Fundraising 2011/Kaldari Letter/pt-pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search

A Internet costumava ter estilo.

Nos "velhos tempos" dos 90's, encontrava-se tanta diversidade na Internet que mais parecia uma comunidade de pessoas interessantes do que apenas... televisão glorificada, que é basicamente o que parece agora.

Eu fui um dos voluntários que criaram a Wikipedia. E nós decidimos, há muito tempo, que partilhar informação e educar pessoas é mais importante do que fazer dinheiro. É por isso que a Wikipedia está agora alojada por uma organização sem fins lucrativos, e é também por isto que nunca haverá anúncios na Wikipedia.

Ainda assim é preciso dinheiro para manter os servidores a funcionar e pagar aos colaboradores. Mas em lugar de termos publicidade e investidores a influenciarem o nosso trabalho, nós preferimos, todos os anos, pedir simplesmente aos nossos leitores, para votarem com os seus euros, suportando uma comunidade de pessoas reais que efectivamente representam algo, totalmente diferente, na Internet. Por favor envie o seu donativo de $5, $10 ou o que puder. Tudo será bemvindo.

Após anos a editar a Wikipedia, finalmente passei a programador. E posso garantir-vos que a infraestrutura que suporta a Wikipedia é tão básica quanto possível. Basta comparar com os outros websites do top-5:

  • Google: 1,000,000 servidores, 24,000 funcionários.
  • Facebook: 60,000 servidores, 2,000 funcionários.
  • Microsoft: 220,000 servidores, 90,000 funcionários.
  • Yahoo: 50,000 servidores, 13,900 funcionários.
  • Wikipedia: 370 servidores, 95 funcionários.

E com esta infraestrutura, nós servimos a Wikipedia a 470 milhões de pessoas diferentes, todos os meses: milhares de milhões de visualizações!

E o melhor é o efeito de "alavanca", porque quando a Wikipedia recebe $10, este valor é multiplicado várias vezes. Por exemplo, se esses $10 ajudarem a pagar um programador, que desenvolve uma ferramenta que permite a 1000 voluntários fazerem algo fantástico na Wikipedia, então esses $10 terão sido mais produtivos do que seria possível em qualquer outro website.

O seu donativo vai ajudar-nos a tornar a Wikipedia melhor... e garantir que pelo menos este pedaço da Internet continuará com estilo.

Obrigado,

Ryan Kaldari
Programador Wikipedia