Wikipédia 15/Site/Histórias/Ahmed Nisar

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikipedia 15/Site/Stories/Ahmed Nisar and the translation is 100% complete.

Ahmed Nisar

Born in India
Joined Wikipedia in 2009
Favourite article is about the universe.

Centenas de idiomas são falados na Índia, mas não há nenhum idioma nacional. Ao invés, a constituição reconhece 22 idiomas como oficiais. Wikimedistas da Índia são apaixonados para encontrar um lar para cada um destes idiomas na Wikipédia.

É aí que Ahmed Nisar Syed entra. Como colaborador da Wikipédia em não só um, mas em quatro idiomas — Urdu, telugo, hindi e inglês —, Ahmed edita artigos sobre religião, filosofia, geografia, política, linguística e ciência.

Ahmed celebra a estreita ligação entre muitos idiomas e culturas na Índia, uma intimidade refletida na cooperação entre WikiProjetos em hindi e urdu. “Creio que o hindi é incompleto sem o urdu, e que o urdu é incompleto sem o hindi”, explica. “Para desenvolver a Wikipédia hindi, deve desenvolver a Wikipédia urdu e vice-versa”.

Ahmed nasceu em Madanapalle, uma pequena cidade no estado do sudeste de Andra Pradexe. Hoje, vive e trabalha em Pune, Índia. Quando Ahmed começou a editar a Wikipédia, ele era um dos dois únicos editores ativos na Wikipédia urdu. Hoje, ele conta quatorze editores ativos da Índia e mais do Paquistão.

Em 2014, Ahmed foi honrado por seus colegas editores por suas contribuições extraordinárias à Wikipédia teluga. O prêmio, intitulado Komarraju Lakshmana Rao Wikimedia Puraskaram, foi nomeado em honra de Komarraju Lakshmana Rao, o primeiro enciclopedista moderno do idioma telugo.

A honra encorajou-o a envolver-se.

Creio que o hindi é incompleto sem o urdu, e que o urdu é incompleto sem o hindi. Para desenvolver um, deve desenvolver o outro.

Ahmed teve participação em eventos de divulgação da Wikimedia nos idiomas telugo e urdu pela Índia. Também tem desenvolvido um plano integrado para a promoção de Wikipédias índicas com escrita baseada no pérsio, como a urdu.

Acadêmico, Ahmed mantém um olho vivo na literatura clássica urdu disponível em muitas bibliotecas altamente respeitadas. Discussões estão em prática com algumas instituições sobre a digitalização de seus livros sobre medicina Unani”, diz. “Creio firmemente que tais tipos de projetos definitivamente ajudarão a fazer um melhor trabalho”.

Ele espera que outras pessoas contribuirão com a Wikipédia em seus idiomas nativos, para que a Wikipédia torne-se uma ponte entre culturas tradicionais e a modernidade, preservando o patrimônio cultural por gerações de pesquisadores futuros do conhecimento ao redor do mundo.