Wikipedistas em residência

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Wikimedian in residence and the translation is 100% complete.

Other languages:
English • ‎dansk • ‎español • ‎français • ‎galego • ‎occitan • ‎português do Brasil • ‎العربية

A documentação do Wikimedian in Residence ou Wikipedian in Residence (WiR) está espalhada por várias wikis, incluindo:

Os primeiros Wikipedians em residência estavam em GLAM instituições, mas o papel se expandiu - por exemplo:

Quais são os requisitos e expectativas de um WiR, seu empregador e a comunidade?

Requisitos e expectativas

Função

Um Wikipedian-in-Residence (WiR) é diferente de ambos: a) um editor pago; ou b) um líder de projeto ou participante, mesmo que aqueles no último grupo tenham um patrocinador/campeão organizacional.

As preocupações com o Conflito de Interesse estão bem documentadas, compreendidas, explicadas e monitoradas, de modo que podemos deixá-las de lado nesta discussão. Organizações, GLAM, não GLAM ou comercial, podem empregar Wikipedianos pagos - pessoas que, como parte ou todo do seu trabalho, têm a tarefa de editar a Wikipédia e monitorar a Wikimedia em geral. O papel da WiR é distinguível desses outros dois tipos de envolvimento.

Entre esses critérios para um WiR, parece que a advocacia, negociação, construção de relacionamento, treinamento, consulta e similares são centrais. Em contrapartida, um editor pago ou um líder/editor de projeto não remunerado provavelmente não terá nenhuma dessas responsabilidades. Além disso, as organizações podiam e de fato já tem, de forma bastante independente da comunidade, adicionado a tarefa de editar artigos da Wikipédia como outro trabalho de um funcionário. Embora existam muitas organizações comerciais que fizeram isso de má-fé, o Museu Nacional da Austrália é um exemplo de um que fez corretamente e de forma produtiva. No caso de editores pagos ou líderes de projeto, a organização não estaria feliz em pagar por esses funcionários para trabalhar além do que é autorizado por seus supervisores - por exemplo, para trabalhar em outras áreas da Wikipedia ou para iniciar negociações inter-departamentais. Do ponto de vista das relações industriais, a distinção é comparável à de consultor (ou contratante independente) e empregado.

Correspondência

Para além da relação do indivíduo com a organização e o âmbito da função, outra das razões importantes para ter uma ideia clara do que constitui um WiR é que afeta o conjunto de habilidades necessárias para o trabalho e a correspondência com a organização em causa . Por sua vez, um correspondência apropriada (habilidades e expectativas) é crucial para o sucesso.

Sucesso

O sucesso para um WiR será julgado diferentemente do sucesso para aqueles nos outros dois grupos. Editores pagos e participantes do projeto são susceptíveis de ter sucesso julgado pelo número de artigos, edições, links ou cliques que foram gerados como resultado de seus esforços. Para um WiR, o sucesso será mais complexo. Além de medidas quantitativas, haverá medidas qualitativas de sucesso, como o quão bem as várias relações têm melhorado e a vontade dos parceiros em continuar.