Wiki Education Brazil/Reports/Communications training

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Sobre o evento[edit]

Em linhas gerais a mensagem do curso é de que as fontes que se relacionam com a imprensa devem ser mais estratégicas na postura com os jornalistas. Deve-se produzir releases para uma atitude mais pró-ativa de divulgação das atividades na wikipédia. É importante entender da gestão da comunicação em momentos de crise para lidar com a imprensa.

Participação[edit]

  • Nome: Marcio Gonçalves
  • Descrição: Representante do grupo de usuários e colaborador.

Aprendizados[edit]

Aprender a produzir releases, que é a ferramenta principal usado pelo assessor de imprensa no contato com jornalistas, no modelo proposto pela equipe de comunicação da Wikimedia Foundation. Reconhecer que os eventos podem produzir pautas e estas devem ser encaminhadas à imprensa. É preciso identificar primeiro que história quer comunicar à imprensa. Pontos importantes que todos devem responder na hora da produção de um release: que evento aconteceu? Com quem está se comunicando? O que quer comunicar aos jornalistas? O que deseja da imprensa? Como alcanço os jornalistas?

Pontos positivos[edit]

Reconhecer a comunicação como ferramenta estratégica de relacionamento das fontes com a imprensa.

Pontos negativos[edit]

Aqueles que não são da área da comunicação social, mais especificamente do jornalismo e das relações públicas, devem recorrer a estes profissionais para aprender a usar as ferramentas da gestão da comunicação.

Sugestões e ideias[edit]

Promover encontros para debater pautas. Produção de um release que tenha a identidade da comunidade. Levantar mailing (contatos) e sugerir pautas para a imprensa.