Páginas da Wikipédia que Precisam de Imagens de 2022

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikipedia Pages Wanting Photos 2022 and the translation is 45% complete.
Outdated translations are marked like this.

Wikipedia Pages Wanting Photos 2022

Home Participating Communities Organizing Team Participate Results Resources FAQ & Campaign Rules

Wikipedia Pages Wanting Photos (WPWP), em português Páginas da Wikipédia que Precisam de Imagens, é uma campanha anual na qual os editores da Wikipédia em vários idiomas e diferentes comunidades ilustram artigos da Wikipédia que precisam de imagens, de forma a promover o uso dos conteúdos de mídia digital, carregados através dos vários concursos de fotografia Wiki Loves, passeios fotográficos organizados pela comunidade Wikimedia, nas páginas dos artigos da Wikipédia. As imagens ajudam a captar a atenção do leitor com mais facilidade que um bloco de texto, ilustram o conteúdo e tornam o artigo mais educativo e atrativo para leitores. Milhares de imagens têm sido doadas e disponibilizadas no Wikimedia Commons através de vários programas de sensibilização, passeios fotográficos e concursos, incluindo internacionais de fotografia como Wiki Loves Monumentos, Wiki Loves África, Wiki Loves Planeta, Wiki Loves Folclore, etc. Atualmente, o Commons guarda milhões de imagens, mas apenas uma pequena parte foi utilizada nos artigos da Wikipédia. Esta é uma enorme lacuna que este projeto pretende corrigir.

Como participar

Primeiramente, é importante ler todas regras, que se encontram listadas à baixo. Não o fazer pode resultar em desqualificação.

  1. ‎Verifique se você é elegível. As regras de elegibilidade foram revisadas na edição de 2022 e os participantes devem ter uma conta com pelo menos um ano de atividade.‎
  2. Encontra um artigo que precise de foto. Há muitas formas de fazer. Aqui tens algumas sugestões.
  3. Encontra uma imagem adequada no Commons - procura a imagem, usando o título correto ou categoria. Há muitas formas de o fazer. Consulta este simples guia sobre o reuso de conteúdo média ou então vê mais sugestões. Tem em atenção que o propósito de uma imagem é melhorar a compreensão do tópico tratado no artigo, usualmente referindo pessas, objetos, atividades e conceitos descritos no artigo. O aspecto relevante da imagem deve ser claro e central. As imagens devem ter relevância para o contexto o tema tratado e não apenas servir como decoração.
  4. Encontra uma secção no artigo onde aches que a imagem é relevante e que possa ajudar o leitor a entender melhor o tema. Clica em "editar" e insire a imagem, incluindo um breve legenda a explicar a imagem. Usa as imagens que possuam a melhor qualidade possível. As imagens de baixa qualidade (escuras ou desfocadas, com o elemento retratato muito pequeno, díficil de identificar ou ambíguo, etc.) não devem ser usadas exceto quando absolutamente necessário. Pensa cuidadosamente que imagens ilustram melhor o tema. DEVES disponibilizar um sumário para todas as tuas edições, pré-visualizar o que alteraste (em Mostrar previsão) e fazer qualquer outra mudança necessária antes de guardar. Inclui o hashtag $wpwp no sumário de todos os artigos que melhores com imagens. Depois, clica em "Publicar alterações". Consulta o guia sobre como usar os hashtags da campanha WPWP
  5. Tem em atenção à sintaxe das imagens! Se vais acrescentar imagens às infoboxes nos artigos, a sintaxe é mais fácil de compreender — apenas precisas do nome do ficheiro, ou seja, em vez de $1 apenas escreve $2.

Sintaxe de nomes dos ficheiros e legendas

A boy playing with a butterfly
A boy playing with a butterfly

Um exemplo básico (colocar a imagem à direita):
[[File:Cute boy face with butterfly.jpg|thumb|alt=A boy playing with a butterfly|<translate>A boy playing with a butterfly</translate>]]

  • $filename O nome do ficheiro (imagem) deve ser exato (incluindo maiúsculas, pontuações e espaçamentos) e deve ter $ext1, $ext2 ou outra extensão. (Image: e File: funcionam de forma igual.) Se tanto a Wikipédia e como Commons tiveram uma imagem com exatamente o mesmo nome, a imagem da Wikipédia é a que irá aparecer no artigo.
  • $1 é requerido em muitos casos
  • $1 texto alternativo é destinado para aqueles que não conseguem ver a imagem‎. Ao contrário da legenda, este resume a {{alt=A boy playing with a butterfly|aparência}} da imagem. Deverá estar conforme o o guia de acessibilidade e deverá referir eventos, pessoas e objetos famosos.
  • A boy playing with a butterfly is a caption and it comes last. It gives more information on what the image is all about.

See Extended image syntax on English Wikipedia for further features and options. If the image does not display after you have carefully checked the syntax, it may have been disallowed.

Regras da campanha


As imagens têm de ser usadas entre o 1º de julho e o dia 31 de agosto de 2022.

Não há limite para o número de ficheiros que podes usar. No entanto, existem diferentes categorias premiadas (vê em abaixo). Da mesma forma, não estragues artigos da Wikipédia com fotos. Acrescenta apenas uma foto a um artigo não tenha nenhuma.

The image must be published under a free use license or as public domain.

Participation is only allowed for registered users who have had account for at least a year. To be eligible, a participant must have registered account (this can be on any Wikimedia project) on or before July 1, 2021.


Poor or very low-quality photos are generally not acceptable.

  1. The image caption and description must be clear and be suitable for the article.
  2. All image additions must include a caption that describes what the image is of.
  3. Images should be placed where relevant in the article.
  4. Do not add photos to articles in a language you do not speak fluently. Users who repeatedly add captionless images, irrelevant images, etc. may be disqualified.

Participants must include the hashtag #WPWP in the Edit summary of all articles improved with images in addition to a descriptive edit summary, for example "Improving with an image to infobox" #WPWP. Do not insert the hashtag (#WPWP) into an article. Please see: Guide on how to use WPWP Campaign Hashtags

Calendário da campanha

  1. Data de início: 1º de julho de 2022
  2. Deadline for entries: August 31, 2022
  3. Results announcement: October 27, 2022

Categorias de prémios internacionais

  • Prémios para os participantes com o maior número de artigos da Wikipédia melhorados com imagens
  • US$200
  1. 1º premio: placa comemorativa + lembranças da campanha WPWP + certificado de participação
  2. 2nd prize ― Plaque award & WPWP Souvenirs + Certificate
  3. 3rd prize ― Plaque award & WPWP Souvenirs + Certificate
  • Winning prize for the user with the most Wikipedia articles improved with audios:
  1. Plaque award & WPWP Souvenirs + Certificate
  • Winning prize for the user with the most Wikipedia articles improved with videos:
  1. Plaque award & WPWP Souvenirs + Certificate
  • Winning prize for the new user with the most Wikipedia articles improved with photos:
  1. Plaque award & WPWP Souvenirs + Certificate

Wiki Loves Africa prize categories

  • 1st prize - US $80 gift card
  • 2nd prize - US $50 gift card
  • 3rd prize - US $30 gift card

PLEASE PUT #WPWP #WLA in your edit summary!

NOTE: THE PRIZES WILL BE AWARDED AS SCHOLARSHIP TOWARDS ANY UPCOMING ONLINE/OFFLINE WIKIMEDIA CONFERENCE

Visit Wiki Loves Africa 2022/WPWP to learn more.