Diálogo dos Capítulos/Percepções/Motivação

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Chapters Dialogue/Insights/Motivation and the translation is 100% complete.
Diálogo dos Capítulos

Causa e motivação

Porque a Wikimedia é tão legal?

Os wikimedistas são apaixonados por seus projetos e seu movimento

Entre todos os entrevistados, a primeira coisa que foi muito óbvia foi a paixão que eles têm para com o seu trabalho, pela Wikipédia, a Wikimedia e o Conhecimento Livre. Há um grande sentimento de orgulho em pertencer a este movimento e para com as excelentes realizações do Wikiuniverso.

A causa Wikimedia é vasta, complexa e gigantesca - e acima de tudo, é muito importante. Ela tem um impacto sobre toda a sociedade. A Wikipedia, como seu principal projeto, alterou profundamente a forma como o conhecimento é produzido, distribuído e consumido. Ela tornou a Brockhaus e e Enciclopédia Britannica - coisas que eram tomadas por corretas apenas 10 anos atrás - obsoletas. A Wikimedia Commons, por exemplo, já ultrapassou muitos websites grandes de fotos, proporcionando meios de comunicação livres para todos e para cada uso. O Wikidata é a maior abordagem sistemática de coleta de dados estruturados em todo o mundo. Em suma: a Wikimedia é um movimento jovem e ainda assim tem conseguido coisas tremendas.

A pegada global dos projetos Wikimedia é massiva:

  • É gigantesca: Mais de 80,400 usuários por mês regularmente editam dentro dos projetos Wikimedia. A Wikipédia sozinha é o quinto website mais visitado do mundo.
  • É colaborativo: Os wikimedistas têm coletivamente reunido uma enorme quantidade de conhecimento, através das fronteiras. É um dos maiores (ou possivelmente até mesmo os maiores) projetos de colaboração na terra. E ele não é mais uma pequena elite a escrever uma enciclopédia, mas as pessoas de todo o mundo, ajudando a uma missão conjunta.
  • É empoderador: É o único projeto mais empoderador do mundo. Ele capacita as pessoas a criar e compartilhar conhecimento com outros. Os Wikimedistas estão orgulhosos: "Eu não sou mais apenas um consumidor de conhecimento, eu posso criar conhecimento!"
  • É centrado no usuário: Os projetos da Wikimedia têm o melhor software internacionalizado do mundo. A comunidade aborda todas as questões de língua, não importa se ele é escrita da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, possui fontes especiais, números etc. Os desenvolvedres da enorme comunidade vão além pelos usuários - algo que muitas grandes empresas não fazem.
  • É gratuito e acessível a todos: Todo o mundo pode participar. Está sempre atualizada e nenhum jornalista, estudante, gerente ou professor pode imaginar a vida sem essa incrível fonte de conhecimento.
  • Protege a provacidade: Os projetos da Wikipédia não rastream seus usuários o que proporcionam total privacidade. Isso é excepcional.
  • Defende o Conhecimento livre: Os governos estão forçando as fronteiras na internet, há venda de informações, há a introdução da censura. O movimento Wikimedia é uma âncora neste mundo em rápida mutação.
  • Tem impacto offline: O movimento despertou grande mudança no mundo off-line também. A partir do momento em que tornou o conhecimento disponível, sem custos, com a Wikipédia Zero, trazendo Wikimedistas de todo o mundo juntos para encontros e projetos off-line influenciando os sistemas locais de ensino da sociedade ou a legislação - há inúmeras atividades e programas criados e dirigidos pela Wikimedia.

Passion & Motivação individual

Muitos, muitos Wikimedistas...
em todo o mundo...
gostam de se esforçar...
...pelo Conhecimento Livre

Em todo o mundo, os wikimedistas estão se esforçando apaixonadamente pelo Conhecimento Livre. Todos eles são fascinados pela Wikipédia e pelo movimento. Muitos são viciados nisso. Alguns chegam a dedicar a sua vida a isso. A data e hora em que se inscreveu na Wikipedia é lembrado como um segundo aniversário; o globo da Wikipedia está estampado em camisetas e crachás, até mesmo como uma tatuagem na pele.

O sentimento de contribuir com algo que seja útil para outras pessoas é uma importante força motriz para muitos wikipedistas. Fazer parte desse movimento tectônico na criação e consumo de conhecimento é emocionante. Ao ver os outros usando a Wikipédia, possivelmente, até mesmo lendo um artigo que criou, gera um sentimento de orgulho, confiança, felicidade.

"Um mapa que eu enviei foi mostrado em um grande estádio de futebol, e um jornal publicou meu artigo. Isso é simplesmente incrível e me faz sentir muito orgulhoso!"

Há uma forte identificação e compromisso. As pessoas estão prontas para investir imensamente - seja como um editor na Wikipedia, em projetos-irmaos ou como um ativista em atividades off-line. A sensação de ser "parte dessa coisa incrível" até excede as capacidades de tempo e os limites pessoais.

"Gasto ¼ do meu salário em atividades da Wikipédia"

"É uma loucura que eu faça tudo isso... Eu não sei porquê... Eu apenas tenho que fazer."

"Eu sou viciado na Wikipédia."

"Eu passei 30 horas por semana com atividades Wikipédia. Isso foi quase como um trabalho de tempo integral."

Cada pessoa entrevistada é única. Elas vivem em países diferentes, falam línguas diferentes, pertencem a diferentes culturas e vivem sob diferentes condições econômicas e sociais. E todas elas têm seu próprio sonho sobre o que elas querem fazer e por quê.

"Faço pelo meu país."

"Quero democratizar conhecimento."

"Quero oferecer educação para as pessoas no meu país."

"Quero apoiar minha comunidade de edição local."

Todas elas querem compartilhar seu entusiasmo pela Wikipédia: "Você só sabe essa emoção quando você faz isso - e eu quero compartilhar esse sentimento". Fora de um pequeno grupo de editores em apenas algumas versões linguísticas da Wikipédia, uma enorme comunidade global tem evoluído, com inúmeras sub-comunidades, grupos, comissões, organizações - e personalidades.

Tendência para formar capítulos Wikimedia

Há uma grande tendência entre os voluntários Wikimedia ativos em formar grupos, para se conectar com pessoas afins, criar um quadro para o desejo de realizar mais do que apenas a edição. Por que sentar-se sozinho em frente ao computador quando há pessoas legais lá fora, que se esforçam para fazer exatamente a mesma coisa? Por que não se organizar, usar esta emoção e entusiasmo para criar algo ainda maior com isso? O quadro mais comum para grupos formais são os Capítulos.

Várias pessoas que foram entrevistadas veem os capítulos como sendo o melhor veículo para passar a missão a frente em um nível local. Eles têm o conhecimento necessário sobre a cultura, a língua, as leis e a situação econômica local.

Isto os permite fazer todo tipo de coisas diferentes: eles podem colocar valores Wikimedia através de partes interessadas no seu país, chegar às instituições e ao público em geral, libertar conteúdo e influenciar a legislação, ensinar como editar a Wikipédia, ganhar novos seguidores e voluntários, permitir que os voluntários executem projetos, construir relacionamentos com os doadores e os meios de comunicação e muitos mais. Os capítulos podem encontrar os caminhos para promover a missão em seu país.

Além disso, o tempo e o entusiamo dos voluntários são considerados o recurso mais escasso evalioso do movimento. Com seu conhecimento local, os capítulos consideram ter a melhor capacidade de se envolver e recrutar novos voluntários.

Nem todos os capítulos são os mesmos - na verdade, eles diferem muito em diferentes categorias: tamanho, idade, experiência, pessoal ou a unidade de voluntários, estrutura de financiamento, a carteira de programas e seu caminho de desenvolvimento. E, claro, eles são criados por pessoas que têm seu próprio sonho sobre traduzir a missão global às suas atividades locais. Comparar Capítulos é, portanto, um desafio.

O que unifica os capítulos é o fato de que eles são formados de entusiastas que encontraram um quadro no qual eles podem permitir que seus talentos e paixões se desdobrem. Há uma vontade tremenda de contribuir com algo, fazer uma mudança, ter um impacto.

“Eu finalmente posso trabalhar com pessoas afins.”

“É o melhor trabalho da minha vida.”

Mas não só isso, através de suas atividades, os capítulos podem contribuir para uma missão significativa em geral e criar um impacto em seu próprio país. Há um grande senso de orgulho e apoio ao seu próprio país. Isso não leva ao patriotismo puro, mas em vez disso, se dirige esforços para melhorar a situação legal ou de ensino em determinados países.

Seu capítulos providenciam aos voluntários a sensação de ser parte de algo grande. Eles podem alavancar esforços para a missão em um nível local. Dentro da rede de organizações da Wikimedia, os capítulos se vêem como os "braços e pernas" da Fundação Wikimedia. Ou os olhos: sem eles, "a Fundação seria cega".

Esta é uma visão.

Learn more about