Destaques da Wikimedia, Março de 2015

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, March 2015 and the translation is 100% complete.


Aqui estão os destaques do blog da Wikimedia de março de 2015.

Editatonas photo by Carlos Delgado, CC BY-SA 4.0. Raspberry Pi photo by Janet Chapman, CC BY-SA 4.0. Terry Gilbey photo by Myleen Hollero, CC BY-SA 3.0. Open data graph by Ellery Wulczyn and Dario Taraborelli, CC0 1.0. Kourosh photo by Myleen Hollero, CC BY-SA 4.0.

Wikimedia vs NSA: A Fundação Wikimedia entra com processo contra NSA para desafiar seu programa de vigilância em massa

Fonte da Justiça
Photo by Roland Meinecke, GFDL 1.2. Neste março, a Fundação Wikimedia iniciou um processo contra a Agência de Segurança Nacional (National Security Agency, NSA) e o Departamento de Justiça (Department of Justice, DOJ) dos Estados Unidos. A ação contesta o programa de vigilância em massa da NSA. Saiba mais.

Mês da História da Mulher

Art+fem
Photo by Carlos Delgado, CC BY-SA 4.0.
No mês passado apresentamos uma coleção especial de histórias sobre mulheres e diversidade de gênero no movimento Wikimedia, para celebrar o Dia Internacional da Mulher e o Mês da História das WikiMulheres. Esperamos que apreciem tanto quanto nós.

Cultivando o conhecimento livre através de dados abertos

London Clickstream
Graph by Ellery Wulczyn and Dario Taraborelli, CC0 1.0.
Dados abertos podem nos ajudar a entender como as pessoas encontram e compartilham conhecimento online. A Equipe de Pesquisa e Dados da Wikimedia Foundation publicou 5 conjuntos de dados abertos sobre projetos da Wikimedia.

Raspberry Pi em Masekelo: Levando a Wikipédia a uma escola sem energia elétrica

Masekelo
Photo by Janet Chapman, CC BY-SA 4.0.
Estudantes de uma escola sem energia elétrica na Tanzânia agora podem acessar a Wikipédia pelo Wi-Fi, usando um computador Raspberry Pi que foi doado. Descubra como uma doação generosa está trazendo esta escola ao século 21.

Wikimedia Foundation adota Política de Acesso Aberto para apoiar o conhecimento livre

Library Book
Photo by LSE Library, CC BY-SA 3.0.
A Wikimedia Foundation anuncia uma nova política para que todas as pesquisas que ela apoia diretamente tornem-se livremente acessíveis ao público, sob licenças abertas.

Bem-vindos, novos membros da Wikimedia Foundation

Guy
Guy
Guy Kawasaki, Board of Trustees

A Wikimedia Foundation tem o prazer de anunciar que Guy Kawasaki juntou-se ao nosso Conselho Diretor. O Sr. Kawasaki é um ilustre autor, empreendedor e evangelista tecnológico, que trará uma riqueza de experiências e perspectiva ao nosso movimento.
Photo by Nohemi Kawasaki, CC BY-SA 4.0.

Terry
Terry
Terry Gilbey, Chief Operating Officer

Neste mês, também demos boas vindas a Terry Gilbey como Chefe interino de Operações, sob supervisão da Diretora Executiva Lila Tretikov. Anteriormente, Terry foi Diretor Executivo de Operações da Kaiser Permanente e desempenhou vários papéis administrativos na IBM Global Services.
Photo by Myleen Hollero, CC BY-SA 3.0.

Kourosh
Kourosh
Kourosh Karimkhany, VP Strategic Partnership

E Kourosh Karimkhany uniu-se à WMF como Vice-Presidente de Parcerias Estratégicas, sob supervisão de Lisa Gruwell. Executivo de mídia de longa data, Kourosh trabalhou em empresas líderes como Yahoo e Conde Nast - onde ele orientou a aquisição da Wired.com, Ars Technica e Reddit.
Photo by Myleen Hollero , CC BY-SA 4.0.

Andrew Sherman, Estagiário de Comunicações Digitais, Wikimedia Foundation

Fabrice Florin, Gerente de Comunicações do Movimento, Wikimedia Foundation