Chamada aos Professores para o Programa de Educação

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki


Caros professores e professoras,

"Imagine um mundo onde todos seres humanos compartilhem livremente a soma de todo o conhecimento."

Brasil

Esse é o lema da Wikipédia, uma enciclopédia livre colaborativa e o quinto site mais acessado no mundo. Você pode fazer parte da construção desse programa global, hoje realizado por mais de 60 países, promovendo atividades pedagógicas nos projetos de língua portuguesa. Com isso, você ajudará pessoas de países como Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, e todos os territórios que compõem a comunidade lusófona a terem acesso a um conteúdo livre e de qualidade.

O Programa de Educação do movimento Wikimedia tem por objetivo ampliar o alcance do conhecimento produzido em escolas e universidades por meio da melhoria e criação de verbetes da Wikipédia em português, uma enciclopédia colaborativa construída por voluntários do mundo todo, cujo conteúdo está disponível na Internet a toda e qualquer pessoa.

Ao longo dos últimos anos, desenvolvemos projetos em parceria com diversas universidades do Brasil, dentre elas a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Tendo em vista a ampliação das parcerias, o Programa Catalisador dos projetos Wikimedia no Brasil está publicando este convite a professores e professoras para aderirem ao propósito do programa. O Programa Catalisador dos projetos Wikimedia no Brasil é hoje realizado pela [site Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação] , entidade privada sem fins lucrativos, com sede em São Paulo. A equipe do programa, apoiada pela Wikimedia Foundation, oferecerá apoio por meio de sessões de orientação online, provimento de materiais e estímulo à formação de rede de docentes.

Para maiores informações, acesse o Portal do Programa de Educação:

Convidamos também a participarem da nossa lista de discussão:

Passo a passo[edit]

Dúvidas?
Perguntas frequentes
Contato: educacao(_AT_)wikimedia.org
Mais informações: http://educacao.wikimedia.org

  1. Leia com atenção os materiais de apoio, especialmente as brochuras de instrução voltadas para professores e intituladas "Estudos de Caso" e "Princípios Básicos para Professores", que trazem um panorama do que já foi realizado no âmbito da utilização dos projetos Wikimedia em sala de aula.
  2. Elabore ao menos um esboço de como sua turma pode utilizar a Wikipédia ou algum dos projetos Wikimedia, de modo a conjugar seus objetivos pedagógicos e o aprimoramento dos conteúdos dos projetos. Cogite começar com um piloto com um pequeno grupo de alunos.
  3. Identifique eventuais pessoas, seja de sua própria turma, instituição de ensino ou de sua cidade, que sejam editores nos projetos Wikimedia. Eles poderão assumir o papel de embaixadores de curso, prestando ajuda presencial ou online.
  4. Faça os quatro primeiros módulos do treinamento para educadores, a saber: "Bem-vindo", "O Essencial", "Edição" e "Dentro da Sala de Aula".
  5. Neste ponto, tendo uma dimensão das possibilidades das atividades possíveis e dos cuidados a serem tomados para que os objetivos sejam alcançados, envie um e-mail com sua proposta para educacao@wikimedia.org, descrevendo seus objetivos, bem como as estratégias e infraestrutura para atingi-los.
  6. Colaborar com os projetos não depende da aprovação de sua proposta; o envio do esboço é apenas uma tentativa de auxiliarmos quem está começando para que sua ação seja bem-sucedida e receba toda ajuda possível.
  7. Os participantes dos cursos bem-sucedidos poderão receber ao final do período certificados e posts sobre suas atividades no blog da Wikimedia Foundation. Seu compromisso e dedicação são fundamentais para o êxitos das iniciativas e satisfação do(a) professor(a) e dos estudantes.


Atenciosamente,
Equipe do Programa Catalisador do Brasil - Ação Educativa
Apoiado pela Wikimedia Foundation
Contato: educacao@wikimedia.org