HumaniData

Início | Webinar | Editatona da Divulgação Científica (Unicamp) | Editatona CHTDH (USP) | O Projeto |
HumaniData é um grupo dedicado ao trabalho com dados abertos e ciência aberta no campo das Humanidades, com foco na América Latina.
O Wikidata oferece um repositório estruturado de dados, onde qualquer pessoa pode acessar, editar e compartilhar informações de forma transparente e colaborativa. Isso está profundamente alinhado com os princípios da ciência aberta, que busca democratizar o acesso ao conhecimento e promover a colaboração entre pessoas cientistas, instituições e o público em geral.
A ciência aberta se baseia na ideia de que os dados, os processos e os resultados de pesquisas científicas devem ser acessíveis a todos, sem barreiras.
Tanto no banco de dados Wikidata, quanto no contexto de debate científico global, as vozes e os saberes produzidos na América Latina ainda são negligenciados. As iniciativas colaborativas são uma forma de fortalecer a comunidade científica latino-americana e também dar visibilidade ao trabalho feito por essas pessoas.
Cronograma
[edit]
![]() |
Atividade | Data | Local |
---|---|---|
Webinar Wikidata e Ciência Aberta na América Latina | 13 de maio | Online |
Editatona Catálogo de Teses e Dissertações de História (1942-2000) | 14 de junho | Universidade de São Paulo (USP) |
Editatona da Divulgação Científica | 27 de junho | Universidade de Campinas (Unicamp)+Online |