Brazil Program/Meetings/pt/embaixadores-20120118

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Professores da USP[edit]

Encontros ocorreram em duas partes, um com a professora Suelia F. da ECA para discutir projetos da Open Knowledge Foundation, mas acabamos discutindo projetos de interesse da Wikimedia Brasil. Também entrei em contato com gente da ECA para produção audio-visual antes de encontrá-la. No fim da tarde, passei visitando o instituto de física para conversar com professores sobre o projeto Embaixadores da Wikipédia e a idéia foi muito bem recebida por todos.

Encontro com professora Sueli[edit]

A maior parte do encontro girou em torno da OKFn Brasil, mas no final do almoço discutimos o program embaixadores. Esse semestre a professora Sueli vai ministrar uma disciplina para estudantes de biblioteconomia na USP Ribeirão Preto. Ela adorou a idéia do projeto embaixadores da Wikipédia e deu uma ótima idéia, usar as bibliotecas da USP, com quem ela tem todos contatos por causa de seu papel na USP, para funcionar como centros de atendimento dos embaixadores de campus da Wikipédia. Ela disse que poderia trabalhar já esse semestre, mas como não estávamos certos se conseguiríamos embaixadores o suficiente para esse semestre, apesar do Pietro ter aceitado ser um embaixador de campus ou online dela (apesar do tempo limitado dele), acabamos não entrando em contato com ela. No entanto, entrar em contato para discutir sobre evento em museu em março, organizado por ela, que é de interesse da Wikimedia Brasil.

Encontros no IFUSP[edit]

Aproveitando a ida ao IFUSP, visitei alguns professores conhecidos e com interesse em educação, assim como colegas que encontrei no cominho.

Vera[edit]

A professora Vera tem um interesse enorme na produção de recursos educacionais de física e diversas publicações na "Revista Brasileira de Ensino de Física". Foi sempre aberta a discussões sobre métodos alternativos de avaliação, chegando a adotar idéias sugeridas por mim num de seus cursos, como seminários opcionais sobre temas mais avançados ou além do escopo da disciplina.

Recebeu muito bem a idéia de usar a Wikipédia para exercícios que melhorariam alguns artigos e ela mesmo mostrou-se disposta a melhorar artigos da Wikipédia. Iria viajar alguns dias após a conversa e daria um retorno sobre os links que mandei em fevereiro. Ainda não consegui falar com ela, mas disse que entraria no programa. Espero conseguir falar com ela para o encontro entre os professores e embaixadores de campus no sábado, dia 3 de março.

João[edit]

O professor João produziu um livro de mais de 1000 páginas sobre teoria de grupos, física matemática, tensores, análise etc. e deixa disponível online para qualquer um em sua página. Em geral, no começo de algumas aulas, tem o hábito de distribuir os capítulos que os alunos usarão ao durante seu curso.

Achou interessante a idéia do programa, questionou se era algo da Wikimedia Foundation ou se era apenas voluntário, e fiquei com a impressão que ficou mais confiante quando eu disse que era um programa piloto da Wikimedia Foundation. Disse que acharia que funcionaria melhor com estudantes de iniciação científica e mostrou-se mais interessado na produção de conteúdo original do que uma mera tradução de artigos de outras línguas para o português.

Oscar[edit]

Professor bastante engajado na realização de eventos para divulgação científica e produção alguns materiais didáticos. Achou interessante o projeto embaixadores da Wikipédia, mas vai passar um ano sabático na Europa. Provavelmente poderá ajudar com divulgação entre colegas de trabalho ao longo de 2012 e aderir no ano de 2013.

Estudantes de pós[edit]

Reencontrando alguns colegas, falei sobre conhecimento livre e sobre a produção de conhecimento livre em algumas plataformas colaborativas, como a Wikiversidade e a Wikipédia. Mostraram algum interesse. Falei sobre serem embaixadores, mas alunos de pós em geral passam estudando muito para as disciplinas que estão cursando e seus projetos de mestrado ou doutorado. Porém uma sementinha foi plantada.

Vale a pena conversar com outros estudantes propensos a produzir material didático, pois poderão usar plataformas wiki como wikiversidade (aulas), wikibooks (tutoriais) e wikipédia (artigos de suas especializações).

Ver também[edit]