Grants:IEG/Convidando o Brasil/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Esse é um megamutirão como um programa de divulgação do Movimento Wikimedia Brasil, e a criação de metologias para que futuramente esse trabalho seja melhor realizado.

Ele se divide em trabalhos online e offline:

Online[edit]

O trabalho online será de criação de material de divulgação do Movimento, tanto em redes sociais, como em campanhas internas da Wiki para gerar mídia, bem como a criação de vídeos tutoriais e se aprovado talvez, vídeos institucionais.

Em redes sociais[edit]

Como meio de divulgação

É sabido que redes sociais são extremamente fortes e utilizadas no Brasil, dessa forma deve haver um trabalho sério para não perdemos esses potenciais canais de divulgação. Para isso temos que realizar um trabalho para identificar como podemos aumentar a penetração via redes sociais, testando vários formatos de divulgação e as redes mais utilizadas no Brasil. Isso envolve publicação de mídias interessantes sobre o Movimento Wikimedia, bem como convites para atividades e discussões.


Como meio de avaliação

Fazendo trabalhos em cima das redes sociais, conseguímos opiniões sinceras dos voluntários, bem como quais são os mais se interesses deles. Também conseguímos ter uma noção de motivos pelos quais pessoas não se predispõem a se voluntariar, mesmo tendo interesse nas Wikis.

Também conseguímos avaliar o impacto de qualquer atividade do MW, tendo muitas vezes um feedback em tempo real, e além de dados numéricos, dá para saber as opiniões mais recorrentes sobre a atividade.

Materiais de divulgação[edit]

Aqui a ideia é criar quatro tipos de materiais, um voltado para os leitores dos projetos Wikimedia, outro voltado para voluntários, um terceiro para divulgação do Movimento e um quarto para realização de atividades; bem como avaliar os materiais existentes. Para a criação ou avaliação desses materiais, durante esse programa, podemos verificar quais os materiais que mais trouxeram resultados para o público brasileiro (ou lusófono nos casos de divulgação online), calibrando assim o que é necessário para um bom material de divulgação, bem como qual a melhor forma de distribuição do mesmo. Esse trabalho já foi realizado algumas vezes com alguns materiais existentes, (pequeno exemplo).


Material para leitores[edit]

Leitores seriam pessoas que ainda não editam, mas fazem uso frequente, ou não, do conteúdo gerado pelas comunidades. Assim, seria mais espalhado em locais fora Wiki, ou em locais como sitenotice.

  • Explicações básicas sobre o Movimento
Estamos lidando com um país em que muitas pessoas não sabem diferenciar a Wikipédia do Google, então criações de breves explicações sobre a comunidade, saindo de explicações básicas como, Wikipédia não é apenas um site e que não é uma empresa, como se organiza, como é feito o controle do conteúdo, o que significa o livre, e principalmente os ideias e que há outros projetos Wikimedia. Algo bem "Wiki para dummies"
Aqui a gente escreveria como o Movimento Wikimedia se organiza, quais são os ideias, os motivos pelos quais fazemos e breves explicações sobre todos os projetos existentes.
Esses textos seriam criados junto as comunidades lusófonas, melhorando o design das páginas atuais, e resumindo e potencializando os textos. Também seriam criadas versões para distribuições em redes sociais, e dependendo de parcerias, talvez pequenos vídeos.
  • Como participar
Muitas vezes as pessoas não se tornam voluntários, por simplesmente não saber como, então seria criado uma pequena campanha de explicação de como tornar-se voluntário, e no que as pessoas podem contribuir e como.
Isso envolve também como eles podem editar.
Assim, seriam feitas imagens de divulgação para redes sociais, se possível, vídeos chamando para a colaboração e explicando como. E para ajuda nas edições, tutoriais em vídeos curtos (exemplo, outro exemplo) , tutorias ilustrados (exemplo, que precisa ser melhorado).
  • Explicação de como ele pode explorar o projeto
Muitos veem a Wikipédia e outros projetos como apenas um meio de pesquisa.
Aqui haveria uma incitação para outros tipos de exploração, como melhorar a escrita, aumentar o nível de argumentação e convívio social, valorização do trabalho voluntário, busca de novos saberes, entendimento sobre outras culturas...

Material para voluntários[edit]

Esse material serviria para voluntários com um pouco mais de experiência no Movimento Wikimedia, também podendo ser incluído no Programa Wikipedia na Universidade, podendo encorajar os editores envolvidos no programa a se interessarem para além do Programa, bem como para as pessoas interessadas em colaborar com o Movimento Wikimedia Brasil.

  • Tutoriais avançados de edição
Hoje há uma carência de tutoriais em vários níveis, o de edições avançadas possibilitaria que mais voluntários tenham capacidade de realizarem modificações em predefinições, em páginas que utilizam tabelas, ou semelhantes. Dessa forma, poderíamos melhor a qualidade visual e novas ideias serem postas em prática.
Seriam criados vídeos tutoriais e tutorais ilustrados. E começaria o trabalho com uma catalogação do potencial da MediaWiki. Seria disponibilizado a principio no Wikibooks, e ligado em outros sites do Movimento.
  • Desnudando o Movimento Wikimedia
Muitos voluntários não veem para fora da comunidade na qual ele trabalha, a primeira ideia é mostrar que ele faz parte de um Movimento por um mundo de construção e colaboração inclusiva e livre, que não é apenas a criação pela criação de conteúdo. Além disso, e que há um mundo de atividades interessante sendo realizadas pelo Movimento Wikimedia, para que ele se sinta motivado a contribuir, vendo o alcance do trabalho dele, ou que ele faz parte de algo realmente global que faz diferença na vida de muitos. Ou ainda, para que ele possa começar a se interessar em outras atividades.
Seriam criadas pequenas campanhas com mídias e páginas mostrando o quão grande o Movimento é. Divididos em dois pontos, como o Movimento Wikimedia impacta o globo, trabalhos como isso, que não necessariamente são realizados pelo Movimento, mas utilizam como ferramenta; e atividades que o Movimento realiza para impactar o globo, como o Wiki Loves Monument.
  • Tutoriais de como ele pode realizar outros tipos de atividades além de edições
Para aumentar a gama de voluntários realizando atividades de divulgação do Movimento, ou de renovação de voluntários, e possibilitar uma continuidade do projeto, a ideia é criar tutoriais de como usar o material que será criado, ou seja, como dar uma oficina eficiente, uma palestra de qualidade, etc.
A ideia é mostrar os caminhos para conseguir espaços para a realização da atividade, parcerias.
Seria criado um "livro de receitas", tal como hoje foi começado na Wikimedia Brasil (Livro de receitas), só que mais amplo, não dando apenas um caminho para o voluntário, mas uma gama para que ele se adapte melhor a realidade que ele tem.

Material de divulgação do Movimento[edit]

  • Criação de materiais institucionais
Para realização de parcerias, é interessante que haja um material impresso que possa ser entregue pessoalmente resumindo todo o Movimento e sua importância global.
Há um material em construção File:Wikimedia Brasil nas escolas.pdf ( a capa poderia ser facilmente trocada), entretanto, ele não atende todos os públicos, e seria necessário a criação de outros tipos de materiais, para se adaptar a realidade do parceiro em questão.
  • Criação de material para imprensa
Há uma gama de questões levantadas pela mídia, que se são usuais, dessa forma poderíamos criar um material voltado para a imprensa que responderia essas questões, e ainda, um material institucional voltado para a mídia, mais sucinto.
  • Criação de material impresso para divulgações massivas
Todas as vezes que temos um evento de grandes proporções no Brasil temos que ou, pedir materiais criados nos EUA, ou temos que gerar um do zero que não sabemos o impacto.
A ideia é criar vários tipos de materiais e ver qual deles teve mais retorno, hoje temos além dos gerados pela WMF, ideias que não foram testadas como: Wikimedia Brasil nas escolas/Material/Discentes. E também verificar quais os que geram o melhor custo benefício.
Esse material serviria para todos os tipos de atividades que possa haver um grande público interessado.
  • Criação de vídeos institucionais
Em verdade são vídeos quase promocionais, pequenos vídeos lúdicos tanto para voluntários como para leitores, que poderiam ser replicados pela internet.

Material para atividades[edit]

Para facilitar o trabalho de voluntários do Movimento Wikimedia no Brasil, bem como para aumentar a qualidade materiais utilizados em apresentações, e obter o resultado esperado, seriam criados materiais de apresentação visual comprovadamente de qualidade, ou seja, seriam utilizados e otimizados conforme o retorno dos que viram a apresentação. E também para otimizar os trabalhos com o Programa Wikipedia na Universidade e outros trabalhos que o MWBR venha realizar.

  • Material para oficinas.
Hoje há várias ONGs trabalhando com inclusão digital, a ideia seria verificar como eles o fazem hoje e adaptar esse material para o Movimento Wikimedia, ou criar do zero, gerando vários níveis de oficinas, pois o público que temos no Brasil é bem amplo.
E assim que terminado o material, haveria um trabalho para buscar potenciais parceiros para utilizarem esse material nas já existentes oficinas de inclusão digital.
  • Material para palestras
A qualidade das palestras exigem muito do orador, e às vezes não temos um voluntário tão bem capacitado para gerar a própria palestra, e ainda sustentar no gogó a palestra. Dessa forma, uma ideia interessante é deixar pré-pronto palestras para públicos alvos, e com tempos determinados. E com uma boa apresentação visual, tira muito do peso depositado sobre o palestrante, além de dar cadência à palestra.
As palestras poderiam ser um misto de flash ou html 5, imagens ou pdf. Mas não um ppt chato!

Offline[edit]

Etapa zero[edit]

  • Identificar principais universidades, escolas e grupos de cultura livre com potencial de desenvolvimento de atividades Wiki (lista das universidades);
    • Identificar grupos de voluntários que realizam projetos dentro das universidades, e se houver, aqueles que já trabalham com cultura livre;
    • Identificar número de voluntários aptos a divulgar a atividade dentro das faculdades, das universidades identificadas;
      • Diagnosticar o nosso potencial de penetração (voluntários aptos + projetos de cultura livre já dentro da universidade) e priorizar as faculdades de melhor nível de aceitação das atividades;
  • Criar material de divulgação para o mutirão;
  • Criar palestras e oficinas para serem aplicadas;
  • Identificar eventos acadêmicos que possam servir para a divulgação dos mutirões;

Etapa 1[edit]

  • Começar trabalho de divulgação nas universidades prioridade com palestras;
    • Capacitar pessoas (alunos + docentes) que se mostrarem interessadas em se voluntariar aos mutirões.
      • Trabalhar com pessoas capacitados ou interessados identificando mais professores com potencial de abraçar o projeto;
  • Iniciar parcerias com os grupos de voluntários já existentes;
  • Atender aos eventos para a divulgação do programa;

Etapa 2[edit]

  • Iniciar trabalhos junto aos professores já capacitados ou interessados;
    • Fazer trabalhos de capacitação dos alunos que atenderão ao projeto do professor, essas atividades seriam realizadas pelos grupos capacitado na etapa 1 mais voluntários WMBr;
    • Aumentar o grau de interação entre professores, alunos e o Movimento, com encontros online ou não, e apresentação dos mesmos;
      • Abrir com a comunidade da WMBr discussões para melhoria e optimização do mutirão a ser aplicado;
  • Iniciar trabalhos com os grupos de voluntários;
    • Fazer trabalhos de capacitação dos voluntários dos grupos, essas atividades seriam realizadas pelos grupos capacitado na etapa 1 mais voluntários WMBr;
    • Aumentar o grau de interação entre o grupo e o Movimento, com encontros online ou não, e apresentação dos mesmos;
      • Abrir com a comunidade da WMBr discussões para melhoria e optimização do mutirão a ser aplicado;
  • Convidar novos professores;

Etapa 3[edit]

  • Dar continuidade aos trabalhos da Etapa 2;
  • Iniciar trabalhos com outras universidades que não as prioritárias, seguindo as etapas 1 e 2 do mesmo modo;
  • Iniciar campanhas midiáticas mostrando resultados parciais, buscando agregar novos campi para o projeto;

Concomitante há todas etapas[edit]

  • A criação de vários pequenos encontros entre novos voluntários e antigos. Há uma ideia de criar encontros mensais em SPaulo que podem ser aplicados em outras cidades.
  • Criação de relatórios e análises sobre os projetos.

Vídeos[edit]

Há uma possibilidade de conseguirmos um bom equipamento de gravação. Caso façamos, a partir de abril poderemos realizar vídeos para a promoção do Movimento Wikimedia, bem como de diagnóstico.

Por que edita?[edit]

Seriam vídeos com depoimentos de voluntários explicando os motivos pelos quais editam, motivando outros a editar.

Até onde chega[edit]

Muitas vezes os voluntários não veem até onde suas contribuições chegam, podemos mostrar o impacto que o Movimento Wikimedia tem para pessoas de várias formas e localidades.

Importância do Movimento[edit]

Mostrar a importância do Movimento, bem como suas conquistas ao longo do globo.

Programação[edit]

Vide:wmbr:Convidando o Brasil