Wikimedia press releases/Reorganização do Conselho de Administração da Wikimedia Foundation

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Florence Devouard foi eleita para a presidência do Conselho de Administração da Wikimedia Foundation[edit]

St. Petersburg, Florida, 28 de Outubro de 2006

A Wikimedia Foundation anunciou a reorganização do seu Conselho de Administração, com Florence Devouard a substituir Jimmy Wales como Presidente do Conselho. Isto seguiu-se a um recuo de um planeamento recente desde o dia 20-22 de Outubro em Frankfurt, Alemanha, assistida pelo Conselho e mais de 20 membros da comunidade Wikimedia. O Conselho votou unanimamente para eleger Devouard como Presidente do Conselho, Tim Shell como Vice-Presidente, Erik Moeller como Secretário Executivo, e Michael Davis como Tesoureiro.

A acção foi tomada por sugestão do Presidente cessante, Jimmy Wales. Wales, o fundador do projecto Wikipédia, sentiu que seria melhor transmitir a responsabilidade deste cargo, devido em parte aos seus compromissos com projectos exteriores. Ele ainda permanecerá activo nos projectos Wikimedia e assume o título de Presidente Emérito da Fundação.

Jimmy Wales, disse: "Eu nomeei Florence para ser a Presidente da Fundação, em reconhecimento do seu serviço saliente durante os poucos anos passados e a sua paixão sem igual pelos nossos objectivos. Ter um representante de confiança da comunidade eleito como nosso novo Presidente demonstra o crescimento e a força da nossa organização."

Devouard foi eleita para o Conselho em 2004 pelos participantes dos projectos Wikimedia. Natural de França, ela foi uma forte apoiante da natureza multilíngue dos projectos Wikimedia. Ela é, juntamente com Erik Moeller, uma dos dois representantes da comunidade eleita no Conselho. Para detalhes, incluindo a adicional informação biográfica, ver http://wikimediafoundation.org/wiki/Board_of_Trustees.

Sobre a Wikimedia[edit]

A Wikimedia Foundation é uma organização sem fins lucrativos, dedicada a encorajar o crescimento e desenvolvimento de uma distribuição gratuita do seu conteúdo em vários idiomas, tais como a bem conhecida enciclopédia Wikipédia, agora em mais de 100 idiomas. Os projectos da Wikimedia incluem alguns dos maiores trabalhos de referência editados em colaboração no mundo, criado utilizando o software wiki. Junto com a Wikipédia, um dos 20 melhores Web sites mais visitados na Internet, esses projectos incluem o Wiktionário (um dicionário), Wikilivros (manuais), Wikiquote (citações), Wikisource (documentos originais), Wikinotícias (notícias) e o Wikimedia Commons (um repositório de mídia).