Destaques Wikimedia, julho 2013

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, July 2013 and the translation is 100% complete.

Destaques do Relatório da Wikimedia Foundation e o Relatório de engenharia da Wikimedia de julho de 2013, com uma seleção de outros eventos importantes do movimento Wikimedia.

Destaques da Fundação Wikimedia

A nova interface de edição móvel

Edição móvel

Este mês, a equipa de web móvel lançou novas funções de navegação para contribuidores para todos os sites Wikimedia móveis, incluindo a capacidade de upload de ficheiros e a estrela para vigiar a página, bem como um botão de edição. Isto significa que editar (na forma de edição de código por secções) está agora habilitada em todos os sites móveis da Wikimedia para utilizadores com sessão iniciada. O utilizadores do nosso canal "beta" verão em breve notificações móveis redesenhadas, bem como guias para editores e uploaders pela primeira vez. (Mais sobre o canal beta e como se pode optar pelo mesmo.)

Wikipedia Zero lançada na Índia

O primeiro lançamento da Wikipédia Zero na Índia dá a 60 milhões subscritores de telemóvel acesso gratuito à Wikipédia nos seus telemóveis. A campanha promocional que envolve este lançamento, dirigida pelo nosso parceiro Aircel, recebeu grande cobertura impressa e foi acompanhada pelo Twitter e por blogs. Clientes da Aircel têm agora acesso à Wikipédia em Inglês, bem como às 19 Wikipédias Índias.

Lançamento Editor Visual beta

Em Julho nós ativamos a nova interface de edição em várias Wikipédias como o editor padrão, primeiro para editores registrados e depois para usuários anônimos. Isto resultou numa grande quantidade de feedback, e a equipa respondeu com várias centenas de melhorias para corrigir questões urgentes. Além disso, a equipa implementou melhoras na interface do utilizador, principalmente nas caixas de diálogo de inserção de referências. Atualmente, os utilizadores estão fazendo aproximadamente 800 edições por hora utilizando o Editor Visual nos sítios da Wikimedia.

Continuam abertas as discussões em comunidades virtuais em diversas línguas sobre o posicionamento da versão beta do VisualEditor na interface do usuário, e sobre as devidas advertências de que se trata de uma versão beta. A Wikimedia Foundation está usando o período beta para coletar e analisar notificações de erros no programa, aprimoramento de recursos, e dados, tudo visando a observar o real comportamento do usuário, e a melhorar continuamente a trabalho de edição. Nosso objetivo final é tornar o VisualEditor o editor padrão (por default) para todos os usuários da Wikipédia, permitindo a todos editar a maior parte do conteúdo sem a necessidade de utilizar o editor Wikitext.

Por favor ajude a traduzir a interface de utilizador do Editor Visual.

Dados e Tendências

Visitantes globais únicos em junho:

500 milhões (-4.25% comparado com maio; +6.37% comparado com o ano anterior)
(Dados da comScore para todos os projectos da Fundação Wikimedia; a comScore apresentará os dados de julho em meados de agosto)

Acessos a páginas em julho:

21,2 bilhões (+0,4% comparado com junho; +19.8% comparado com o ano anterior)
(Dados do servidor, todos projetos da Fundação Wikimedia incluindo acesso de dispositivos móveis, mas excluindo a Wikidata e página inicial do portal da Wikipédia.)

Editores Registados Ativos em junho de 2013(>= 5 edições de mainspace/mês, excluindo bots):

dados em revisão
(Dados da base de dados, de todos os projetos da Fundação Wikimedia.)

Report Card (integrando vários dados estatísticos e tendência dos projectos da WMF):

http://reportcard.wmflabs.org/

(Definições)

Financeiro

Receitas e Despesas da Fundação Wikimedia YTD vs Planeado a partir de 30 de junho de 2013
Despesas da Fundação Wikimedia YTD por funções a partir de 30 de junho de 2013

(Só estava disponível a informação financeira de junho de 2013 aquando deste relatório.)

Toda a informação financeira apresentada é para Month-To-Date e Year-To-Date de 30 de junho de 2013.

Receitas US$ 51.040.795,00
Despesas:
Grupo de Engenharia $15,224,438
Grupo de Donativos $3,463,128
Grupo de atribuição de verbas e programas $8,830,248
Grupo de Gestão $742,435
Direito/Advogados da Comunidade/Comunicações $3,090,563
Grupo Financeiro/Recursos Humanos/Administração $5,865,595
Total de Despesas $37,216,407
Excedente total $13,824,388
  • A receita para o mês de junho foi de $0,48MM versus valor planeado de $0,28MM aproximadamente $205 mil ou 74% acima do planeado.
  • Receita Year-to-date(YTD) foi de $51.04MM vs previsão de $46.07MM, aproximadamente $4.97MM ou 11% acima do planeado.
  • As despesas do mês de junho são de $3.39MM vs previsão de $3.99MM, aproximadamente $598K ou 15% abaixo da previsão, sendo grande parte devido a menos despesas com pessoal, alojamento de internet e subsídios de despesas (FDC grants), parcialmente compensados por maiores custos de capital, serviços externos contratados e despesas de viagens.
  • Gastos Year-to-date são $37.22MM contra o plano de $42.07MM, aproximadamente $4.85MM ou 11% abaixo do plano, principalmente devido a baixos gastos de pessoal, alojamento de Internet, despesas de subsídios (subsídios FDC), e gastos de viagens parcialmente compensados por gastos legais mais altos, gastos bancários, serviços externos contratados e impostos à propriedade.

A posição económica é de $39.75MM a 30 de junho de 2013.

Video da reunião de métricas e atividades da Fundação Wikimedia relativa ao mês de julho (1 de agosto de 2013)

Outros destaques do movimento

Segundo lugar em Wiki Loves Public Art 2013: The Aino Fountain por Emil Wikström(en) em Lahti, Finlândia - fotografado por User:Kartanofoto

Vencedores de "Wiki Loves Public Art" anunciados

No fim de julho, os vencedores de Wiki Loves Public Art foram anunciados. Semelhantemente com Wiki Loves Monuments, "Wiki Loves Public Art" é um concurso internacional para tirar fotos que estão acessíveis ao público. Teve lugar pela primeira vez este ano, na Áustria, Finlândia, Israel, Espanha(Barcelona) e Suécia. 225 participantes enviaram mais de 9,250 imagens.

Ana Toni (2009)

Novo membro do Board of Trustees: Ana Toni

Ana Toni foiapontada para o Conselho de Administração da Wikimedia Foundation em julho, para um mandato de dois anos. Toni é diretora executiva de uma empresa de consultoria baseada no Rio de Janeiro, Brasil, que trabalha com questões socioambientais. É a atual presidente do Greenpeace International, e já ocupou posições de liderança na Fundação Ford e na ActionAid.

Maratona de edição numa antiga prisão militar em Buenos Aires

Ocorreu em Buenos Aires, no último 20 de julho uma "Memorial Edit-a-thon". A maratona de edição wiki foi feita na ESMA, que serviu de prisão secreta durante a Ditadura militar argentina de 1976 a 1983, e que é hoje um museu sobre direitos humanos. Além de editores da Wikipédia, veteranos e novatos, também participaram do evento sobreviventes que ali estiveram encarcerados. A representação local (chapter) da Argentina da Wikimedia entrevistou uma das participantes - uma fotógrafa que dedicou a maior parte de sua carreira ao ativismo político, e que tem um acervo de 45.000 fotografias que ela pretende carregar para a Wikimedia Commons após digitalização.