DVD da Wikipédia em Alemão/Edição impressa - dezembro de 2005

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Traduções: | Inglês | Francês | Português

Atenção. Este artigo foi bastante inspirado no artigo em inglês http://en.wikipedia.org/wiki/German_Wikipedia (com algum texto removido, algum texto alterado e alguns títulos mudados). A página em inglês foi traduzida para outras línguas, e é provável que seja em grande parte a tradução da página alemã. Portanto, antes de traduzir esta página, procure verificar se você já pode aproveitar material de http://en.wikipedia.org/wiki/German_Wikipedia.

A mais recente edição da Wikipédia em alemão editada pela Directmedia foi publicada em dezembro de 2005. Um livro de 139 páginas, o qual procura explicar o que é a Wikipédia, sua história e políticas, acompanhou um DVD de 7,5 GB de conteúdo composto por 300 000 artigos e 100 000 imagens. O conjunto livro + DVD é vendido por €$9,90 e ambos estão disponíveis para download gratuito.

Tamanho e abrangência da Wikipédia em alemão[edit]

A Wikipédia em alemão (http://de.wikipedia.org) foi iniciada em maio de 2001. Por volta de novembro de 2005, esta edição da Wikipédia possuía mais de 322 000 artigos, sendo considerada a segunda maior edição da Wikipédia (em número de artigos), atrás apenas da edição anglófona. 97% dos artigos possuíam mais de 200 caracteres, 84% mais de 512 bytes, 36% mais de 2kB e o tamanho médio dos artigos era de 3100 bytes. Todos estes números eram os maiores, em cada uma das categorias, entre todas as maiores edições da Wikipédia.

Comparado à Wikipédia anglófona, a versão em alemão tende a ser mais seletiva em sua cobertura de temas, freqüentemente rejeitando pequenos esboços, artigos sobre personagens fictícios e materiais similares.

A edição de janeiro de 2005 do Google Zeitgeist anunciou que "Wikipedia" foi o 8º termo mais procurado na versão alemã do Google, estando apenas atrás das procuras por "Terremoto no Oceano Índico de 2004", "George Bush", "Mozilla Firefox", "Schnappi", "Rudolph Moshammer", "Saturno" e "Angelina Jolie". Em fevereiro de 2005 a expressão "Wikipedia" atingiu o terceiro lugar, apenas atrás de "Firefox" e "Dia dos namorados". Em junho do mesmo ano, a Wikipédia chegou a atingir efetivamente o primeiro lugar.

Publicação externa à internet[edit]

Edição em CD de novembro de 2004[edit]

Em novembro de 2004, a instituição Directmedia Publishing GmbH começou a distribuir um CD-ROM contendo uma cópia da Wikipédia em alemão (ver [1]). Algo em torno de 40 000 discos foram enviados para clientes registrados da Directmedia. O preço era de 3 Euros por CD.

A interface e o software de pesquisa usados para o projeto, chamados genericamente de Digibib, foi desenvolvido pela Directmedia Publishing visando publicações anteriores, rodando no Microsoft Windows e no MacOS X (e, atualmente, também no Linux) - alguns screenshots estão disponíveis em [2] e [3]. Os artigos da Wikipédia tiveram de ser convertidos para o formato XML, usado pelo Digibib.

Para produzir o CD, um dump da Wikipédia foi copiado para um servidor separado, no qual um time de setenta wikipedistas selecionou o material, eliminando artigos sem sentido e óbvias violações de copyright. Artigos questionáveis foram adicionados a uma lista especial, a fim de que viessem a ser revisados em momento adequado. O CD acabado continha 132 000 artigos e 1 200 imagens.

O arquivo .iso foi distribuído via eMule e BitTorrent. Em dezembro, a revista CHIP, especializada em informática, incluiu o CD da Wikipédia no DVD que ela distribuía em cada edição. O material da Wikipédia é publicado sob a licença livre GFDL, enquanto que o software Digibib pode apenas ser copiado se usado para fins não comerciais (embora a versão para Linux seja publicada sob a também livre GPL).

CD/DVD April 2005[edit]

Edição em CD/DVD de abril de 2005[edit]

Uma nova versão do conteúdo da Wikipédia foi publicado pela Directmedia em 6 de abril de 2005. Este pacote consistia em um DVD de 2,7 GB de tamanho e um CD-ROM inicializável (rodando uma versão do Linux com Firefox). O CD-ROM não continua todos os materiais, mas, foi incluído como alternativa para usuários sem leitores de DVD. O DVD usava o Digibib da Directmedia, assim como seu formato dos artigos. Todo o material também poderia ser instalado no HD. Além disso, o DVD continha uma árvore em HTML, assim como os artigos da Wikipédia formatados para uso em w:pt:PDAs (especificamente, os formatos w:en:Mobipocket e w:en:TomeRaider).

Os wikipedistas alemãos desenvolveram um formato para meta-data sobre pessoas (nome, data e local de nascimento, etc) conhecido como Personendaten . O objetivo principal deste sistema era o de ajudar na pesquisa de características diversas no DVD. Personendaten (os "dados pessoais) foram adicionados a algo em torno de 35 000 artigos biográficos à versão oficial da Wikipédia (online), atividade parcialmente ajudada por uma ferramenta semi-automática.

O processo de seleção de artigos foi similar ao do CD descrito acima e ocorreu em um servidor MediaWiki separado. O processo levou por volta de uma semana e envolveu 33 wikipedistas, comunicando-se via IRC. Para prevenir duplicação de trabalhos, os editores protegiam cada artigo que eles revisavam (e os links para artigos protegidos apareciam em verde). Listas de artigos provavelmente vandalizados ou sujeitos a spamm foram produzidas previamente através de queries SQL. Artigos inaceitáveis eram simplesmente eliminados. Enquanto os artigos em XML para a edição anterior foram produzidos a partir do HTML, desta vez um script foi usado para converter a marcação Wiki diretamente para o formato Digibib. O DVD acabado continha algo ao redor de 205 000 artigos, tendo cada artigo um link para a lista de contribuidores relacionada.

A Directmedia vendeu 30 000 DVDs pelo preço de 9,90 Euros cada. Este preço incluía 16% de taxas e uma doação de 1 Euro à Wikimedia Deutschland (capítulo local da Wikimedia Foundation na Alemanha). Os custos de produção eram algo em torno de 2 Euros. A imagem do DVD também pode ser baixada gratuitamente.

Edição em DVD/livro de dezembro de 2005[edit]

A próxima edição da versão da Directmedia da Wikipédia em alemão foi publicada em dezembro de 2005. Um livro de 139 páginas, o qual procura explicar o que é a Wikipédia, sua história e políticas, acompanhou um DVD de 7,5 GB de conteúdo composto por 300 000 artigos e 100 000 imagens. O conjunto livro + DVD é vendido por 9,90 Euros e ambos estão disponíveis para download gratuito.

O processo de seleção de artigos para esta versão foi diferente e não envolveu interferência humana. Uma "lista branca" de Wikipedistas confiáveis foi criada, as edições de todos os artigos nos últimos 10 dias anteriores à sua seleção foram examinados, e a última versão editada por um wikipedista "lista-branca" foi escolhida para ser incluída no DVD. Se não havia nenhuma versão nestas condições, a última versão anterior aos 10 dias foi usada. Artigos previamente nomeados para reciclagem ou eliminação pela comunidade não foram usados.

No meio de novembro de 2005, descobriu-se que um usuário anônimo introduziu centenas de artigos de antigas enciclopédias que foram publicadas nas décadas de 1970 e 80 na Alemanha Oriental. Os artigos estavam relacionados principalmente com filosofia e temas similares. O usuário editava na Wikipédia desde dezembro de 2003.

Foi publicado um comunicado à imprensa e inúmeros wikipedistas passaram a remover as eventuais violações de direitos autorais que foram sendo encontradas. Esta tarefa revelou-se um tanto quanto difícil, visto que as citadas antigas enciclopédias não possuíam versão online e não eram facilmente encontradas em bibliotecas da Alemanha Ocidental, e de que o tal usuário anônimo contribuía utilizando-se de vários endereços IP diferentes. Por este motivo, a versão de DVD da Wikipédia publicada pela Directmedia teve de ser atualizada.

A série Wikipress[edit]

O livro sobre a Wikipédia foi o primeiro de uma série entitulados Wikipress (algo como "Editora Wiki"). Estes livros consistem de uma coleção de artigos da Wikipédia sobre um tópico comum, selecionados e editados pelos assim chamados wikipeditores (que recebem uma compensação financeira da Directmedia). Livros da série Wikipress sobre o Prêmio Nobel da Paz, bicicletas, a Antártica, o sistema solar, etc, estão nos estágios de planejamento. Tais livros também são editados em um servidor separado, localizado em http://www.wikipress.de . Cada livro da série será acompanhado de um "cartão de edição", um cartão postal que os leitores podem enviar a fim de editar o conteúdo dos livros.

Críticas[edit]

Em setembro de 2004, a Wikipédia em alemão foi revisada em oposição à Brockhaus Multimedia e versão alemã da Microsoft Encarta pela w:en:c't, uma respeitada revista de informática. Em uma escala de 0 a 5, Wikipédia "ganhou" com um placar total de 3,4. [4] [http://lsd.newmedia.tiscali-business.com/bb/redirect.lsc?stream=hronline/fs/ctmagazin/041009testclip1.rm&content=content&media=rm Video(RealMedia/Alemão)]

Algumas semanas depois, o semanário w:en:Die Zeit também comparou o conteúdo da Wikipédoa com o de outros trabalhos de referência e constatou que a Wikipédia "apenas tem de compartilhar sua posição de liderança nos campos das ciências naturais." [5].

A primeira versão em DVD recebeu uma crítica negativa por Bjoern Hoffmann em julho de 2005 [6].

Referências externas[edit]

Fonte : w:en:German Wikipedia