Pokémon (anime)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre a série animada. Para a franquia, veja Pokémon. Para outros significados, veja Pokémon (desambiguação).
Pokémon
ポケットモンスター
Poketto Monsutā
Pokémon (anime)
Logo de Pokémon
Informações gerais
Gêneros Aventura, fantasia
Anime
Direção Kunihiko Yuyama (1997–2019)
Daiki Tomiyasu (2019–2022)
Jun Owada (2022–2023)
Saori Den (2023–presente)
Roteiro Takeshi Shudo (1997–2002)
Junki Takegami (2002–2006)
Atsuhiro Tomioka (2006–2016)
Aya Matsui (2016–2019)
Shoji Yonemura (2019–2023)
Dai Satō (2023–presente)
Música Shinji Miyazaki (1997–2019)
Yuki Hayashi (2019–2023)
Conisch (2023–presente)
Estúdio de animação OLM, Inc.
Team Ota (1997–2006)
Team Iguchi (2006–2009)
Team Kato (2010–presente)
Distribuição/
Licenciamento
Emissoras de televisão Japão TV Tokyo, Kids Station
Período de exibição 1 de abril de 1997presente
Episódios 1281 (em lançamento)
Filmes (23 ao total)

  • 2 filmes da série Original
  • 3 filmes da série Gold and Silver
  • 4 filmes da série Ruby & Saphire
  • 4 filmes da série Diamond & Pearl
  • 3 filmes da série Black & White
  • 3 filmes da série XY
  • 3 filmes em um Reboot
  • 1 filme remake
  • 1 filme live-action
Especiais

  • 8 especiais de TV
  • 25 episódios paralelos
  • 7 curtas de Férias de Inverno
  • 8 curtas da companhia ANA
Portal Animangá

Pokémon (ポケモン Pokemon?), abreviação do título japonês Pocket Monsters (ポケットモンスター Poketto Monsutā?, lit. "Monstros de Bolso"), e atualmente marcado em inglês como Pokémon: The Series (テレビ アニメ 「「 ポケット モンスター シリーズ Terebi Anime 'Poketto Mansutā' Shirīzu?, lit. TV Anime "Monstros de Bolso" As Séries), é uma série de anime kodomomuke de televisão, parte da franquia de mídia Pokémon da The Pokémon Company, que estreou na TV Tokyo em 1º de abril de 1997.

A franquia de anime consiste em oito séries sequenciais no Japão: a série original (Vermelho e Azul), a série Ouro e Prata, a série Rubi & Safira, a série Diamante & Pérola, a série Preto & Branco, a série XY, a série Sol & Lua, série Jornadas e a série Horizontes, cada uma baseada em uma parcela principal da série de jogos eletrônicos Pokémon. Nas transmissões internacionais, essas sete séries são divididas em 25 temporadas, com a 25ª temporada, Jornadas Supremas, sendo transmitida pela Netflix no Brasil (com episódios adicionais a serem lançados trimestralmente).[1] A série originalmente seguiu Ash Ketchum, um jovem treinador de criaturas fictícias chamadas Pokémon. Acompanhado por seu parceiro Pokémon Pikachu e um elenco rotativo de personagens humanos, Ash embarca em uma jornada para se tornar um "Mestre Pokémon", viajando pelas várias regiões do mundo Pokémon e competindo em vários torneios de batalha Pokémon conhecidos como Liga Pokémon. No entanto, na 26ª temporada Pokemon Horizontes – A Série, um novo elenco é apresentado, com novos protagonistas Liko e Roy.

A série de anime é acompanhada por programação spin-off; incluindo Pokémon Chronicles, uma série de histórias secundárias; e a variedade de ação ao vivo e programas de notícias relacionados a Pokémon; como Pocket Monsters Encore, Weekly Pokémon Broadcasting Station, Pokémon☆Sunday, Pokémon Smash!, Pokémon Get☆TV e Meet Up na Pokémon House?.

A série de anime Pokémon foi amplamente creditada por permitir que o anime se tornasse mais popular e familiar em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos, onde muitos filmes de Pokémon estão entre os filmes de anime de maior bilheteria.[2] Também é considerada uma das primeiras séries de anime na televisão a atingir esse nível de sucesso mainstream com o público ocidental,[3][4] além de ser creditada por permitir que a série de jogos atingisse tal grau de popularidade e vice-versa. Pokémon é considerado a adaptação de jogos eletrônicos de maior sucesso de todos os tempos,[5][6] com mais de 1.200 episódios. Foi transmitido e adaptado para os mercados internacionais de televisão, sendo exibido simultaneamente em 192 países em todo o mundo e um dos programas mais assistidos na Netflix, em 2016.[7][8]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Protagonista Ash Ketchum[editar | editar código-fonte]

Pocket Monsters (1997–2002)[editar | editar código-fonte]

O Início (Vermelho e Azul) (1997–1999)[editar | editar código-fonte]

Depois que ele completa 10 anos, Ash Ketchum (Satoshi no Japão) tem permissão para começar sua jornada no mundo dos Pokémon e sonha em se tornar um Mestre Pokémon. No dia em que ele receberia seu primeiro Pokémon, Ash acorda em pânico, tendo dormido demais por ter assistido uma batalha de Pokémon na noite anterior. O Professor Samuel Carvalho (Dr. Yukinari Okido em japonês e Professor Samuel Oak em inglês), o pesquisador local de Pokémon, já tinha doado os três últimos Pokémon iniciais de Kanto (Bulbasaur, Charmander e Squirtle) a novos Treinadores Pokémon quando Ash finalmente chegou atrasado ao Laboratório de Carvalho. O único Pokémon que ele tinha então era um Pikachu, que ele dá para Ash.

Determinado a começar sua jornada, Ash faz o melhor para fazer amizade com Pikachu, mas este não confia nele e se recusa a voltar para a sua Pokébola, mesmo atacando Ash com seus poderes elétricos. É só depois que Ash protege Pikachu de um grupo de Spearow irritados que Pikachu percebe o quanto Ash se preocupa com ele, levando-o a salvar Ash. Depois, ambos veem um Pokémon misterioso e não identificável voando pelos céus em direção ao oeste que estimula os dois a trabalharem para o objetivo de Ash.

Ao longo do caminho, Ash faz muitos amigos humanos e Pokémon enquanto ele trabalha no ranque das muitas Ligas Pokémon do mundo. Através da região de Kanto, Ash faz amizade com a treinadora de Pokémon de água e antiga Líder de Ginásio da Cidade de Cerulean, Misty Willams[9][10] (Kasumi), e o Líder de Ginásio da Cidade de Pewter, Brock Harrison[10] (Takeshi) e durante todo o tempo frustrando os planos do trio Jessie (Musashi), James (Kojiro) e Miau (Nyarth em japonês e Meowth em inglês), enquanto lida com seu rival de infância, Gary Carvalho (Shigeru Okido em japonês e Gary Oak em inglês), neto do Professor Carvalho, que também é treinador de Pokémon e sempre se mantém à frente dele.

Após coletar todas as oito insígnias, Ash participa da Liga Indigo; ele chega ao top 16 antes de perder para seu amigo Richie.

Quando o grupo viaja ao sul para as Ilhas Laranja, Brock decide ficar com a professora local, Ivy, deixando Ash e Misty para continuarem viajando juntos. Depois de um tempo, eles se encontram e começam a viajar com o Observador de Pokémon e artista Tracey Sketchit (Kenji). Quando chegam a Cidade de Pallet, em Kanto, Tracey decide ficar com o professor Carvalho e Brock se junta ao grupo novamente.

A Série Ouro e Prata (1999–2002)[editar | editar código-fonte]

Deixando a Cidade de Pallet, Ash, Pikachu, Misty e Brock voltam à estrada em direção ao oeste a caminho de seu próximo desafio: A Região de Johto! Apesar de ainda ter de cumprir uma tarefa para o Professor Carvalho, Ash pula de cabeça na Liga Johto, enfrentando um par de Líderes de Ginásio e adicionando Pokémon como Totodile, Chikorita e Cyndaquil à equipe. Adiante, nossos heróis encontrarão muitos Pokémon nunca vistos antes... assim como empolgantes batalhas, excitantes aventuras e as tramóias da Equipe Rocket!

Ash derrota Gary nas oitavas de final da Liga Johto e o faz reconsiderar seu propósito na vida. Depois de avançar para as quartas de final, Ash perde para um treinador chamado Harrison, que informa Ash sobre uma região a sudoeste chamada Hoenn.

Advanced Generation/A Série Rubi e Safira (2002–2006)[editar | editar código-fonte]

Quando Ash sai em jornada a sudoeste em direção a região de Hoenn no final da série original, Misty retorna a Cidade de Cerulean em Kanto para se tornar a Líder de Ginásio da Cidade de Cerulean em tempo integral. Brock o segue até Hoenn e Ash ganha novos companheiros na Coordenadora Pokémon May (Haruka) e seu irmão mais novo Max (Masato), e juntos eles enfrentam as equipes rivais, Equipe Magma e Equipe Aqua.

Ash derrota todos os oito líderes de ginásio de Hoenn e participa da Liga Hoenn, mas perde para Tyson, nas quartas de final, colocando-o no Top 8. Tyson se torna o Vencedor da Liga Hoenn.

Depois de voltar a Kanto e participar do desafio Batalha da Fronteira, Ash luta com seu rival, Gary. Depois de ver Electivire, um Pokémon da região de Sinnoh que ele nunca tinha visto antes, Ash decide viajar para Sinnoh.

A Série Diamante e Pérola (2006–2010)[editar | editar código-fonte]

Ash viaja com Brock, uma última vez, em direção ao norte para a região de Sinnoh, com May e Max seguindo seus próprios caminhos. Ash e Brock encontram Dawn (Hikari), outra coordenadora Pokémon, que viaja com eles enquanto eles passam por Sinnoh onde eles devem derrotar Cyrus e sua Equipe Galáctica.

Ash derrota todos os oito líderes de ginásio de Sinnoh para participar da Liga de Sinnoh, no entanto Ash perde para Tobias nas semifinais, colocando-o no Top 4 e Tobias se tornou o vencedor da Liga Sinnoh.

Best Wishes!/A Série Preto e Branco (2010–2013)[editar | editar código-fonte]

Ash, sua mãe Delia e o professor Carvalho tiram férias na distante região de Unova, onde ele conhece e viaja com uma futura mestre de dragões Iris e o Líder de Ginásio da Cidade de Striaton, Conhecedor Pokémon, e às vezes detetive Cilan (Dent). Durante a jornada, eles descobrem os planos malignos da Equipe Plasma, uma organização criminosa que quer libertar os Pokémon da propriedade das pessoas para que possam governar o mundo sem oposição. Depois de ganhar todas as oito insígnias de Unova, Ash, Iris e Cilan viajam pelo lado leste de Unova para se preparar para o Torneio da Liga Pokémon Unova, após o qual conhecem N, que é fundamental para derrotar a Equipe Plasma.

Depois de ganhar todas as oito insígnias de Unova e frustrar os planos da Equipe Plasma, Ash perde para Cameron, nas quartas de final da Liga Unovz, colocando-o no Top 8. No entanto, Cameron perde para Virgil nas semifinais, colocando-o no Top 4.

Depois disso, Ash, Iris e Cilan viajam pelas ilhas Decolore antes de Ash voltar para a Cidade de Pallet e conhecer a repórter investigativa Alexa (Pansy), que é da distante região de Kalos. Tendo chegado em Kanto, Iris e Cilan viajam para Johto enquanto Ash e Alexa vão para Kalos logo depois de Ash se reunir com Delia e receber uma nova roupa dela.

A Série XY (2013–2016)[editar | editar código-fonte]

Ash e Alexa chegam na região de Kalos e Ash está ansioso para começar a ganhar suas insígnias de Ginásio. Mas depois que Alexa informa a Ash que sua irmã, uma Líder de Ginásio, está ausente, Ash viaja para a Cidade de Lumiose onde ele conhece o menino-gênio Clemont (Citron) e sua irmã mais nova Bonnie (Eureka), sem saber que Clemont é, na verdade, Líder de Ginásio da Cidade de Lumiose - um fato que ele tenta ao máximo esconder.

Ash também se reúne com Serena, uma garota da Cidade de Vaniville que Ash conheceu em sua infância no acampamento de verão do Professor Carvalho em Pallet Town. Durante esse tempo ele a ajudou durante uma situação difícil, e ela tem sentimentos por ele desde então.

Depois de viajar com eles para se preparar para o Torneio de Liga de Pokémon de Kalos, Ash concorre e avança até a final, onde ele perde para Alain (Alan), um membro da Equipe Flare. Uma vez que ele descobre suas verdadeiras intenções, no entanto, Alain abandona a Equipe Flare e se junta a Ash e seus amigos para parar os planos da equipe Flare. Despedindo-se de seus amigos em Kalos, Ash mais uma vez retorna a Pallet.

A Série Sol e Lua (2016–2019)[editar | editar código-fonte]

Ash, Delia e Mr. Mime, apelidado de Mime, estão de férias na região de Alola, quando Ash tem um encontro com Tapu Koko, o guardião Pokémon da Ilha de Melemele, que o apresenta a Pulseira Z, um dispositivo que, quando emparelhado com um cristal especial, permite que um Pokémon lance um movimento poderoso quando sincronizado com seu treinador. Isso o leva a ficar em Alola e se matricular na escola Pokémon local.

Quando ele decide realizar os testes necessários para dominar o poder do Anel Z, os novos colegas de classe de Ash: Victoria, Lulú, Lillian, Cris e Kiawe decidem ajudá-lo.

Equipe Rocket, com James sendo mais decisivo e líder do que na série anterior, também estão nas Ilhas de Alola, e uma piada é que eles se tornaram "adotados" por um Bewear que aparece e os leva de volta para sua caverna, todas as vezes em que são derrotados, ao invés da tradicional conclusão "Equipe Rocket Decolando de Novo".

Equipe Skull mal aparecem na série e são facilmente derrotados por movimentos Z. É a Equipe Rocket que vai atrás do lendário Necrozma, e a empresária Samina e o cientista Fábio que estão interessados em Nebulino e nas misteriosas Ultra Criaturas.

O professor Nogueira inaugura a primeira liga oficial de Alola, e no final das contas, Ash vence uma liga pela primeira vez se tornando o primeiro campeão de Alola. Depois, a Escola Pokémon entra de férias e Ash decide voltar para Kanto.

Pocket Monsters/Jornadas: A Série (Espada e Escudo) (2019–2023)[editar | editar código-fonte]

A história de fundo de Pikachu como um Pichu selvagem, a história de Ash de quando ele tinha 6 anos enquanto sentia falta do acampamento do Professor Carvalho, a história de fundo de Goh quando ele tinha 6 anos e compareceu ao acampamento do Professor Carvalho e viu um Mew, tudo isso é contado.

Ash e Pikachu viajam para cada uma das oito regiões, acompanhados por Goh como pesquisador. Ash quer derrotar Leon e Goh quer pegar todos os Pokémon, incluindo Mew. Chloe às vezes se junta a Ash e Goh em sua aventura com seu Eevee recém-capturado, que é incapaz de evoluir. 

Goh participou de missões de teste de um projeto de pesquisa "Projeto Mew" para encontrar Mew. Ash derrotou Leon, o Treinador Pokémon mais habilidoso do mundo na rodada final do Campeonato da Coroação Mundial e se tornou o Campeão Mundial Pokémon.

Goh e outros membros do Projeto Mew viajam para uma Ilha Distante para encontrar Mew. Eles encontraram Mew, sendo que Goh torna-se amigo de Mew em vez de capturá-lo. Com seus objetivos cumpridos, Ash e Goh seguem caminhos separados.

Ash e Pikachu retomam suas viagens, então eles se reúnem novamente com Misty e Brock e decidem viajar juntos novamente para lembrar dos velhos tempos. Depois de viajar por um tempo, Ash, Brock e Misty voltam para suas casas.

Então, Ash decide viajar novamente para conhecer e fazer amizade com novos Pokémon, a fim de atingir seu objetivo de se tornar um Mestre Pokémon.

Protagonistas Riko e Roy[editar | editar código-fonte]

Pocket Monsters/Horizontes: A Série (Escarlate e Violeta) (2023–presente)[editar | editar código-fonte]

A série apresenta Riko, uma garota da região de Paldea, que está acompanhada por Sprigatito, um dos Pokémon iniciais da região, que usa um misterioso pingente, e Roy, um garoto da região de Kanto que possui uma misteriosa Pokébola.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

Participação
Principal Participação ou Recorrente — Ausente
Personagens Temporadas
Liga Índigo Aventuras nas Ilhas Laranja A Jornada Johto Campeões da Liga Johto Master Quest Avançado Desafio Avançado Batalha Avançada Batalha Entre Fronteiras Diamante e Pérola Batalha Dimensional Batalhas Galácticas Campeões da Liga Sinnoh Branco e Preto Destinos Rivais Aventuras em Unova XY Kalos Quest XY&Z Sol e Lua Ultra Aventuras Ultra Lendas Jornadas
Ash Ketchum Principal
Pikachu Principal
Jessie Principal
James Principal
Meowth Principal
Misty Williams Principal Participação Participação Participação
Brock Harrison Principal Recorrente Principal Participação Participação
Tracey Sketchot Principal Participação Participação
May Principal Participação
Max Principal Participação
Dawn Principal Participação
Íris Principal
Cilan Principal
Clemont Principal
Bonnie Principal
Serena Principal
Victória/Lana Principal
Kiawe Principal
Lulú/Mallow Principal
Chris/Sophocles Principal
Lillian/Lillie Principal
Goh Principal
Koharu/Chloe Principal

Amigos e Rivais[editar | editar código-fonte]

Participação
Principal Participação — Ausente
Personagem Temporadas
1.ª 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 7.ª 8.ª 9.ª 10.ª 11.ª 12.ª 13.ª 14.ª 15.ª 16.ª 17.ª 18.ª 19.ª 20.ª 21.ª 22.ª
Gary Principal Participação
Snap/Todd Participação
Duplica Participação Participação
Ritchie Participação Participação
Casey Participação
Harrison Participação
Macey Participação
Jackson Participação
Eusine Participação
Sakura Participação
Drew Principal Participação
Harley Principal Participação
Morrison Participação
Tyson Participação
Robert Participação
Solidad Participação Participação
Paul Principal
Barry Principal
Zoey Principal
Nando Principal
Kenny Principal
Conway Principal Participação
Ursula Participação Principal
Angie Participação
Lyra Participação
Khoury Participação
Cheryl Participação
Mira Participação
Riley Participação
Marley Participação
Buck Participação
Tobias Participação
Trip Principal
Stephan Principal
Burgundy Principal
Georgia Principal
Luke Principal
Montgomery Participação
Bianca Principal
Cheren Participação
Cameron Principal
Virgil Principal
Alain Principal
Mairin Principal
Shauna Principal
Tierno Principal
Trevor Principal Participação Principal
Nini Principal
Sanpei Principal
Miette Principal
Sawyer Principal
Gladion (Gladio) Principal
Hau (Hibi) Principal

Mídia[editar | editar código-fonte]

Anime[editar | editar código-fonte]

Temporadas e episódios[editar | editar código-fonte]

Ash Ketchum segurando Pikachu no primeiro episódio, "Pokémon, I Choose You!".
Ver artigo principal: Lista de episódios de Pokémon

No Japão, Pocket Monsters é atualmente transmitido como oito séries sequenciais, cada uma baseada em uma parcela da principal série de jogos eletrônicos. O anime é exibido continuamente durante todo o ano, com folgas regulares para eventos esportivos e especiais de televisão. Em sua transmissão internacional, os episódios de Pokémon estão atualmente divididos em 25 temporadas, a partir de 2022, executando um número fixo de episódios, usando uma sequência de abertura específica e exibindo uma legenda diferente para cada nova temporada.

Série Geração Temporada Exibição original Episódios
Estreia Final
O Início/Ouro e Prata
(Original series)[11]
Primeira Liga Índigo 1 de abril de 1997 21 de janeiro de 1999 1-82
Aventuras nas Ilhas Laranja 28 de janeiro de 1999 7 de outubro de 1999 83-118
Segunda A Jornada Johto 14 de outubro de 1999 27 de julho de 2000 119-159
Campeões da Liga Johto 3 de agosto de 2000 2 de agosto de 2001 160-211
Master Quest 9 de agosto de 2001 14 de novembro de 2002 212-276
Rubi e Safira[12]
(Advanced Generation)
Terceira Avançado 21 de novembro de 2002 28 de agosto de 2003 277-316
Desafio Avançado 4 de setembro de 2003 2 de setembro de 2004 317-368
Batalha Avançada 9 de setembro de 2004 29 de setembro de 2005 369-422
Batalha da Fronteira 6 de outubro de 2005 14 de setembro de 2006 423-469
Diamante e Pérola[13]
(Diamond & Pearl)
Quarta Diamante e Pérola 28 de setembro de 2006 25 de outubro de 2007 470-521
Batalha Dimensional 8 de novembro de 2007 4 de dezembro de 2008 522-573
Batalhas Galácticas 4 de dezembro de 2008 24 de dezembro de 2009 574-626
Vencedores da Liga Sinnoh 7 de janeiro de 2010 9 de setembro de 2010 627-660
Preto e Branco[14]
(Black & White)
Quinta Preto e Branco 23 de setembro de 2010 15 de setembro de 2011 661-710
Destinos Rivais 22 de setembro de 2011 4 de outubro de 2012 711-759
Aventuras em Unova (e Mais Além) 11 de outubro de 2012 26 de setembro de 2013 760-804
XY[15] Sexta A Série XY 17 de outubro de 2013 30 de outubro de 2014 805-853
Desafio em Kalos (XY 2) 6 de novembro de 2014 22 de outubro de 2015 854-897
XY & Z 29 de outubro de 2015 3 de novembro de 2016 898-944
Sol e Lua[16]
(Sun and Moon)
Sétima Sol & Lua 17 de novembro de 2016 21 de setembro de 2017 945-987
Ultra Aventuras 5 de outubro de 2017 14 de outubro de 2018 988-1036
Ultra Lendas 21 de outubro de 2018 3 de novembro de 2019 1037-1090
Jornadas[17]
(Journeys)
Oitava Jornadas 17 de novembro de 2019 4 de dezembro de 2020 1091-1138
Jornadas de Mestre 11 de dezembro de 2020 10 de dezembro de 2021 1139-1186
Jornadas Supremas 17 de dezembro de 2021 16 de dezembro de 2022 1187-1237
Horizontes[18]
(Horizons)
Nona Horizontes 14 de abril de 2023 presente 1238- ?
Total de Episódios 1273

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Pokémon chegou ao Brasil no dia 10 de maio de 1999, sendo transmitido inicialmente no programa "Eliana e Alegria" da Record. No Cartoon Network, o anime estreou em 6 de setembro do mesmo ano, sendo transmitido inicialmente no "Talismã" e está sendo transmitido lá até os dias de hoje. Na TV aberta, Pokémon foi transmitido pela Record da 1ª até a 4ª temporada. Da 5ª temporada até a 7ª, foi transmitido pela Globo de uma forma um tanto quanto confusa, com demasiadas mudanças de horários de transmissão e ordem embaralhada de episódios. As temporadas 8, 9, 10, 11 e 12 só deram as caras na TV aberta através da Rede TV, que também transmitiu os episódios destas citadas temporadas de uma forma não muito convencional, visto que a Rede TV só transmitia Pokémon de forma "correta" e com horário fixo da 1ª temporada até o início da 5ª (quando o anime chegava no episódio 252, pulava direto para a oitava temporada, pois os direitos das demais temporadas ainda estavam com a Globo) através do TV Kids. Da 13ª temporada em diante nunca chegou a ser exibida na TV aberta, sendo transmitidas somente em canais de TV a cabo (Cartoon Network e Tooncast) e serviços de streaming (Netflix, Amazon Prime Video e TV Pokémon).

Especiais[editar | editar código-fonte]

Além da série principal e dos filmes, a série de anime também exibiu vários especiais completos e curtas de TV. Muitos desses especiais centrados em Pokémon lendários ou um ou mais dos personagens principais que são separados do elenco principal durante sua série correspondente, enquanto os episódios posteriores da história secundária feitos esporadicamente normalmente vão ao ar como episódios especiais.

Spin-offs[editar | editar código-fonte]

Pokémon Chronicles[editar | editar código-fonte]

Pokémon Chronicles é um spin-off que conta histórias envolvendo os personagens secundários do anime. A maioria dos episódios de Chronicles foram chamados de Pocket Monsters Side Stories (ポケットモンスターサイドストーリー Poketto Monsutā Saido Sutōrī?, lit. "Histórias Paralelas de Pokémon"), sendo transmitidos na Weekly Pokémon Broadcasting Station. As demais partes da série são compostas pelo especial de TV Pocket Monsters Crystal e pela série de OVA Férias de Inverno do Pikachu.

Pokémon Origins[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Pokémon Origins

Pokémon Origins é um especial de TV que foi ao ar na TV Tokyo em 2 de outubro de 2013 e foi baseado na história original dos jogos Pokémon Red e Blue.[19][20][21]

Pokémon Generations[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Pokémon Generations

Pokémon Generations é uma série ONA com curtas passados na versão norte-americana baseado nos traços de Pokémon Origins, possui um total de 18 episódios. Eles foram ao ar em 9 de dezembro de 2016 no canal Pokémon do YouTube.

Pokémon: Twilight Wings[editar | editar código-fonte]

Pokémon: Twilight Wings é uma série ONA baseado nos jogos de Pokémon Sword e Shield, possui um total de 8 episódios. Eles foram ao ar em 15 de janeiro de 2020 no canal Pokémon do YouTube.

Pokétoon[editar | editar código-fonte]

Pokétoon é uma série ONA com diferentes tipos de animações curtas com diferentes Pokémon, possui um total de 8 episódios. Eles foram ao ar pela primeira vez em junho de 2020 no canal japonês Pokémon no YouTube, e posteriormente, lançados na Pokémon TV em inglês em agosto de 2022, e posteriormente, no canal inglês Pokémon no YouTube no outono de 2022.

Pokémon Evolutions[editar | editar código-fonte]

Pokémon Evolutions é uma série ONA com curtas passados na versão norte-americana baseado nos traços de Pokémon Generations, possui um total de 8 episódios. Eles foram ao ar em 9 de setembro de 2021 no canal Pokémon do YouTube.

Pokémon: Hisuian Snow[editar | editar código-fonte]

Pokémon: Hisuian Snow é uma série ONA baseado em Pokémon Legends: Arceus, possui um total de 3 episódios. Eles foram ao ar em 18 de maio de 2022 no canal Pokémon do YouTube.

Pokémon Concierge

Ver artigo principal: Pokémon Concierge

Pokémon Concierge é uma série de animação stop motion produzida em parceria com a Netflix Animation, representando o dia a dia de um Resort Pokémon, possui uma temporada de 4 episódios. Eles foram ao ar em 28 de dezembro de 2023 na Netflix.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de filmes de Pokémon

Filmes animados[editar | editar código-fonte]

Em 2020, houve 23 filmes de animação. Os primeiros dezenove filmes de animação são baseados na série de televisão, com o filme original sendo refeito no 22º. Os 20º, 21º e 23º filmes de animação são ambientados em uma continuidade alternativa ao anime. Os filmes são produzidos pelos estúdios de animação OLM, Production I.G, Xebec e Wit Studio, e distribuídos no Japão pela Toho, com vários estúdios distribuindo os filmes no Brasil. Eles foram dirigidos por Kunihiko Yuyama e Tetsuo Yajima e escritos por Takeshi Shudo, Hideki Sonoda, Atsuhiro Tomioka, Shōji Yonemura, Eiji Umehara e Aya Takaha.

  1. Pokémon: The First Movie—Mewtwo Strikes Back (1998)
  2. Pokémon: The Movie 2000—The Power of One (1999)
  3. Pokémon 3: The Movie—Spell of the Unown (2000)
  4. Pokémon 4Ever—Celebi: Voice of the Forest (2001)
  5. Pokémon Heroes (2002)
  6. Pokémon: Jirachi Wish Maker (2003)
  7. Pokémon: Destiny Deoxys (2004)
  8. Pokémon: Lucario and the Mystery of Mew (2005)
  9. Pokémon Ranger and the Temple of the Sea (2006)
  10. Pokémon: The Rise of Darkrai (2007)
  11. Pokémon: Giratina and the Sky Warrior (2008)
  12. Pokémon: Arceus and the Jewel of Life (2009)
  13. Pokémon: Zoroark: Master of Illusions (2010)
  14. Pokémon the Movie: Black—Victini and Reshiram &
    Pokémon the Movie: White—Victini and Zekrom
    (2011)
  15. Pokémon the Movie: Kyurem vs. the Sword of Justice (2012)
  16. Pokémon the Movie: Genesect and the Legend Awakened (2013)
  17. Pokémon the Movie: Diancie and the Cocoon of Destruction (2014)
  18. Pokémon the Movie: Hoopa and the Clash of Ages (2015)
  19. Pokémon the Movie: Volcanion and the Mechanical Marvel (2016)
  20. Pokémon the Movie: I Choose You! (2017)
  21. Pokémon the Movie: The Power of Us (2018)
  22. Pokémon the Movie: Mewtwo Strikes Back: Evolution (2019)
  23. Pokémon the Movie: Secrets of the Jungle (2020)

Filme live-action[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Pokémon: Detetive Pikachu

Em 20 de junho de 2016, Legendary Entertainment foi anunciado, que eles adquiriram os direitos para fazer um filme live-action baseado no jogo eletrônico Detective Pikachu. O filme começou a pré-produção em 2017.[22] Mais tarde naquele ano, foi relatado que Alex Hirsch e Nicole Perlman estarão escrevendo o roteiro.[23][24] Dean Israelite, Robert Rodriguez e Tim Miller estavam sendo considerados como potenciais diretores. Toho vai distribuir o filme no Japão, enquanto Universal Pictures irá distribuí-lo fora do Japão. Em 30 de novembro de 2016, o Deadline revelou, que a Legendary Entertainment havia escolhido Rob Letterman para dirigir o filme.[25] As estrelas do filme Justice Smith, Kathryn Newton, Ken Watanabe e Ryan Reynolds dão a voz ao filme. As filmagens começaram em Londres em janeiro de 2018 e o filme foi lançado em 10 de maio de 2019.[26]

Canais de transmissão[editar | editar código-fonte]

País Emissoras
Japão Japão
  • TV Tokyo (Temporadas 1-presente)
  • Kids Station (Temporadas 1-presente)
Estados Unidos Estados Unidos
  • Syndication (Temporada 1)
  • Kids' WB (Temporadas 1-8)
  • Cartoon Network (Temporadas 9-19)
  • Disney XD (Temporadas 20-22)
  • Netflix (Temporadas 23-presente)
Brasil Brasil
Portugal Portugal
  • SIC (Temporadas 1-10)
  • Biggs (Temporadas 10-23)
  • Netflix (Temporadas 1, 14-25 e Filmes 17-19, 22-23)
  • Panda Kids (Temporadas 22-26)
  • Amazon Prime Video (Temporadas 10-12)
  • 18, 35, 38 (O&P), 252, 377, 397, 516, 588, 678, 679, 683, 684, 712 (D&P), 796, 806 e 807 (B&W) censurados
França França
  • Fox Kids/Jetix/Disney XD (até 31 de dezembro de 2013)
  • Canal J (desde 1 de janeiro de 2014)
  • Gulli (todas as temporadas)
  • TF1 (3 de janeiro de 2000 - junho de 2005)
  • MCM (primeiras temporadas)
  • M6 (reprises no M6 Kid)
Bélgica Bélgica
  • Club RTL
  • VT4 - Vier (6 de setembro de 1999 - 31 de dezembro de 2015)
  • VTM (desde 2015)

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Embora famoso, o anime de Pokémon era e ainda é muito criticado. Um revés que chamou a atenção do mundo antes mesmo do anime ser exibido fora do Japão foi um acidente envolvendo o episódio 38, 'O soldado elétrico Porygon', quando Pikachu libera um choque elétrico para destruir mísseis usados pela equipe Rocket. O efeito da frequência de flashes luminosos da animação original desencadeou reações em telespectadores epilépticos. Foram cerca de 700 casos documentados após a exibição do programa.[33][34] Desde então, os efeitos foram trabalhados para evitar problemas em pessoas sensíveis, o episódio foi banido e a produção da série ficou parada por 4 meses antes de ela ser lançada fora do Japão. Além desse episódio, o desenho foi banido na Turquia, após duas crianças, uma de sete anos e outra de quatro, saltarem da sacada de seus apartamentos em imitação aos personagens do desenho[35] e também na Arábia Saudita, pois o governo alegou que ele estimulava a competição entre as crianças.[36]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Porter, Rick (23 de abril de 2020). «Netflix Snags Rights to 'Pokémon' Animated Series». The Hollywood Reporter. Consultado em 4 de fevereiro de 2022. Cópia arquivada em 4 de fevereiro de 2022 
  2. «Animation - Anime Movies at the Box Office - Box Office Mojo». www.boxofficemojo.com (em inglês). Consultado em 17 de maio de 2017 
  3. «The 'Pokemon' Anime Is Still Great After All These Years». Inverse. Consultado em 19 de maio de 2017 
  4. Chua-Eoan, Howard; Larimer, Tim (14 de novembro de 1999). «Beware of the Pokemania». Time. ISSN 0040-781X. Consultado em 19 de maio de 2017 
  5. Bailey, Kat. «Why the Pokemon Anime is the Most Successful Adaptation of a Videogame Ever». USgamer (em inglês). Consultado em 19 de maio de 2017 
  6. «How the Pokémon cartoon and games form one of media's best symbiotic relationships». VentureBeat. 2 de março de 2016. Consultado em 19 de maio de 2017 
  7. «Business Summary». The Pokémon Company. Consultado em 11 de junho de 2018 
  8. «"Pokémon now one of the most watched shows on Netflix after PokémonGo game release». CNBC. Consultado em 21 de julho de 2016 
  9. F. Maurice Speed, James Cameron-Wilson (2000). Film Review 2000-2001. [S.l.: s.n.] Voices: Ash Ketchum Veronica Taylor, Mewtwo Philip Bartlett, Misty Williams, etc. Rachel Lillis 
  10. a b John Willis' Screen World. [S.l.: s.n.] 2003. p. 322. Voice Cast: Veronica Taylor (Ash Ketchum), Rachael Lillis (Misty Williams/Jesse of Team Rocket), Eric Stuart (Brock Harrison/James Morgan of Team Rocket) 
  11. «Pokémon (TV) - Anime News Network». www.animenewsnetwork.com. Consultado em 16 de julho de 2019 
  12. «Pokemon Advance (TV)». www.animenewsnetwork.com. Consultado em 23 de fevereiro de 2015 
  13. «Pocket Monsters: Diamond & Pearl (TV)». www.animenewsnetwork.com. Consultado em 23 de fevereiro de 2015 
  14. «Pokémon: Black and White (TV)». www.animenewsnetwork.com. Consultado em 23 de fevereiro de 2015 
  15. «Pocket Monsters XY (TV)». www.animenewsnetwork.com. Consultado em 23 de fevereiro de 2015 
  16. «Pokémon Sun & Moon (TV)». www.animenewsnetwork.com. Consultado em 23 de junho de 2017 
  17. «Pocket Monsters (TV 2019) - Anime News Network». www.animenewsnetwork.com. Consultado em 4 de novembro de 2019 
  18. «Pokémon Horizons: the Series (TV) - Anime News Network». www.animenewsnetwork.com. Consultado em 29 de abril de 2023 
  19. «『赤・緑』の世界が蘇る! TVアニメ『ポケットモンスター ジ・オリジン』、10月2日(水)に特別番組として放送決定! |ポケットモンスターオフィシャルサイト». Pokemon.co.jp. 17 de agosto de 2013. Consultado em 17 de agosto de 2013. Arquivado do original em 18 de agosto de 2013 
  20. «電撃 - 【速報】TVアニメ『ポケットモンスター ジ・オリジン』が10月2日19:00から放送!――『ポケットモンスター赤・緑』を遊んだ人は必見». Dengekionline.com. 17 de agosto de 2013. Consultado em 17 de agosto de 2013 
  21. «新アニメ「ポケットモンスター ジ オリジン」はOLM・Production I.G・XEBECの3社合同作品で、『ポケモン赤・緑』が舞台に | インサイド». Inside-games.jp. 17 de agosto de 2013. Consultado em 17 de agosto de 2013 
  22. Fleming, Jr, Mike (20 de julho de 2016). «Legendary Catches 'Pokemon' Live-Action Movie Rights Deal». Deadline. Cópia arquivada em 21 de julho de 2016 
  23. McWhertor, Michael (6 de dezembro de 2017). «Ryan Reynolds to reportedly star as Pikachu in Detective Pikachu movie». Polygon. Consultado em 22 de dezembro de 2017. Cópia arquivada em 23 de dezembro de 2017 
  24. «Pokemon Movie Writers Set with Marvel Vet, Gravity Falls Creator». Consultado em 17 de agosto de 2016. Cópia arquivada em 17 de agosto de 2016 
  25. Fleming, Jr, Mike (30 de novembro de 2016). «Rob Letterman To Direct Pokemon Film 'Detective Pikachu' For Legendary». Deadline. Cópia arquivada em 1 de dezembro de 2016 
  26. «Detective Pikachu Live-Action Movie Officially Begins Filming». Screen Rant (em inglês). Consultado em 24 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 24 de janeiro de 2018 
  27. «4º Filme Pokémon na Record. - ANMTV». 26 de julho de 2007. Consultado em 25 de julho de 2016 
  28. [1], acessado em 27 de setembro de 2009.
  29. Matheus Sousa (14 de julho de 2018). «RedeTV! exibe Pokémon: O Filme na próxima semana». ANMTV. Consultado em 15 de julho de 2018 
  30. Matheus Sousa (22 de julho de 2018). «RedeTV! exibe Pokémon: O Filme 2000 neste sábado». ANMTV. Consultado em 22 de julho de 2018 
  31. «TV Kids Especial exibe Pokémon: Lucario e o Mistério de Mew - ANMTV». 24 de dezembro de 2010. Consultado em 25 de julho de 2016 
  32. «Pokémon Ranger e o Lendário Templo do Mar neste sábado na RedeTV! – Pokémon Mythology». pokemythology.net. Consultado em 25 de julho de 2016 
  33. "Color Changes in TV Cartoons Cause Seizures," ScienceDaily
  34. Especialista diz que desenho Pokémon tem mensagens subliminares. Folha Online, acesso em 24 de maio de 2007
  35. Folha Online. (8 de dezembro de 2000). Crianças imitam "Pokémon" na Turquia e desenho é proibido na TV. Acessado em 22 de janeiro de 2007.
  36. CNN.com. (26 de março de 2001). Saudi bans Pokemon. Acessado em 22 de janeiro de 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]