Páginas da Wikipédia Precisam de Imagens

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikipedia Pages Wanting Photos and the translation is 77% complete.
Outdated translations are marked like this.

Wikipedia Pages Wanting Photos

Wikipedia Pages Wanting Photos (WPWP), em português Páginas da Wikipédia precisam de imagens, é uma campanha anual na qual Wikipedistas dos projetos Wikipédia em muitos idiomas e diferentes comunidades ilustram artigos da Wikipédia que precisam de imagens, com o fim de promover o uso dos conteúdos de media digital recolhidos através dos vários concursos de fotografia Wiki Loves, passeios fotográficos organizados pela comunidade Wikimedia, nas páginas dos artigos da Wikipédia. As imagens ajudam, a captar a atenção do leitor melhor que um bloco compacto de texto, ilustram conteúdo, e tornam o artigo mais educativo e apelativo aos leitores.

Milhares de imagens foram doadas e contribuíram para o Wikimedia Commons através de vários programas de defesa de direitos, caminhadas fotográficas e concursos, incluindo concursos de fotografia internacional, como Wiki Loves Monuments, Wiki Loves Africa, Wiki Loves Earth, Wiki Loves Folklore, etc. No entanto, relativamente poucas dessas fotos foram usados em artigos da Wikipedia. Hoje, o Wikimedia Commons hospeda milhões de imagens fotográficas, mas apenas uma pequena parte delas foi usada nas páginas de artigos da Wikipedia. Essa é uma lacuna enorme que esse projeto visa preencher.

Como participar

Antes de participar, é importante ler todas as regras abaixo na íntegra. Não fazer isso pode resultar em desqualificação.

  1. Inicie a sessão ou crie uma nova conta na Wikipédia (você pode criar sua conta em qualquer língua, incluindo a sua). A lista da Wikipédia em todas as línguas pode ser encontrada aqui.
  2. Encontre um artigo que precise de uma foto. Há muitas maneiras de fazer isso.
  3. Encontre uma imagem apropriada no Commons. Clique aqui para procurar a imagem usando o título ou a categoria correta. Existem várias maneiras de fazer isso. Consulte este guia simples de reutilização de mídia. Aqui estão algumas dicas adicionais.
  4. Na página do artigo, encontre uma seção em que a imagem seja relevante e ajude o leitor a entender o assunto. Clique em Editar e insira a imagem da Etapa 3 e inclua uma breve legenda explicando em que consiste a imagem no idioma da Wikipedia. Se estiver editando o código-fonte, verifique a posição do visor usando o botão "Visualizar" e faça as alterações necessárias. Inclua a hashtag #WPWP no resumo de edição de todos os artigos aprimorados com imagens. Depois clique em "Publicar alterações".
  5. Também pode participar criando novos artigos onde possam ser colocadas imagens de qualidade.
  6. Lembre-se da sintaxe da imagem! Se você deseja adicionar imagens às infoboxes nos artigos, a sintaxe é muito mais fácil - apenas o nome do arquivo, portanto, em vez de [[File:Obamas at church on Inauguration Day 2013.jpg|thumb|The Obamas worship at [[African Methodist Episcopal Church]] in Washington, D.C., January 2013]], basta Obamas at church on Inauguration Day 2013.jpg.

Aqui, a legenda é The Obamas worship at African Methodist Episcopal Church.

Se você deseja adicionar imagens às caixas de informações nos artigos, adicione-as na posição correta, como mostrado abaixo.

| image = Obamas at church on Inauguration Day 2013.jpg

| caption = The Obamas worship at African Methodist Episcopal Church

Regras da campanha


As imagens têm de ser usadas entre 1.º de julho e 31 de agosto de 2020.

Não há limite para o número de arquivos que se pode usar. Existem, no entanto, diferentes categorias de prêmios (veja abaixo). No entanto, não desfigurar artigos da Wikipedia com fotos. Adicione apenas uma foto a um artigo que não tem foto.

A imagem tem de estar publicada sob uma licença livre ou como domínio público. As licenças possíveis são CC-BY-SA 4.0, CC-BY 4.0 e CC0 1.0.

Os participantes devem ser um usuário registrado em qualquer projeto da Wikimedia. Entre com a sua conta ou registe uma nova conta na Wikipédia (Pode criar uma conta em qualquer idioma da Wikipédia, incluindo o seu próprio idioma). A lista completa de todos os idiomas da Wikipédia pode ser vista aqui.

Fotos de baixa ou baixa qualidade geralmente não são aceitáveis.
  1. A legenda e a descrição da imagem devem ser claras e adequadas ao artigo.
  2. Todas as adições de imagem devem incluir uma legenda que descreva de que é a imagem.
  3. As imagens devem ser colocadas quando relevantes no artigo
  4. Usuários que adicionam repetidamente imagens sem legenda, imagens irrelevantes etc. podem ser desqualificados.

Os participantes devem incluir a hashtag #WPWP no Resumo da edição de todos os artigos aprimorados com imagens, além de um resumo descritivo da edição, por exemplo "Melhorando com uma imagem para a caixa de informações" #WPWP. Não insira a hashtag (#WPWP) em um artigo.

Como tenciona participar na #WPWP?

Esta secção foi pensada de modo a se ajustar o melhor possível ao seu nível de participação na #WPWP. Carregue nos botões abaixo para descobrir as formas em que pode participar.

Calendário da campanha

A campanha WPWP é anual.

  • Início da campanha: 1.º de julho de 2020, 00:01 (UTC)
  • Data limite para colocação de imagens: 31 de agosto de 2020, 23:59 (UTC)
  • Anúncio dos resultados: 30 de setembro de 2020

Categorias de prêmios internacionais

Ganhando prêmios para o (s) usuário (s) com os artigos mais exclusivos da Wikipedia aprimorados com fotos

  1. 1º prêmio em vale de US $ 500
  2. 2º prêmio em vale de US $ 400
  3. Terceiro prêmio em vale de presente de US $ 300

Ganhar prêmios para o (s) usuário (s) com os artigos mais exclusivos da Wikipedia aprimorados com áudio

  • Vale-presente de US $ 200

Ganhar prêmios para o (s) usuário (s) com os artigos mais exclusivos da Wikipedia aprimorados com o vídeo

  • Vale-presente de US $ 200

Ganhando prêmios para os novos usuários com os artigos mais exclusivos da Wikipedia aprimorados com fotos

  • Vale-presente de US $ 200
  • O Wiki Ama o Prêmio África

Ganhando prêmios para usuários com mais uso de imagem do Wiki Loves Africa em Igbo, Swahili, Yoruba, Luganda, Hausa, Shona, amárico, Lingala e africâner Wikipedias. Mais informações.

  • Vale-presente de US $ 100 (Nota: para se qualificar para o prêmio WLA, você deve ter registrado sua conta por pelo menos 1 ano e ter feito pelo menos 330 edições no espaço principal em qualquer idioma da Wikipedia antes de 1º de julho de 2020 .)
  • Wiki ama prêmios folclóricos

Wiki Loves Folklores Prizes

The Wiki Loves Folklore is offering prizes for users with the most Wiki Loves Folklore image usage on any language Wikipedia. For more information about the Wiki Loves Folklore category of prizes, see here and click here to visit the English Wikipedia page.