrew Sherman, Digital Communications Intern, Wikimedia Foundation

Social Media
  • Mais de 9.000 fotografias de ciência e concertos completos de música clássica foram carregadas para o Wikimedia Commons no mês transacto.