Logotipo da Comunidade/Pedido de consulta/Introdução

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Community Logo/Request for consultation/Intro and the translation is 100% complete.
Other languages:
Bahasa Indonesia • ‎English • ‎español • ‎français • ‎português do Brasil • ‎čeština • ‎العربية • ‎فارسی • ‎مصرى • ‎中文
Wikimedia community logo

Wikimedia Foundation (WMF) age como um regente em nome da comunidade de voluntários que trabalham diariamente para construir a reputação que representam as marcas da Wikimedia. Para garantir que nossas ações reflete o sentimento da Comunidade em relação ao logotipo comunitário, iniciamos este pedido de consulta. A questão é se a Fundação Wikimedia deve continuar com o registro de marca do logotipo da Comunidade como uma marca de filiação colectiva.

A posição da equipe jurídica WMF

Background

Este sábado, 21 de setembro, alguns indivíduos (incluindo o original criador do logotipo) anunciaram sua intenção apresentar uma oposição na segunda-feira, 23 de setembro, contra registro de marca da Fundação Wikimedia do logotipo da Comunidade. A discussão original pode ser encontrada em Community Logo/Reclaim the Logo. Ao contrário de sugestões em that discussion, o prazo para apresentar uma oposição ao registo do logótipo comunitário é 22 de dezembro de 2013 - não 23 de setembro.[1] Nós gostaríamos de fornecer à comunidade com um resumo um pouco mais diferenciado da situação para facilitar uma discussão informada sobre como o logotipo comunitário deve ser protegido. O abaixo representa um resumo de nossas postagens (um, dois, treis) nos últimos dias sobre esta questão.

Usuário: WarX criou o logotipo comunitário em 2006 e released que caíram em domínio público para fins de direitos autorais. O logotipo foi feito para representar o trabalho da Comunidade e, em 2008, a Comunidade o adotou como o logotipo oficial para Meta-Wiki.

Depois o logotipo comunitário foi adotado como o logotipo da Meta oficial, foi para os lista de Wikimedia logos setembro de 2008. Em abril de 2009, o Conselho de curadores adicionado em adopted a resolution dirigir equipe WMF "para registrar e proteger as marcas de Wikimedia", que até então incluía o logotipo comunitário. Nos termos da presente resolução, WMF começou a arquivar registros de marca para o logotipo da Comunidade no ano passado como parte de seu trabalho em andamento para proteger nossas 20+ marcas comerciais.

Considerações

Se nós não registrarmos o logotipo comunitário, outra pessoa pode tentar registrá-lo em uma jurisdição sem direitos de marca do direito comum e depois restringir o uso da Comunidade do logotipo. Isto é particularmente relevante quando o designer de logotipo, como aqui, lançado o logotipo para o domínio público (ou seja, quando a proteção de direitos autorais não está disponível). De fato, recentemente tivemos um problema com uma empresa que tinha registrado um globo de quebra-cabeça em China (depois Wikipédia adotou o globo de quebra-cabeça como seu logotipo), impedindo a Wikimedia de proteger e potencialmente usando o logotipo da Wikipédia lá. Tivemos que gastar recursos significativos para persuadir a empresa concordar com a nossa utilização do logotipo. Felizmente, esta empresa concordou em cooperar, mas outros podem não ser tão complacente. Soltando o registro de marca do logotipo da Comunidade, portanto, pode comprometer a capacidade da Comunidade para continuar a usá-lo.

O registro de marca mais não muda o status de domínio público do logotipo comunitário sob a lei de direitos autorais. Proteção de direitos autorais e marcas têm finalidades muito diferentes. Copyright impede que um projeto particular sendo reutilizado, enquanto a marca protege a conexão entre um logotipo e o trabalho que ele representa. Então enquanto o logotipo comunitário era released into the public domain by WarX para fins de direitos autorais, o logotipo foi concebido para representar o trabalho da Comunidade. Por esse motivo, o registro de marca faz sentido para proteger a utilização do logotipo da Comunidade para a finalidade prevista.

Marca colectiva de associação

Ao longo dos últimos meses, a equipe jurídica tem trabalhado em uma solução para permitir que membros da Comunidade maximizar seu uso das marcas de Wikimedia. Nós estamos olhando para estabelecer o logotipo comunitário como uma marca de filiação colectiva. Isso permitiria que os membros da Comunidade usar a marca livremente para mostrar sua conexão ao movimento Wikimedia, ao ainda proteger a marca contra o abuso de terceiros partidos.

Uma marca de filiação colectiva pode ser usada para indicar a associação em uma associação - no nosso caso, seria o movimento Wikimedia. Ao contrário com uma marca regular, o titular não precisa emitir licenças de marca para os indivíduos que querem usar um logotipo. Em vez disso, o titular da marca simplesmente precisa identificá-las como membros. Então isso poderia permitir que membros da comunidade Wikimedia usar o logotipo da Comunidade para identificar-se como membros do nosso movimento. Mas nós ainda seriamos capazes de impor a marca contra membros da Comunidade que abusarem do logotipo. A marca de adesão colectiva é uma categoria muito incomum de marcas que é usada por organizações como o Rotary International e Toastmasters. Nossa esperança é que este modelo pode emprestar-se a nossa situação única e promover uma utilização flexível por membros da Comunidade.

Também estamos no meio de re-drafting our trademark policy para incluir disposições mais permissivas que permitem o uso mais livre de outras marcas da Wikimedia, incluindo o uso gratuito do logotipo comunitário pela Comunidade para favorecer a missão da Wikimedia.

Conclusão

Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para mais uma vez, reconhecer que gostaríamos de nos comunicar melhor sobre o registo inicial do logotipo da Comunidade. Dito isto, nós ainda acreditamos que registrar este logotipo como marca comunitária é a decisão certa para a Comunidade. Vamos seguir a direção clara de toda a Comunidade e a diretoria, e estamos dispostos a renunciar ao registo, bem como a proteção do logotipo. No nosso julgamento profissional, no entanto, não é recomendável abandonar o registro de marca para os motivos acima expostos.

Obrigado por seu tempo e consideração,

A equipe jurídica da WMF

Contra-argumento (não apoiado pela equipe jurídica)

Veja Recuperando o logo para mais informações.

Acreditamos que o registro do logotipo como marca contradiz as razões por trás de sua criação e é contrária a maneira tem sido usado e modificado no passado. Tendo testemunhado a complexidade e a extensão do processo de autorização de marca, estamos bastante certeza de que o simples fato do logo ser uma marca terá um impacto negativo sobre a capacidade da Comunidade e a liberdade de usá-lo.

Compreendemos a importância de titulares de direitos de marca para os logotipos dos projetos para evitar atividades prejudiciais que possam prejudicar a sua reputação. No que se refere o logotipo da Comunidade, no entanto, sentimos que a Wikimedia Foundation, nem qualquer outra organização que faz parte do movimento Wikimedia deveria realizar direitos de marca registrada para ele. Cada membro da Comunidade deve ter irrestrita liberdade para usá-lo para qualquer finalidade, como foi o caso durante muitos anos.

Também acreditamos que história especial do logotipo e a capacidade irrestrita para usar e modificá-lo para seus próprios fins tornaram parte inerente da identidade compartilhada da Comunidade da Wikimedia. Sugestão da Fundação que — devido a seu registro do logotipo como marca comunitária — devemos criar um novo modo que poderia ser usado sem sua autorização ou aprovação prévia é, em nosso sentimento, prova de ignorância e falta de respeito pela sua história e papel.

Entendemos que o registro do logo como uma marca não é um serviço para a comunidade, apesar da boa-fé. Se a comunidade precisava de um logo de marca registrada, ela teria pedido para um ser criado, por outro lado, se a Fundação quisesse oferecer um, eles teriam criado por conta própria ao invés de registrar o logo existente.

Notas

  1. o período apresentar uma oposição "começou" em 21 de setembro, que rolou para 23 de setembro. Ele continua por 3 meses e termina em 22 de dezembro de 2013. (Por favor, veja: http://www.wipo.int/romarin/ - número de registo internacional de busca: 1152038). Como sempre, a equipe jurídica da WMF não pode fornecer aconselhamento jurídico para outras partes em uma ação legal, então aqueles que estavam planejando apresentar esta oposição podem querer consultar novamente com seus conselhos.

Perguntas para a comunidade