Wikiquality/Portal/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Queremos tornar a Wikipédia mais útil e para tal precisamos da sua ajuda!

A qualidade é importante. Queremos mobilizar uma comunidade global de tecnólogos, testadores, editores e doadores para nos ajudar a encontrar vias inovadoras para melhorar a exactidão e a fiabilidade da Wikipédia e seus projectos irmãos. Se você quer ajudar a tornar a Wikipédia mais útil, por favor leia o texto seguinte.

O que você pode fazer: Uma doação à Fundação Wikimedia

A Wikipédia é gerida por uma organização sem fins lucrativos, a Fundação Wikimedia. Ao fazer uma contribuição financeira, você assegura que nós tenhamos os meios para continuar o desenvolvimento de tecnologias inovativas e iniciativas em larga escala para melhoria da qualidade.

O que você pode fazer: Testar a marcação de versões de artigos

Queremos permitir a um subconjunto de usuários de confiança a identificação de versões de artigos que tenham sido verificados quanto à ausência de vandalismo e à sua exactidão. Para tal, estamos a desenvolver uma extensão do software denominada Flagged Revisions (literalmente, revisões assinaladas).

Uma versão beta pública (usando conteúdo simulado) para você testar aparecerá nos próximos dias. Obtenha mais informação sobre este tipo de edição e os nossos presentes planos de implementação.

O que você pode fazer: Testar a demonstração de coloração da confiança do Prof. Luca de Alfaro

Luca de Alfaro é um professor associado de Engenharia Computacional na Universidade da Califórnia. Ele lidera uma equipa de investigação que estuda os padrões nos históricos de artigos da Wikipédia. A sua equipa criou uma demonstração em que artigos da Wikipédia são coloridos de acordo com o nível de confiança, computado a partir da reputação dos autores que contribuíram e editaram o texto.

A Fundação Wikimedia apoia o trabalho de Luca e considera actualmente diferentes formas em que poderia ser integrado na Wikipédia. Teste a demonstração e envie-nos a sua opinião para a lista de e-mail wikiquality-l.

O que você pode fazer: Edite a wiki. :-)

A Wikipédia é e continuará a ser aberta à edição. Se você nunca contribuiu para a Wikipédia, por favor visite a nossa introdução para novos editores. Se você sabe como editar a Wikipédia mas não se decide por um assunto, o portal comunitário oferece várias ligações úteis para iniciar. Por exemplo, que tal juntar-se a um Wikiprojecto para melhorar de forma sistematizada artigos sobre um tópico no qual você tem conhecimento?

O que você pode fazer: Partilhe as suas ideias - e o código-fonte!

Temos vindo a discutir métodos para melhorar a qualidade desde que a Wikipédia se iniciou. Se você quiser juntar-se a estas discussões, você pode subscrever a wikiquality-l, uma lista de e-mail dedicada a estes assuntos. Se você for um programador de PHP, esta lista também serve para outras pessoas lhe apontarem áreas onde você pode fazer a diferença. Por fim, veja também a nossa wikipágina de ideias, para ver se a sua ideia foi discutida anteriormente. Se não foi: porquê não editar a wiki e adicioná-la?

Logo da Wikipédia
Logo da Wikipédia

Acerca da Wikipédia

Desde que a Wikipédia foi lançada em Janeiro de 2001, a nossa comunidade global de voluntários escreveu mais de seis milhões de artigos em 250 línguas.

A Wikipédia é gratuita, sem publicidade e livre para ser usada para qualquer fim: nós acreditamos que o conhecimento não deve ter limites e que a educação é um direito humano fundamental. É por isto que a Wikipédia é gerida por uma caridade, a Fundação Wikimedia.

Queremos ganhar a sua confiança.

A Wikipédia é uma enciclopédia incomum, actualizada em tempo real por qualquer pessoa. Queremos que seja tão transparente quanto possível dizer quantas pessoas viram um determinado artigo e a que conclusão chegaram acerca da sua qualidade. Tal não significa que abandonaremos os princípios fundamentais da colaboração em massa: pequenas barreiras à entrada e hieraquias meritocráticas e pouco profundas.

Mas quando você lê um artigo da Wikipédia, queremos dizer-lhe exactamente para o que você está a olhar. Compare isso com as etiquetas informativas colocadas em alimentos. Sem estas etiquetas, por favor verifique, olhe para os históricos dos artigos e siga as fontes quando indicadas.

A Wikipédia pertence a todos. Vamos trabalhar em conjunto para a tornar na melhor enciclopédia possível.