AbuseFilter Global/anúncio 2014

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Global AbuseFilter/2014 announcement and the translation is 80% complete.
Outdated translations are marked like this.

Olá,

O AbuseFilter é uma extensão da MediaWiki utilizada para prevenir vandalismo e spam. Administradores e outros utilizadores com privilégios criam filtros que analisam ações na wiki (tais como uma edição ou a criação de uma conta) e detetam padrões de comportamento abusivos (por exemplos, edições que adicionam somente letras repetidas). Os gestores do AbuseFilter podem marcar certos filtros como privados ou públicos. Filtros públicos permitem que qualquer utilizador veja o código-fonte do mesmo e o registo de cada vez que é ativado. Os filtros privados (código-fonte e ativação) são restritos aos gestores do AbuseFilter.

Os filtros do AbuseFilter podem detetar edições, carregamento de ficheiros, mover de páginas, criação de contas e muito mais. Os criadores do AbuseFilter podem escolher de entre as ações seguintes a executar quando um filtro é ativado: assinalar a edição, prevenir a edição, avisar o utilizador com uma mensagem personalizada, ou bloquear o utilizador. Sempre que uma edição ativa um filtro, é feito um registo. A documentação completa da extensão AbuseFilter está disponível em MediaWiki.org.

Os trabalhos técnicos para criar uma extensão como o AbuseFilter a nível global (para implementar em várias wikis) iniciou-se em 2009. Em 2012, uma proposta para criar o Global AbuseFilter foi criada na Meta-Wiki. Uma votação teve lugar numa página de discussão da Meta-Wiki, com maioria de votos a favor, mas a discussão não foi corretamente divulgada e teve pequena participação. Durante quase dois anos, a proposta definhou, mas o desenvolvimento técnico continuou lentamente. Em 2013, filtros do Global AbuseFilters foram ativados nalgumas wikis (metawiki, specieswiki, incubatorwiki, testwiki, test2wiki, mediawikiwiki, and "pequenas wikis"). Este foi o início da fase de testes. Filtros globais foram ativados recentemente em "wikis de tamanho mediano". Algumas regras sobre os filtros globais foram propostas, mas nunca aceites completamente. Está em curso um pedido de comentários sobre as políticas de utilização de filtros AbuseFilter a nível global. Entretanto, wikis específicas podem escolher não utilizar o AbuseFilter global. Estas wikis devem simplesmente adicionar um pedido em Global AbuseFilter/Opt-out wikis.