Fundraising 2007/Fundraising FAQ - translation/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
  • Quando se iniciou a campanha de angariação de fundos?

A 22 de Outubro de 2007.

  • Quando terminará a campanha de angariação de fundos?

Em 22 de Dezembro de 2007.

  • Como posso ajudar a espalhar a notícia?

Espalhe a notícia como puder! Diga aos seus amigos e família. Use botões e banners no seu blogue. Use o seguinte texto como assinatura nos seus e-mails: As suas doações mantém a Wikipédia! Apoie a Wikimedia Foundation hoje: http://donate.wikimedia.org

  • Como posso doar? (ou seja, de que formas, em que moeda, etc.)

Para doar, por favor visite http://donate.wikimedia.org. Você pode doar usando cartão de crédito (incluindo VISA, Mastercard, Discover ou American Express), PayPal, Moneybookers, depósito directo na nossa conta bancária na Bélgica ou ainda enviando um cheque para a Wikimedia Foundation. Você pode enviar cheques em qualquer moeda e as nossas outras opções de doação também aceitam diversas (mas não todas) as moedas.

  • Para onde envio cheques?

Envie cheques para Wikimedia Foundation, Inc., P.O. Box 919227, Orlando, FL 32891-9227, United States.

  • As minhas doações são dedutíveis nos impostos?

As doações são apenas dedutíveis nos Estados Unidos. Os cidadãos do Canadá também poderão deduzir as suas contribuições em qualquer salário ganho nos Estados Unidos.

  • Se eu fizer uma doação, como recebo o meu recibo para os impostos?

Qualquer pessoa que doe $100 ou mais dólares receberá automaticamente um recibo desde que a sua informação de contacto tenha sido incluída ao fazer a doação. Você pode pedir um recibo para doações de menor valor, enviando um e-mail para donate @ wikimedia.org. Por favor especifique o seu contacto e diga-nos que método usou para doar e o valor da sua doação.

  • E se eu não estiver nos Estados Unidos?

Você pode pedir um recibo; no entanto, as doações são apenas dedutíveis nos Estados Unidos.

  • Se eu vos enviar uma doação de grande valor, recebo alguma coisa em especial?

Sim. Este ano, pessoas que doarem entre 10 000 e 24 999 dólares americanos receberão um telefonema de Jimmy Wales, o fundador da Wikipédia. (Você terá de incluir o seu número de telefone com a sua doação.) Pessoas que doarem 25 000 dólares ou mais terão direito a um jantar com Jimmy.

  • Posso doar-vos dinheiro com um determinado fim -- ou seja, posso dar-vos dinheiro para algo específico, que não possa ser utilizado para outros fins??

As caridades com base nos Estados Unidos -- tais como a Wikimedia Foundation -- têm de honrar restrições pedidas pelos seus doadores. Tal significa que se você restringir o uso da sua doação, nós honraremos esse pedido ou devolveremos a sua doação. Mas antes de decidir se o pretende fazer, por favor considere que doações sem restrições são muito mais úteis para nós. Acompanhando o rápido crescimento dos projectos Wikimedia, necessitamos de doações sem restrições para permitir agilidade.

  • Quanto posso doar?

Você pode doar tanto quanto quiser. Nós temos algumas somas pré-determinadas para si (USD 200, 100, 60 e 40) para mostrar o impacto de cada dólar da sua doação. Tenha em conta que, a não ser que especifique o contrário, as suas doações serão colocadas numa pilha comum e não serão usadas para fins restritos, independentemente da soma doada.

  • Se eu não puder doar, ou não o quiser fazer, que mais posso fazer para ajudar a Wikimedia Foundation?

Existem muitas formas de mostrar o seu apoio e o seu tempo é tão importante quanto a sua contribuição monetária. Você pode ensinar um amigo a editar a Wikipédia. Carregue algumas das suas fotos no Commons usando uma licença livre. Ou partilhe o seu amor submetendo uma foto para o grupo "Why Do You Love Wikipedia" no Flickr.

  • Qual é a meta financeira da campanha de angariação de fundos este ano?

Este ano, não anunciámos uma meta específica. No entanto, divulgaremos quantos fundos foram recolhidos.

  • Porque é que vocês não anunciam uma meta?

Nós tivemos uma discussão interna sobre se anunciaríamos uma meta ou não e foram apresentadas boas justificativas defendendo diversas posições. Finalmente, decidimos não o fazer. Em vez disso, queríamos verificar o número de pessoas que fazem doações, em vez do número de dólares angariados. Isto pareceu-nos mais consistente com o espírito dos projectos.

  • Se vocês não têm uma meta financeira, como medem o sucesso?

Este ano, estamos a tentar algo diferente. Temos orgulho no facto de 96% do orçamento da Wikimedia Foundation ser proveniente de doações individuais, na maioria bastante pequenas (o restante provém de um pequeno número de outras acções, como a venda de live feeds, T-shirts e similares). Isto diz-nos que estamos a servir muitas pessoas diferentes. Este ano, e pela primeira vez, vamos avaliar o sucesso da angariação de fundos não pelo número de dólares doados mas sim pelo número de doadores. Pensamos que isto tem muito a ver com o espírito do projecto e os seus etos colaborativos.

  • O que planeiam fazer com o dinheiro?

Em primeiro lugar, necessitamos do dinheiro para manter os novos projectos online: pagar servidores, uso de banda, espaço de escritório e outras necessidades. Em segundo lugar, queremos dar mais foco no desenvolvimento de programas, em particular em comunidades com pouca representação nos projectos, algumas tendo pouco ou nenhum acesso a recursos educacionais. Por exemplo, no início de Novembro teremos diversas Wikipedia Academies (Academias Wikipédia) na África do Sul, na esperança de aumentar o número de Wikipedistas contribuindo em línguas africanas. Esperamos fazer mais deste tipo de trabalho de proximidade com o público. O nosso orçamento planeado para 2007-2008 é de USD 4,6 milhões. Você pode ler como o dibnheiro será gasto na nossa página de orçamento geral.

  • O que é a Wikipedia Academy?

As Academias são eventos públicos que pretendem incentivar pessoas a escrever para a Wikipédia. São normalmente dedicadas a uma área específica (por exemplo, matemática), ou uma língua específica, normalmente uma pequena ou em risco de desaparecer. Foram iniciadas em 2005 por Frank Schulenburg da Wikipédia germânica.

  • Como é que a Wikipédia ajuda no apoio à diversidade das línguas?

A Wikipédia é uma das escassas fontes de referência disponíveis para línguas como o Maori (uma língua do leste da Polinésia falada na Nova Zelândia), Swahili (uma língua Bantu usada na África sub-sahariana), Alto Sórbio (uma língua eslávica falada na Alemanha Oriental) e basco (falado no norte de Espanha e sudoeste da França).

  • Como é que a Wikipédia ajuda pessoas em países em vias de desenvolvimento?

Programas educacionais em países em vias de desenvolvimento usam o nosso conteúdo de formas fenomenais. O nosso material está disponível em todo o mundo em DVD e livros e instalado em computadores portáteis de baixo custo através do programa One Laptop Per Child.

  • Onde posso encontrar os resultados da última auditoria?

A auditoria de 2007 está em andamento. Esperamos tê-la terminada nos finais de Novembro. Apresentaremos o relatório da auditoria no website da Wikimedia Foundation tão cedo quanto possível.

  • Onde posso encontrar o formulário Form 990?

O mais recente formulário 990 serve para o ano fiscal terminando em 30 de Junho de 2006 e pode ser encontrado aqui. O formulário 990 do último ano fiscal, 2006-2007, será colocado no website da Wikimedia Foundation logo que a auditoria seja finalizada.

  • haverão "doações duplicadas" este ano – se sim, como funcionarão?

Sim. Como sempre, um cabeçalho especial será colocado no topo de cada página de projecto nos dias em que haverá duplicação de uma doação. O cabeçalho será removido no final do dia, logo que a soma pretendida seja igualada.

  • Como está a angariação de fundos sendo promovida junto do público?

Nós estamos a promover a angariação de diversas formas. Em primeiro lugar, estamos a colocar um cabeçalho no topo de cada página, em todos os projectos. Em segundo lugar, estamos a enviar comunicados à imprensa em todo o mundo e Jimmy e Florence darão entrevistas aos mídia. Em terceiro lugar, estamos a pedir aos membros da comunidade para promover a angariação junto dos seus amigos e família, de diversas formas.

  • Onde posso encontrar o vídeo do Jimmy?

Este vídeo está disponível em http://wikimediafoundation.org/donate/2007/psa/.

  • Se tiver cometido um erro na minha doação, o que posso fazer?

Se você doou a quantia errada ou cometeu outro erro, por favor envie um e-mail para donate @ wikimedia.org explicando a situação. Por favor inclua toda a sua informação de contacto e tudo o que se lembrar sobre o processo de doação (quantia, método usado, etc.).

  • O que é o contador no topo do cabeçalho da página?

Esse contador representa o número total de doações feitas durante a angariação. Este ano, contamos e promovemos o número total de doações em vez do número de dólares doados. Pensamos que isto é mais fiel à natureza participativa e voluntária dos projectos.

  • De onde vêm as citações no cabeçalho?

Todas essas citações são frases realmente ditas por usuários dos projectos. Incluímos essas citações no cabeçalho para demonstrar que pessoas reais usam e apreciam estes projectos e para lhes dar a voz dizendo-nos o porquê.

  • Onde se encontra a vossa política de privacidade dos doadores?

Em Donor Privacy Policy.